Fernando Gabeira
Vc. se me permite chama-lo assim, é o político mais simpático, doce e querido. Adoro assisti-lo todas as noites na Globo News. A sua fala é coerente, sábia e delicada. Manda seus recados de uma maneira requintada, sem ofender ninguém. Mesmo sendo oponente ao seu lado esquerdista, o amo assim mesmo. Cada um tem a sua visão. Temos uma coisa em comum que muito me agrada. Ambos criamos gatos e os deixamos a vontade em nossos sofás… Quem ama os animais, são pessoas boas e de boa índole. Espero de coração que seja sempre muito feliz transmitindo essa imagem linda e sempre muito jovem.
Um grandissimo abraço e um forte aperto de mãos…
Fernando Gabeira, sou leitora dos seus artigos e uso o seu Diário da Crise como uma das minhas principais fontes de informação. No dia 11/12, às 9:40h você publicou o “Um país fora de foco”. Em certa altura informa: “O GF participou do consórcio mundial para garantir a vacina…poderia vacinar 50% da população, mas preferiu uma cota de 10%. Sempre calculando por baixo…”
Um amigo que prezo muito e para quem encaminhei o artigo , afirmou convicto que trata-se de uma meia verdade…que o GF teria garantido a cota de 20% o dobro…
Poderia reiterar a informação e se possível me dizer a fonte ?
Obrigada e abraços
Vera Azevedo
Fernanda
18.01.2021 at 7:28
Bom dia Gabeira,
Primeiramente te felicito por esse diario da crise.
Gostaria de saber onde encontro seu texto, “cem anos de ilusão”.
Agradeço desde já,
Fernanda, sua xará
Neila Tavares
18.02.2021 at 21:34
Cara Fernanda. O Gabeira não publicou o texto. Se acontecer, te aviso.
Abs
Marcia
02.03.2021 at 23:03
Recebi um WhatsApp, acho que é fake ao mesmo tempo acho perigoso. Gostaria de me manter anônima. Como faço para mandar para você ?
Olá, prezado Fernando Gabeira e equipe. Sou o Gregório, editor de conteúdo da Editora Vista Chinesa e estamos acompanhando com muita preocupação as discussões sobre a regulamentação da Cannabis no Congresso porque temos um livro de artigos científicos sobre a maconha. Estamos oferecendo um exemplar para que o jornalista possa embasar sua opinião em estudos e artigos e possa fazer seus comentários nos meios pelo qual trabalha. Poderíamos enviar um exemplar d’O Livro da Maconha para vocês?
O que eu penso é que quando o Bolsonaro diz que não terá Renda Brasil até 2022, é porque ele vai lançar o programa exatamente em 2022, de forma a surfar um belo aumento na sua popularidade na época certa do ponto de vista eleitoral.
Caro Gabeira,
Aqui em casa todos nós somos seus fãs! Um jornalista inteligente, didático, crítico, com acidez na medida certa!
Porém, seus gatinhos roubaram a cena, e diante deles você virou coadjuvante. Sua participação ao vivo não tem a menor importância quando as poltronas estão vazias. Brincadeiras à parte, mande fotos dos gatinhos para nós!
Um grande abraço, se cuide, amigo!
Neila Tavares
12.04.2021 at 13:12
Caro Paulo.
Você tem razão, eles são adoráveis.
Vamos mandar fotos.
Abs
Caro Gabeira, apesar de diferenças ideologicas sou seu fã pela sua capacidade de analise isenta e do seu senso de humor sagaz, característica encontrada apenas em pessoas com um grau de inteligencia superior. Bem, usei esse preambulo para abrir o caminho para o meu comentário. Hoje no jornal das 18 da globonews, vc fez um cometario a respeito das escolhas de PG para financiar o renda brasil q achei um tanto quanto equivocada, equivoco q acho q a maioria faz. O problema dele olhar para baixo e não para cima reside no fato q a questão na verdade não é como pagar o renda brasil e sim como fazer ele caber no teto. Portanto, a despeito do fato q haveria varias outras fontes mais justas para financia-lo, como grandes fortunas, lucros e dividendos, heranças e etc, isso no resolveria o problema central q só poderia ser resolvido com a redução de outros gastos. Dessa forma, faria sentido, dado q n8nguem quer mexer co as vacas sagradas trocar programas sociais ineficientes, como o abono salarial, pelo renda brasil. Na acadêmia existem estudos interessantes q compatibilizam um programa de renda minima com o teto dos gastos. Aqui o problema do PG é de soberba de nao aceitar sugestões de fora do seus asceclas, mas ai é outro problema. O ponto aqui q é q ele nao pode olhar para cima porque a unica coisa q se ve é o teto, dai ele, infelizmente, ter q olhar para baixo.
Segue anexada denuncia entregue ao Conselho Nacional do Ministério Público, International Criminal Court e ao Alto Comissariado para os Direitos Humanos das nações unidas sobre a arapongagem cometida pelo governo Jair Bolsonaro, por intermédio da Agência Brasileira de Inteligência contra opositores da sociedade Civil.
Dada a gravidade dos fatos, peço ampla divulgação, meio aos escombros de uma democracia moribunda.
Sou advogada e professora de Direito Internacional da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no campus de Santana do Livramento, na chamada fronteira seca com a cidade de Rivera/Uruguai. Coordeno um Projeto de Extensão, intitulado “Ciclo de Palestras de Temas Atuais de Direito Internacional” em que a proposta é trazer profissionais com experiência na área internacional, autoridades, professores, diplomatas, funcionários de Organizações Internacionais, entre outros, para ministrarem uma palestra ou Live, de forma a tornar o tema mais dinâmico para os discentes. O período atípico em que estamos passando no Brasil, além de vários problemas, envolve a seríssima questão ambiental. Por este motivo, acredito que seja de extrema relevância os discentes tanto da UNIPAMPA, como de outras universidades terem o privilégio de escutar (pode ser brevemente) um profissional e pessoa pública no Brasil dotado de tanto saber, sensatez, e ao mesmo tempo simplicidade. Encontro-me muito preocupada com a realidade de nosso país e vejo uma escassez de pessoas com sabedoria.
