A primeira conclusão que nós tiramos desta viagem que fizemos desde Venda das Pedras até a Praça XV é que é uma viagem muito longa – viemos de Itaboraí até aqui em duas horas e dez minutos, isso em um dia de um trânsito mais ou menos normal. Então não há saída para este processo, uma vez que a nossa expectativa é a de que o trânsito, com o aumento progressivo do número de carros, fique cada vez mais complicado. A primeira saída para enfrentar esta dificuldade do cotidiano do trabalhador é o metrô.
Mas nós precisamos reconhecer também que a construção de um metrô deste gênero vai levar muito tempo. Precisamos de uma saída mais confortável agora, e isso pode se dar de duas maneiras. Primeiro, tentando quebrar o monopólio desta empresa Rio Ita que pode controlar horários e fazer as coisas de acordo com os seus interesses. Em segundo lugar, fiscalizando, fazendo com que a Agência de Transportes do Rio de Janeiro reproduza o nosso trabalho aqui, na Central e em todos os outros lugares. Que trabalho é esse? Viajar, observar os interesses dos usuários e tentar defender o interesse dos usuários, e não defender o interesse dos proprietários das empresas de ônibus.
Nossa perspectiva é essa: o metrô a longo prazo, mas a curto prazo uma intervenção séria da Agência, não só quebrando o monopólio da empresa mas também fiscalizando o cotidiano.
Tanto as pessoas que vieram conosco da Baixa Fluminense no trem, como as pessoas que vieram hoje de Venda das Pedras até aqui sentem que o tempo do bilhete único é muito curto. Porque se houvesse um pequeno engarrafamento – coisa fácil de acontecer – ele já não poderia utilizar o bilhete único para ir ao seu local de trabalho. Teriam que acrescentar aos R$ 4,40 da passagem o preço da passagem aqui. Fica caro. Achamos que isso é realmente um problema. Eram duas horas, agora, no momento eleitoral o governo passou para duas horas e meia, mas nós achamos que três horas é um tempo razoável. Já existe uma emenda do deputado Luiz Paulo exatamente autorizando este aumento. E , além disso, mesmo com bilhete único, e com três horas, se não houver uma agência fiscalizando, as empresas vão fazer tudo para ter o maior lucro possível, como acontece sempre quando as empresas são monopolistas e sem controle.
Foto: Marcus Veras http://www.flickr.com/photos/gabeira-43/
13 Comments
A solução todos já sabemos. Os ônibus tem linhas que se sobrepõe e não tem uma regularidade de horário. Isso sem contar a falta de manutenção dos veículos, que muitas vezes nem limpos estão.
Será que o próximo Governador vai ter coragem suficiente para enfrentar o que hoje muitos chamam de máfia do transporte?
O que falar das vans e kombis que dominam o transporte ilegal no Rio de Janeiro?
Abraços e boa sorte.
Eu que saí do Rio há 5 meses para morar em Brasília posso dizer, hoje, que o tempo que se perde no trânsito do Rio é inadmissível.
Como eu pude viver em um lugar onde eu fico quase 4 horas por dia no trânsito do trajeto casa-trabalho-casa? E olha que eu morava na Barra da Tijuca e ia de carro! (às vezes, de ônibus. Aí, demorava muito mais).
E antes disso, quando morava em Bangu e ia para a UFRJ de ônibus para ter aula às 7h, tinha que sair de casa com as estrelas!!!!!!!!!!!
[…] This post was mentioned on Twitter by NEILA MARIA TAVARES, Fernando Gabeira. Fernando Gabeira said: A longa viagem até a Praça XV http://bit.ly/aLyZvR […]
Outra possibilidade seria quebrar o também monopólio das Barcas S/A e, finalmente, instituir uma linha que ligue São Gonçalo à Praça XV, não?
Gabeira também seria interessante fazer uma pesquisa na cidade de Seropédica, lá a empresa Real Rio monopoliza o transporte da cidade, é a única empresa que faz transporte para Seropédica-Campo Grande, Seropédica-Central, Seropédica-Itaguaí e Seropédica-Paracambi, fora isso a alternativa é ir de Van para esses locais, não há outra empresa na cidade que faz transporte para esses locais. E no que diz respeito ao itinerário Seropédica-Central a passagem é cara, o intervalo de tempo de saída entre um ônibus e o outro é grande, normalmente os ônibus vem lotados, principalmente quando vem da Central para Seropédica, e às vezes eles não cumprem com o horário de saída. A linha também tem o itinerário Castelo-Seropédica nesse caso o ônibus é expresso (vem pela pista seletiva da Av.Brasil) , o que faz com que diminua um pouco o tempo de viagem, porém, eles agora colocaram esses ônibus para sair em horários que não há necessidade, na parte da tarde. Assim quem pega o ônibus entre Caju até Deodoro na Av.Brasil, na parte da tarde fica sem ônibus para ir pra Seropédica, pois o ônibus segue pela seletiva na Av.Brasil. A alternativa é pegar outro ônibus da empresa ou Itaguaí ou Cabuçu e descer no fiscal e esperar o Seropédica, e quando ele chega já vem lotado. Os passageiros que normalmente usam esse transporte são os trabalhadores que moram em Seropédica e trabalham no Centro, além dos milhares de estudantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro que se encontra na cidade de Seropédica.