Seria uma grande honra, caso eu pudesse contar com uma participação sua no Projeto de Extensão que coordeno, trabalho com os discentes do Direito e das Relações Internacionais.
Desculpe o incômodo.
Agradeço-lhe pela atenção.
Profa. Carmela Marcuzzo do Canto Cavalheiro.
Sou assinante desde meio de comunicação há muitos anos!
Cabeira, põe um tapa burros nestes políticos “Bolsominios” que não são de utilidade pública e não falam a verdade.
Vamos contribuir e fazer a nossa parte contra estes facistas ignorantes.
Não é calar, apenas tirar eles fora do ar.
*Não deixem eles passarem mentiras aos repetitivas! Aí é demais 😁…acho que a CPI tem um alvo. Que descobrir os culpados pelas mortes de mais de quinhentas mil mortes por negligência desde desgoverno.
Tenho acompanhado as recentes falas do Gabeira sobre os incêndios florestais no Pantanal. Concordo com as criticas ao governo federal, a falta de planejamento e ação preventiva, falta de estruturação do ICMBio para o combate ao fogo….
Só acho que ele precisa falar e ai enaltecer o empenho dos brigadistas, dos servidores públicos que não tem nada a ver com a falta de prioridade do governo para a questão ambiental. Digo isso pois eles são uns verdadeiros guerreiros e se dedicam com muito amor, sem estrutura nenhuma. Importante separar esses servidores das criticas ao governo.
Adoro sua atuação na GloboNews!! Assisto você sempre que posso!!
Tenho sentido falta dos gatos nas poltronas atrás de você na sua sala…onde estão?
Muitos abraços! Fique a salvo!
Ana Castrucci
Caro Sr. Fernando Gabeira, boa noite.
Eu sou pesquisador do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia, Labô, da Fundação São Paulo, PUC-São Paulo. Somos uma instituição independente dirigida pelo filósofo Luiz Felipe Pondé.
O Labô tem como núcleo, os grupos de pesquisa e eu coordeno o Grupo de Pesquisa em Comportamento Político. Quero convidá-lo para uma aula livre sobre este tema especialmente em virtude das eleições que se aproximam. Procuramos compreender como os eleitores tomam as suas decisões; o voto por ódio, o ressentimento e o despeito como motivadores das escolhas, bem como o panorama geral de polarização nas redes sociais. Se for de seu interesse, proximamente pensaremos em datas.
Obrigado.
Att. Prof. Dr. Fernando Amed
Prezado Gabeira
As últimas l atitudes dos responsáveis
pelo ministério do m ambiente podem ser consideradas catastróficas. Não existe mais proteção para áreas de mangue e restingas, inclusive margens de rios.
Tenho residência no município de TRAIRI CE responsável sozinho por 50% de toda a área desmatada no CE. já apelei ao MP
SEMACE e imprensa local. Ninguém levanta um dedo. As imobiliárias partem para desmatar áreas antes preservadas como abutres predadores. tenho farto material em vídeo e foto. Além de documentação dirigidas as autoridades
Acompaho sua trajetória de jornalista
escritor e sei que vc teria respaldo suficiente para defender essa causa.
SDS
Tenho uma sugestão para o governo:
Ao invés deles ficarem tentando fazer covardia com os aposentados e agora quererem dar calote nas pessoas que ganharam suas ações na justiça para conseguirem pagar o bolsa cidadã, cuja finalidade é “comprar” votos para o governo, porque eles não agem como os italianos e acabam com 1/3 desses políticos e suas enormes equipes?
O país só teria a ganhar pois teríamos menos corruptos e incompetentes, a PF teria seu trabalho reduzido e os que ficarem seriam mais que suficientes para continuar fazendo o estrago histórico que promovem neste país.
Penso que vocês como formadores de opinião deveriam divulgar essa ideia.
Grato.
Costume assistir teus comentários na Globo. Como não tenho condições de faze3r a pesquisa que vou te propor, acredito que você possa fazer.
O assunto é o seguinte, abreviando: será que a tal transposição do Rio São Francisco não é a causa de grandes enchentes ou secas fora do comum em diversos estados brasileiros.
Abraço
Heitor de Moraes, escritor, 78 anos e morador em Balneário Camború, SC moraesho@terra.com.br
E isso Gabeira. Investir em saneamento básico causa alguns efeitos ingteressantes:
1 – Preserva meio ambiente.
2 – Cria empregos imediatos e diretos na obras.
3 – Cria empregos pós obras – operação de centrais.
4 – Reduz drasticamente problemas endêmicos – saúde do pobre.
5 – Cria empregos na indústria e logística. Afinal, tubos e válvulas tem que ser fabricados – e despachados.
E o melhor.
a)Dignidade. Não há nada mais indigno do que a falta de agua e esgoto. E lixo a céu aberto. O termômetro disso é a afirmação do presidente “Quando eles veem a agua parece que ganharam na loteria”
b) igualdade. Tratar os outros como seres humanos…isso é igualdade.
Este não deveria ser programa de governo. Deveria de ser de Estado. Deveria seer um compromisso perene e com ranço de accontability para o executivo. Não cumpriu a meta tá fora. Em todos os níveis.
Me disseram que na torneira de Paraty sai folhinhas. Não tem agua tratada. Patrimônio da humanidade….
Pergunto ao Gabeira , qual o Valor do Cachê para Falar sobre Sustentabilidade em Outubro de 2021 , no Rio .
Grato , Sou , Carlos Eduardo Thompson
AUTOMOBILISMO E SUSTENTABILIDADE
Jockey Club do Brasil , 10 – 20 Outubro de 2021
Rio de Janeiro
Exposição de Carros de Corrida
Arte
Debates com Pilotos
Entretenimento
Curadoria : Carlos Eduardo Thompson
CEO Team X44. Artistic Director. Race Driver. Visual Artist. Designer. Director Artistic for Fashion. Movie Designer. Poet. Dancer. Writer. Archaeologist Member of the European Association of Archeologists and the Russian Geographical Society. Lead Engineer of the Lewis Carl Davidson Hamilton. Lead Engineer of F1. 6 x Champion of the World | Mercedes-Benz AMG Petronas Team
Prezado e querido Fernando Gabeira e equipe.
Assisto todas as suas reportagens.
Sei o quando se preocupa com nosso Brasil
pois sempre fez muitas reportagens importantes
especialmente em Teresópolis desde 2011.
Gostaria de pedir um favor muito importante
neste momento difícil que estamos vivendo
e que os governantes escondem tudo.
Sei que não deve estar viajando
em razão da pandemia mas mesmo
assim gostaria que me ajudasse.
Pode fazer uma matéria sobre
o que vem acontecendo com as
montanhas do DEDO DE DEUS
E VERRUGA DO FRADE?
Acredito que estão escondendo
algo muito importante e sério.
Novamente o Dedo de Deus
teve um deslizamento maior
mês passado e até o momento
não vi nenhum geólogo falar
sobre o ocorrido, apenas vídeos
de pessoas como eu registrando
e colocando nos sites.
Estou muito preocupada, pois não quero passar
por uma nova tragédia como de 2011.
Por favor se não puder fazer a matéria
poderia repassar para alguém que tenha
o mesmo nível de credibilidade igual a você?
Desde já agradeço pela atenção
e envio um abraço apertado
como muita admiração.
Aguardo resposta breve.
Obrigada.
PS- Sou fotografa e no começo de 2019
registrei uma cena de um deslizamento
na VERRUGA DO FRADE, entrei em contato
com a prefeitura e tive uma resposta absurda
de uma pessoa direta ao prefeito que disse:
Você já falou com alguém sobre o assunto?
respondi que não e pessoa terminou
dizendo.. “Não fale com ninguém e não se preocupe”
Um absurdo.
Boa tarde.
Inspirado, inteligente e sensível o texto sobre as tubaínas no Distrito Federal. Bom saber que alguém está atento.
Mais do mesmo. O diferente que se revela igual.
Vamos seguindo assim, conchavos lá, e no restante do Brasil, oportunidades sendo perdidas. A riqueza natural, grande trunfo do país, sendo devastada pouco a pouco, com o apoio, ora vejam, do Ministro do Meio Ambiente.
O governo que acabou com a Lava Jato, com a corrupção. Mais um pouco e talvez consiga acabar também com a Natureza.
Boa noite, Gabeira.
Me dirijo a vc devido à sua sensatez e à admiração desenvolvida ao longo dos anos.
Vejo hoje na mídia – salvo engano no Antagonista – que o STF perguntado sobre a agressão do Presidente da República à China, teria dito que o Presidente seria apenas um “Tigre de Papel”.
Ora, a atitude desse felino inofensivo agrava as relações com o Governo Chinês que, segundo a imprensa, pode dificultar a remessa de insumos para as vacinas tão necessárias. Logo, a atitude do bufão está causando mortes.
E o STF se limita a esse comentário? O que os presidentes do Legislativo dizem? E a PGR?
Gostaria de ouvi-lo a respeito.
. Em 05/05/2021.
O Brasil não é uma ilha – Fernando Gabeira – OESP-16/10/20
Esse comunista está com saudades de terrorista, claro que está torcendo para o partido socialista democrata americano (com Obama, Lintons & cia) voltar ao poder, e salvar a China comunista, que fabricou e espalhou o vírus pelo mundo, apenas mais um ato terrorista comunista. Inutilidades políticos, igual ao senhor seu Gabeira, o Brasil ainda está cheio, Bolsonaro sozinho e em apenas 4 anos não tem como acabar, ainda que faça algum esforço atrapalhado pela sua incompetêrncia, família corrupta etc. etc., mas o próprio povo brasileiro (e também americano) estão se encarregando de acabar com o comunismo no mundo.
Ariovaldo Batista
av sen vergueiro 2685 – r.ramos s.b.do campo sp
43652320 – ariooba06@hotmail.com
RG 2644533
Neste mês de fevereiro vc Fernando Gabeira festejou seus oitenta anos. Lendo sua biografia parecia um lutador de vanguarda contra a ditadura militar no Brasil. Sinceramente eu não sei se devo parabenizar vc ou atacar vc. Antes de tudo, uma luta armada contra uma ditadura não ataca os inocentes como o embaixador alemão. Quem deveriam ser atacados são os militares torturadores que vcs sofreram o calvário com eles. Bref o embaixador foi sequestrado e graça a esse ato consegui vc e os 39 guerreiros fugir para Argélia. Acredita em mim, conheci pessoas na Argélia de alto escalão que fizerem o impossível para que vocês se aterrisassem em Argel. Nenhum país no mundo aceitou o asilo de vocês. Nem a França para quem vocês sempre lambem as botas dela queriam vocês. O que me espanta meu querido lutador Gabeira que durante todas as suas entrevistas vc nunca mencionou o país Argelia que te acolheu como um grande resistante e não como simples refugiado. Os Heróis falecidos Miguel Arraes e seu neto Eduardo Campos, eram testemunhas da sua proteção pelas auroridades argelinas, bem como do seu bem estar na capital. Se não for Argélia, hoje vc estaria enterrado numa fossa comum onde ninguém sabia a localização. Além disso meu querido Gabeira quando vc queria ir para Suécia eu conheci pessoalmente o falecido argelino que negociou sua transferência para Suécia porque aquele país não queria vc de jeito nenhum. Para eles vc era considerado como terrorista e não resistente.