É uma vergonha os municipes de Seropédica-RJ a tanto tempo ver esse absurdo Praticado por esse monopólio da empresa real rio e sofrer todos os dias para ida e volta do trabalho como os alunos da UFRRJ, para complicar a empresa não faz mais o percurso completo da viagem obrigando os passageiros a descerem no meio do caminho e a pagarem outra passagem como também a exclusão de várias linhas que atendia outras regiões. cadê as autoridades que deveriam ver esse abuso e cuidar dos interesses da população da baixada. Moradores de Seropédica voces não estão sozinhos vamos cobrar do Prefeito que dizia na sua campanha “MUDA SEROPÉDICA”.
Bilhete único e muitas mentiras.
Se a rua das Laranjeiras que da acesso ao túnel Rebouças na direção da lagoa recebe umas 7 linhas, não é difícil ver 8, 9 ou até mais carros vazios tumultuando e poluíndo, com ponto final no Cosme Velho quando um circular seria suficiente.
Penso que o sistema de circulares é o ideal pelo menos para ZS e Centro. Temos que desestimular o uso de carro na ZS e centro isso é fato. A migração diária das outras regiões nessa direção teria que ter prioridade no uso do carro.
Difícil acreditar que em trechos longos vai haver lógica e boa vontade.
Olá Gabeira,
Li no jornal O Globo uma matéria que me deixou preocupada.
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/06/19/merval-pereira-ex-governador-garotinho-pode-apoiar-candidatura-de-fernando-gabeira-ainda-no-primeiro-turno-916926485.asp
É verdade isso? Apoio do Antony Garotinho? Sou filiada do PV desde os meus 16 anos, sempre votei em você para qualquer cargo que você concorra. Nunca me arrependi do meu voto. Como não confio no jornal O Globo, resolvi perguntar se essa história pode ser verdadeira. Seria uma decepção.
Um abraço,
Valéria Gimenez
Olá meu futuro Governador,
Transporte Público. Duas palavras que dão medo aos fluminenses…
Muita coisa precisa mudar, a começar o Governo se impor mais contra as empresas. Hoje em dia elas fazem o que querem, se você constata algo de errado ou sofre um desrespeito e tenta luta pelos seus direitos denunciando a empresa para o devido órgão, sua denuncia é registrada e nada é feito. Estou cansado de ver Idosos, Deficientes Físicos, estudantes, ou seja, portadores de gratuidades, sendo tratados como lixos, já motoristas usarem o termo “vagabundo” para se dirigir a estas pessoas (mesmo termo que o atual governador usou para se dirigir aos nossos Médicos).
Acho que o governo tem quer impor limites a estas empresas, fazer o serviço de “controle” mesmo; fiscalizar – verificar as condições de operação dos veículos (que muitos não sofrem manutenção necessária e de qualidade) e como o serviço ta sendo prestado, como os usuários estão sendo atendidos.
O governo precisa estudar os pontos falhos de linhas de ônibus, os pontos onde há a necessidade de ter novas linhas ou mais carros nas linhas já existente.
Resumindo O GOVERNO PRECISA SE APROXIMAR DA POPULAÇÂO, não dá pra querer aparecer somente antes das eleições, tem que estar os 1461 dias de governo JUNTO COM A POPULAÇÃO.
Confio em você Gabeira, tem coragem para mudar e mostrar como mudar… E eu quero suas mudanças, o RIO PRECISA DELAS, AGORA É A HORA DE MUDAR!
Um Grande Abraço,
Philippe da Silva Souto.
Isso que o Gabeira está propondo vai exigir muita coragem, pulso e colhões. Só Deus sabe o que se passa por trás desses contratos de concessão de linhas, e quebrar isso vai ser muito complicado. A segunda proposta a respeito da fiscalização…todo mundo sabe que fiscalização e nada é a mesma coisa aqui no Rio…eu sou capaz de apostar que um fiscal não vai sair pra fazer a viajem e depois bater de frente com a empresa que deve ter todos os conchavos possiveis com o governo do estado. Temos que ser mais realistas.
Outra coisa é que o uso de carros deve ser desestimulado. Defendo inclusive pedágio para entrar no centro e restrição para carros com uma pessoa apenas, como é em londres e paris. E de fato, como disse Bernardo, já tem muito onibus na Zona Sul.
Por que as fotos do site nao tem crédito?
A Lei 9610/98, em seu artigo 82, § 1º, diz que “o autor de obra fotográfica tem direito a reproduzi-la, difundi-la e colocá-la à venda (…) e sem prejuízo dos direitos de autor sobre a obra reproduzida (…). A fotografia, quando divulgada, indicará de forma legível o nome do seu autor”.
As fotos do site são de autoria do jornalista Marcus Veras, assessor de imprensa e editor da nossa home-page. No caso de fotos pertencentes a outros jornalistas, só serão publicadas com a devida autorização (que pode ser uma licença Creative Commons) e devidamente creditadas. Obrigado!
Gostaria de saber pq ter um blog? Isso era para ser um veículo de comunicação.
Pelo que vejo está servindo apenas de outdoor online. Vários comentários e ninguém responde. Falha feia de comunicação.