dia de seu aniversario de oitenta anos, os jornalistas colegas da Globo News nao pararam de elogiar vc meu carrissimo Gabeira. Esses jornalistas da Glóbo News que na maioria não conheciam o sofrimento do povo brasileiro durante uma ditadura. Para mim e me desculpa da expressão são jornalistas papagaio. Por que estou dizendo isso? Porque eles só repetem o que está escrito nos sites americanos ou noticiado nos canais americanos. Esses jornalistas que são maioria mulheres e não tenho nada contra as mulheres nessa profissão mas acho que eles se formaram na escola de jornalismo do imperialismo americano. Tanto na posse de Trump como na posse de Bolsonaro, a Globo News fez uma super cobertura sobre os eventos. Nenhum desses jornalistas papagaio ousou na época dizer a verdade que esses presidentes são um perigo para humanidade. A única jornalista que sou fã dela e muito corajosa é Candice Carvalho Feio. Essa jornalista sempre está no front fazendo coberturas extraordinárias. Ela nunca apresenta seus comentários mostrando uma biblioteca atrás dela. É uma autêntica jornalista que vai atrás das notícias mesmo no campo perigoso. Eu termino meu relato sem esquecer de mencionar uma coisa. Os Estados Unidos tem duas embaixadas no Brasil. Por que estou dizendo isso? Porque tem a embaixada oficial em Brasília e a CNN Brasil que dão 24 horas de destaque a política imperialista americana.
Olá Gabeira, preciso de você para fazer parte do meu TCC. Vou me graduar em Serviço Social e sem sua contribuição ele ficará incompleto. Meu tema será: Prostituição é trabalho? E como você até onde eu sei foi o único a tentar regulamentar prostituição como profissão pode me ajudar muiiito. Me chamo Selma Rocha tenho 58 anos.
Valeuuuu!!!!
Olá Gabeira, gosto muito dos seus comentários sensatos e coerentes, mas o meu contato tem um outro motivo. Por favor me responda como vc consegue três poltronas e sofás inteiros além de objetos decorativos nas pratoleiras tendo três gatos?
Que mágica que vc usa?
Um abraço!
“Em breve, essa máscara de profunda religiosidade vai cair para mostrar a verdadeira face do oportunismo político”.
Já dizia São Paulo sobre falsos pastores e falsos cristãos:
“Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem” (2 Coríntios 11:13-15)
Não é de se admirar que gente tão inescrupulosa e desonesta vista máscara de cristão para ganhar votos e conquistar o poder.
Leio diariamente seu blog e acompanho seus comentários na GloboNews.
SOCORRO !!!!!
A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer.
Rui Barbosa
SEM TER ONDE RECORRER, CRIEI UM CANAL NO YOUTUBE PARA EXPOR OS GRAVÍSSIMOS ABUSOS DE AUTORIDADE QUE ESTOU SENDO VÍTIMA E CONSEGUIR AJUDA. POR FAVOR ME AJUDEM, DIVULGUEM E COMPARTILHEM O VÍDEO
GABEIRA
Voce não acha que esta nomeações do BOLSONARO de militares para o seu governo, seja
uma forma de Bolsonaro se fingar dos Comandantes que o expulsaram do exercito, provando para eles que quem manda agora é ele, os humilhando em publico como ele fez com PASSUELO.
A análise dos jornalistas está errada. Só estão falando do majoritário. O majoritário não pode pedir voto útil, pois tem que tentar fazer a maior quantidade de vereadores possível. Não se pode abandonar os vereadores puxadores de votos que existe em alguns partidos.🤷♂️🤷♂️🤷♂️
Gabeira como vc se presta a seguir uma linha editorial, claramente distorcida do contexto e da realidade . Numa palavra só :decepção.
Falo sobre a análise das eleições colocando ou querendo colocar a imagem do presidente A eventos de derrota, incluindo até a lá eleições americanas. É triste ver a verdadeira cara e intenções da Família Marinho. Deve ter muita água debaixo dessa ponte
Boa noite, prezadíssimo Gabeira,
O candidato a Vereador de Bolsonaro em Queimados RJ é o Luiz Costa, que recebeu 149 votos (0,52%) e é o 52º da lista, caso eu não tenha errado na contagem.
Parabéns por seus excelentes artigos e crônicas. O Brasil precisa muito de você.
Que você dure uma eternidade.
Abração
Sebastiao Carvalho Rodrigues
RJ
Prezado Gabeira, meu nome é Antonio e, apesar de você não me conhecer, sou um grande admirador do seu trabalho e pensamento. Eu mal havia entrado na adolescência quando você retornou do exílio, houve aquela legendária cena na praia e meus pais – mineiros e muito conservadores – fizeram pouco caso de você. Alguns anos depois, meu título de eleitor ainda com cheiro de tinta, você foi candidato a Presidente da República. Seu horário político era muito limitado e as mensagens, bem curtas. Sempre terminavam com um locutor dizendo em off “Ga-bei-ra-pre-si-den-te-do-bra-sil”. Era tudo um pouco exótico, e aquela estória de Partido Verde simplesmente não me convencia. Pois bem. Os anos se passaram, você foi eleito para o Congresso Nacional, eu decidi ir embora do Brasil (acho que nem preciso explicar o porquê) e, tendo vivido nos EUA por cerca 21 anos, continuo totalmente descrente porém hipnotizado pelos acontecimentos no país. Dizem que você tira a pessoa do Brasil mas não tira o Brasil de dentro dela. Pois é. De muitos anos pra cá, talvez desde o início do Mensalão em 2006, aprendi a ler o seu blog com absoluta religiosidade. Estou escrevendo tudo isso como preâmbulo para dizer duas coisas: 1) admiro MUITO a sua visão do país e para ele. Arrisco dizer que, hoje em dia, poucos brasileiros de destaque possuem sequer uma fração da sua sobriedade, lucidez e sofisticação. 2) infelizmente não vejo a menor esperança de que o Brasil possa, um dia, dar certo. Mas lamento MUITO não havê-lo conhecido naquela época circa 1985 e ouvido em maior detalhe o que você tinha a dizer. Me dá tristeza lembrar que tanta gente prestava atenção no Brizola mas não em você. Quero deixar-lhe um abraço afetuoso, desejando-lhe saúde e vida longa, para continuar ousando dizer com coerência, inteligência e sensibilidade tudo aquilo que sequer passa pela cabeça pelos ditos “intelectuais” brasileiros. Parabéns, Gabeira — você é o cara!
Sobre Declaração de Mourão que no Brasil não tem racismo.
Prezado Gabeira,
Acompanho você na Globo News. Gosto muito de suas análises.
Como sugestão vai uma percepção pessoal sobre o assunto acima.
Sempre que se comenta esse assunto, o ponto de partida são dados estatísticos que isolando não apontam a realidade. Metade da população é negra. Poderíamos pegar qualquer índice ligado à criminalidade para essa análise,
Como exemplo: Cerca de dois terços da população carcerária é composta por negros, quando em condições normais deveria ser 50%. O comentário que sempre ouvimos de jornalistas, entidades ligadas aos direitos dos negros, etc., é que isso é fruto de racismo “estrutural” nas instituições de segurança. Te asseguro que não.
Se partirmos do fato que entre jovens e adolescentes envolvidos com a criminalidade cerca de 80% são negros, poderíamos afirmar o inverso.
Para ficar bem claro: Moro em um sitio com uma grande população de gansos, metade são gansos brancos e a outra metade sãos gansos escuros. Pelo fato dos brancos serem mais visíveis aos predadores, para se defender tornaram muito mais agressivos, sempre atacam para se defender. Os escuros por seu lado raramente atacam. Consequencia: Se um ganso branco se aproxima de mim, vou ficar de “pé atras”.
Conclusão: Preconceito injustificado existe sim. Racismo “estrutural”, se existe estaria nas instituições que cuidam dos direitos básicos educação, moradia, alimentação. Nessas áreas, desconheço a existência desse racismo.
Até hj não superei vc não ter sido eleito prefeito no Rio…sou policial militar – declarei meu voto abertamente entre meus pares e quase fui crucificado. Vim aqui falar isso pq de novo vou ter que aturar o Dudu. Que privilegiará os interesses escusos e jogará migalhas pra pesoas como eu, que moram no suburbio, no Rio que não está no mapa dos turistas – O Rio deles vai, no maximo, com boa vontade, até o Méier. pavuna e Santa Cruz eles nem devem saber onde fica.
Gabeira, boa noite. Há pouco, na Globo News, jornal das 18, vc comentou que, se Bolsonaro quiser recuperar sua imagem – não me recordo quais foram exatamente seus termos – terá que entender a necessidade de cuidar da pandemia e da vacinação. Eu diria, que ele continuará tratando como até agora: “Vai morrer gente? E daí? Um dia todos nós vamos morrer!” Eu complementaria sua análise:
– Desde quando ele irá entender que o importante não é reconhecer que todos vamos morrer, mas, que salvar vidas é o que importa agora.
Muito engraçado, até que eu lhe tinha algum respeito pelo que voce fala e fez nos últimos anos, mas não me recordo de vc ter comentários semelhantes sobre as faculdades mentais da desequilibrada “presidANTA” Dilma.
Admiro sua postura e seu conhecimento, mas voce parece estar em perfeita sintonia com essa mídia podre e seu jornalismo lixo, preconceituoso, parcial e militante que parece não ter percebido ainda que NÃO HAVERÁ TERCEIRO TURNO.
Além de JAMAIS ter ouvido voces da esquerda caviar criticarem o “molusco nove dedos” por suas inúmeras posturas e ações de um verdadeiro líder corrupto condenado, um machista que grita sobre os “grelos” das mulheres e que parece convenientemente para as feministas ridículas e os socialistas de vitrine, não ter mexido com “Todas” ou com nenhuma, que vende mentiras sobre pobreza na Europa para trazer recursos, e ainda fica zombando dos financiadores, que formou a maior quadrilha de ladrões do dinheiro público já visto o planeta, que tem na mentira seu porto seguro apenas por que os seus adestrados militantes o ovacionam como uma referencia para uma ignorância coletiva e uma farsa de jovens burros que não conseguem fazer uma dissertação que se entenda.
Me desculpe não sou nada e voce tem uma história de militante de esquerda, foi politico, apresentador e certamente é uma figura inteligente e capaz de distinguir a realidade e não seguir a manda de ignorantes funcionais que saem a 30 anos das universidades e dos centros acadêmicos lavados pela farsa Paulo Freire e seus discípulos colocando a educação do País na lama. Torço para pessoas como voce que tem a comprovada capacidade de influenciar outras pessoas a buscarem a verdade sem partidos ou ideologias e o julgamento sincero de quem quer que seja. TODOS sabem que Bolsonaro não é nenhuma sumidade intelectual ou líder ilibado, mas ele é o que sobrou da destruição que as esquerdas socialistas, globalistas, comunistas e outras porcarias nos deixaram em quase 30 anos de cegueira e desigualdade social. Eu tenho certeza que voce é muito melhor do que diz o texto de introdução a esse site. Não possuo absolutamente NENHUM politico ou ideologia de estimação, mas percebo na minha humilde capacidade de entendimento, que o povo brasileiro fez uma opção baseada numa democracia e que mesmo com todos os erros e acertos, esta contente com o que esta se transformando o pais sem corrupção(nada será como antes) sem privilégios(lei Ruanet para quem não precisa), sem roubo do dinheiro publico, sem desvios e maracutaias explicitas e que hoje ao invés de vermos o pais unido para seguir o melhor caminhos para TODPS, vemos uma monte de viuvas da esquerda impedindo e manipulando as notícias e a justiça apenas para que o “barco” a funde por não ter a bandeira vermelha no mastro.
Nada do que coloco acima é pessoal, mas uma crítica a unilateralidade de posicionamento.
Paz e Bem
Olá Gabeira, tudo bem? Olhando o resultado das eleições vemos que a soma do PDT e do PSB daria uma aliança que os colocariam entre os 4 maiores partidos. O cenário para 2022 para mim, seriam 4 grupos, direita, 2 centros e esquerda. Essa aliança PDT-PSB poderia facilmente entrar com a opção centro esquerda, o Doria-DEM com a centro direita; Boulos-Manuela, esquerda, e a direita ficaria com Bolso ou algum filho dele. O PDT-PSB poderiam falar em voto útil na esquerda enquando o Doria-DEM a mesma coisa. No final teríamos um segundo turno com CIRO-FRANÇA e DORIA-ACM. O que você acha? Eu sei, eu sei, muito cedo. Mas hoje acho esse um cenário interessante.
Boa noite, o QR-code acima mencionado para visualização do contato de e-mail está com o link da imagem quebrado, portanto não é possível ‘ler’ pelo celular. Poderia me enviar um email de contato, por favor? Quero encaminhar um documento para o Gabeira. Obrigada!
Olá Gabeira
Sou um admirador de seus sempre pertinentes comentários na GloboNews. Hoje você deu uma informação sobre os testes com a vacina, um questionamento que fiz a diversos médicos, e continuo em dúvida sobre a função do placebo nas pesquisas.Sua análise é precisa em caso de voluntários que foram contaminados.Certamente teríamos uma visão precisa das reações de imunidade entre o grupo que recebeu a vacina e o grupo que recebeu placebo, uma aferição precisa de efeito da vacina. Mas minha pergunta que persiste é a seguinte:
1-dois grupos são selecionados para receberem a vacina e placebo;
2-efeitos colaterais podem ser observados nos que receberam a vacina;
3-efeitos colaterais no grupo placebo decorrem de aspectos psicológicos ou outros não relacionados com a pesquisa.
Então, qual a função do grupo placebo na pesquisa, se não inoculados com o vírus a ser combatido pela vacina em teste?
Já recebi respostas relacionadas a protocolos internacionais de segurança etc,mas continuo a perguntar pela minha ignorância brejeira….
Se um grupo não tem nada e recebe um nada como placebo,qual sua importância na pesquisa?
Grande abraço
Ricardo Rangel
Recife-PE
Peço que ajudem na divulgação da atual situação dos moradores de Itatiaiuçu, atingidos pelo PAEBM (plano de ação e emergência para barragem de mineração) da Arcelor Mittal em 08/02/2019.
A mineradora não aceitou os valores da matriz de danos, que é uma vertente da reparação integral.
Além disso, sugeriu varias modificações na proposta do TAC (termo de acordo complementar), reduzindo ao máximo os direitos dos atingidos.
São quase dois anos de luta, tristeza, adoecimento. A AMB (arcelor mittal do brasil) não quer arcar com os custos dos prejuízos que ela causou a todos os moradores e proprietários da região afetada.
Dê ao povo dessa pequena cidade a chance de voltar a viver com dignidade, exibindo uma matéria sobre o tema e fazendo com que a empresa olhe para os atingidos com empatia, que reconheça que destruiu projetos de vida, sonhos; que acabou com o sossego da cidade; que obrigou as familias a saírem de seus lares, criando problemas irreparaveis para elas; que obrigou as pessoas a pararem de viver e passaram a sobreviver.
Espero sinceramente que possam fazer algo por nós!
Olá Gabeira, escrevo como seu leitor fiel, quase diário. Acho muito apropriado o que você escreve, mas tenho a percepção de que a mídia cai no jogo do Bolsonaro. Suas polêmicas têm como objetivo criar uma cortina de fumaça (desculpe o cliché) para esconder as falcatruas da família. Acho que vocês devem, sim, denunciar as maluquices do presidente – mas colocá-las sob essa perspectiva: ele não é tão maluco assim, ele é bem esperto. Quer mudar o foco para que a opinião pública não se ocupe dos crimes cometidos por ele e seus filhos. Abraço!
Gabeira, me chamo Carlos André, estou atualmente como presidente do Conselho estadual direito humanos de crianças e adolescentes no estado do Rio de janeiro. Após fazer algumas pesquisas vi que no ano de 2004 vc foi até a Paraíba falar sobre os presídios de lá e as experiências com o pavilhão da diversidade homoafetiva e no feminino as oficinas de boneca. Sabe me dizer se ainda existe ou foi algo político? Queria trazer essas duas ideias para o Estado do Rio de janeiro. Quando podemos nos falar pessoalmente?
Eu já fui um grande admirador do Fernando Gabeira, e tive razões para isso. Tinha 15 anos quando ele foi candidato a governador do Rio e fez uma campanha totalmente inovadora – hoje é fácil rir dos abraços na Lagoa, mas na época era realmente algo simbolicamente mobilizador. Foi um negócio empolgante e bonito, ainda mais ele sendo fundador do Partido Verde no Brasil, algo de uma urgência que não se mostrava e hoje é evidente – mas ele estava na frente.
Depois disso votei nele para deputado federal ao menos três vezes (passo pela candidatura a presidente, tratada como nanica embora fosse séria). Eu o vi ser o único do PV na Câmara e ser convidado para as reuniões de líderes de bancada mesmo sendo líder apenas de si mesmo. Não era chamado só por cortesia, mas porque seu pensamento era relevante. Nunca me arrependi deste votos. Vi quando entrou no PT, após o PV ser sequestrado por uma turma que desfigurou o partido, eleger-se junto com Lula.
E então o vi sair do partido depois de levar um chá de cadeira de horas do Zé Dirceu, quando ia protestar contra os rumos do partido e da presidência. Jogo jogado, divergiu, saiu, mantive o respeito por ele. Vi quando ele liderou o movimento para defenestrar o Severino Cavalcanti da presidência da Câmara e aplaudi – quem dera alguém tivesse feito isso com Eduardo Cunha depois. E quando ele se candidatou à prefeitura do Rio, 20 anos depois, aderi a sua campanha entusiasticamente, coisa que raramente faço (mesmo com seu PV aliado do PSDB), doei sangue literalmente por ele, no HemoRio. Ele perdeu para Eduardo Paes na campanha mais suja que eu já vira até então – suplantada com folga pelas atuais.
E então Gabeira disse que estava cansado de ganhar perdendo, e queria ganhar ganhando, e se aliou ao DEM para governador dois anos depois. Ainda votei nele, mas sem condições de fazer campanha. Perdeu do mesmo jeito, para o Sergio Cabral, e sabemos que teria sido melhor se tivesse vencido.
Vi finalmente quando deixou a política e voltou ao jornalismo, e desde então nossas opiniões só se afastaram, com ele aplaudindo a Lava Jato, e escrevendo o prefácio de um livro de Sergio Moro, entre outras coisas. Até que afirmou em 2018, que Bolsonaro era uma ameaça “apenas” à democracia mas que as instituições o segurariam. Disse que era necessário ter uma visão construtiva sobre ele, e ganhou dele um “abraço hetero” à distância. E foi então que eu finalmente percebi que o rancor que ele havia guardado se tornara mais forte que sua capacidade de antecipar o futuro, aquela que o fizera fundar o PV. Considerei que não havia mais como conciliar. Deixei-o de lado e fiquei realmente triste.
Hoje ele escreveu um artigo em que admite ter se enganado quanto a Bolsonaro, que o subestimou. Gostaria de dizer duas coisas a ele, como eleitor anônimo e que o acompanha desde a tanga de croché (a parte do sequestro do embaixador soube depois):
1- É totalmente inadmissível que uma pessoa com a sua trajetória e capacidade intelectual, e mais ainda, com a antevisão que você mostrou ter mais de uma vez, tenha deixado de se opor com todas as forças a tudo o que Bolsonaro representa desde sempre, tendo você convivido na Câmara com ele por décadas – e mesmo sem isso. Repito: totalmente inadmissível.
2- Estamos juntos contra o fascismo, porque não se recusa aliados contra o fascismo.
Mas minha confiança no seu discernimento se perdeu para sempre. E acredite, eu lamento muitíssimo.
Caro Gabeira
Bom dia
Eu publiquei recentemente um livro que retrata com humor o comportamento dos governos radicais de direita.
O título do livro é Síndrome da Burrice Adquirida com um subtítulo Quando os Burros Tomam o Poder.
Por esse e-mail do jornal eu não posso enviar fotos mas o livro pode ser acessado no site da Amazon pesquisando pelo título ou pelo meu nome.
Se você puder ajudar na divulgação eu agradeço muito.
Abraços
Emerson Rios
Um excelente ano novo a todos que cuidam do site. Tenho lido os textos publicados no blog desde abril e eles têm ajudado um bocado a colocar em perspectiva o que temos passado. Obrigado pelo grande trabalho.
Grande abraço.
Prezado Gabeira,
Na sua coluna de hoje, 04/01/2021 você começa chamando Bolsonaro de estadista. Sugiro dar uma olhada no diccionario o significado da palavra estadista. Certamente Bolsonaro não tem os atributos para ser chamado de estadista.
Sds
Gabeira, Gabeira! Tarde te conheci e logo amei. Como são bons seus comentários na GN, são equilibrados, inteligentes e informativos. Parabéns pela assertividade das falas. Muita saúde e longos anos de vida pra você e para mim para que possa ouvi-lo sempre. Obrigado
Excelente artigo. Realista e com uma análise equilibrada do desafiador cenário que estamos atravessando com o presidente Bolsonaro no comando do país. Parabéns pelo primoroso texto. Abraço fraterno. Thales Maciel.
Estimado Gabeira. Sou o professor e pesquisador JONAS ABREU, da Faculdade Anhanguera-RJ. Minha última pesquisa na área de mídia televisiva, está na fase de coleta de dados e considero essencial o seu depoimento sobre tópicos a respeito das decisões sobre identidade ideológica, princípios editoriais ou deliberações mercadológicas das redes de noticias. Gostaria de seu contato institucional ou pessoal para concluirmos as tratativas para uma rápida entrevista (eletrônica, pessoal ou telefônica). Agradeço sua atenção e generosidade nesta solicitação. Caso seja necessário posso enviar meu link Lattes e a proposta temática.
Gabeira,
Sou muito sua fã! Você no GloboNews me passa a sensação de que esse inferno político, que o Brasil está passando, não sairá impune, pois tem pessoas como você, que estão atentos e que expõe soluções.
…a propósito, achei total desrespeitosa a comparação de sua colega…sobre Você nas eleições..derrota e Bolsonaro….achei baixo a comparação, por parte dela.
Olá Gabeira! Acompanho seus comentários na Globo News e admiro muito teu trabalho. Sei que a pergunta pode parecer estranha, mas eu gostaria de saber qual o modelo do teu óculos de grau redondo. Coleciono armações nas mesmas características e sempre fico curioso para saber qual a marca/modelo.
Gabeira, hoje durante a transmissão da posse de Biden na Globo News, aparecia na barra de notícias o comentário do Embaixador do Brasil nos Estados Unidos de que ” Biden teria o “desafio” de entender que o Brasil mudou”.
Não seria o inverso ? Ou seja ,não é Bolsonaro que teria o “desafio” de entender que os Estados Unidos mudaram ?
Venho pedir ao Gabeira que faça alguma coisa pela cidade de Miguel Pereira RJ, pois vem sendo arrancadas árvores centenárias na cidade pela prefeitura.
Prezado Gabeira, parabéns pelo 80.aniversário. Muitas felicidades, saúde e continue assim como você está.
Sou sua admiradora desde os idos de 1969. Também envio parabéns para a foto, de autoria de Leo Aversa , que
o Globo publicou hoje em homenagem ao seu aniversário. Um abraço virtual, Yvonne
Gabeira
O interesse do presidente com o aumento de armas para civis, caçadores, ect nao tem nada a ver com a direito dos mesmos possuirem armas , mas sim ganhar dinheiro via o filho que é representante de fabricante de armas no EUA
Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas. (Machado de Assis, Quincas Borba
Parabéns pelo seu aniversário Fernando Gabeira. Sou uma fã incondicional. Desconheço outra pessoa com tamanha inteligência emocional e experiência de vida. Há também o conhecimento proveniente dos livros. Enfim: um ser inatingível quanto à sabedoria. Apresenta seu desagrado com maestria e de uma forma digna de um gênio. Assisti a seu documentário, na Globo News, bem como o depoimento de seus colegas. Fiquei mais emocionada que você diante da tela de TV. Você respondeu que deve isso à equipe e aos Colegas. Descobri outra característica: respeito ao próximo. Eu o sigo no Instagram e hoje foi o primeiro dia que acessei seu site. O trabalho do Cidadão comum cansa e nem sempre temos tempo. Peço desculpas por isso.
Desejo felicidades hoje e sempre. Seu legado ficará para as próximas gerações!
Le agradeco as cronicas ponderadas e o seu comforto em lidar com temas complexos que resistem a a respostas faceis. Tambem me impressiona a sua tendencia a evitar demonizar os pessoas com as quais discorda – as vezes (mas nem sempre) notando que “que o diabo pode ser diabo mas em certos casos pode ter razao ou, pelos menos, possui um argumento robusto que merece aprofundamneto.” Que o senhor continue dando voz as mensagens de decencia, tolerancia, integridade pessoal, melhoramento pessoal e coletivo, etc.
Com relacao a evolucao do Covid 19, acho util o seguinte link
1. Nota-se e claro uma grande variacao na mortalidade por pais. Com varias hipoteses desde de geograpfia (Ilhas Isoladas), a possivel tendencia a autoinumidade de alguams areas historicamente afeatadas, a grau de comformismo cultural ou politico, etc.
2. Nota-se tambem – na Europa e nas Americas – que com raras excecoes (Finlandia e Dinamarca), mais cedo ou mais tarde, os numeros aceleraam (Alemanha, Austria, , Leste Europeu etc.) e o virus acaba infectanado grade parte da populacao. No Fora as vacinas, me parece que vamos correr atras da Belgica: mudancas de comportantmento (distancia social, uso mascaras, etc) tem tido um efeito real mas nao duradouro – um efeito que parece freiar mas nao parar a “queimada”. Um freio sim que da oportunidade a infrainstrutura medica de se adaptar/crescer para poder tratar um fluxo de novos pacientes.
3. Se olharmos para os EUA, onde os numeros de hospitlizacoes estao caindo vertiginosamente nas ultimas 8 semanas mas sem uma grande mudanca em comportamentos e aindo com vacinacao somente agora a 15% da populacao – surge a hipotese que estam chagando a “imunidade coletiva”: our seja o numeros de pessoas que foram infectatoos pelo virus e multiplos do numero de infeccoes oficiais (30 milhloes, talvez 4-6 vezes). Estes (5 vezes 30 = 150 milhoes) somados as 15% (parcial our completamente vacinadas) comecam a produzir um numero perto de 60% da populcao…
Caro Gabeira
A vida profissional me proporcionou ter desenvolvido meu trabalho na Industria Automotiva em vários Países – obvio Brasil q Itália / USA & durante 13 anos na RP China. Na China acabei participando da visita do Lula …. sendo convidado por ser um dos mais antigos `Expatriados´ ….
Eu tenho uma questão …. porque quando vemos um Congresso se reunindo seja nos USA ou Europa ….. todos estão sentados em seus locais ouvindo a Sessão …. e no Brasil desculpe o termo chulo … mas adequado … UMA ZONA FEDERAL ????
Temo um pouco de tudo … Parlamentar rindo … abraçando …. brincando … e a SESSÂO CORRENDO !!!!!
Você que foi Parlamentar … qual a sua opinião ?????
Luiz Pitanga / Carioca / Engenheiro Industrial Metalúrgico – UFF
Caro Gabeira, acabo de ler um livro que talvez possa te interessar. Trata-se de Friction – An Ethnography of Global Connection da antropóloga Anna Lowenhaupt Tsing. A Tsing é mais conhecida por conta de um livro mais recente chamado The mushroom at the end of the world, mas esse é anterior e faz, como o título indica, uma etnografia global a partir de movimentos ambientalistas pela florestas na Indonésia. Espero que goste! abs, Barbara
Gabeira
Bom dia
Há bom tempo o admiro pelas seus comentários com conhecimento de causa e sensatos, Procuro sempre que posso parar para ouví-lo. Meus parabéns!
Sobre a situação atual da pandemia no Brasil faço o seguinte comentário.
Não há como não aceitar que estamos na Terceira Guerra Mundial. O Brasil já perdeu diversas batalhas, e vendo as estratégias e ações dos nossos generais estamos encaminhado para um resultado muito devastador, diferentemente de outras nações que tem melhores perspectivas.
Não estamos com uma pequena tropa brasileira tomando Monte Castelo em outras terras. A guerra está em nosso campo também, onde todos são combatentes e as baixas serão muitas, com nossa nação e seu povo destroçados. Nível imenso de mortos, inválidos, quebrados financeiramente, tanto as pessoas como as empresas. Principalmente os menos privilegiados, desprotegidos.
As causas são, além da falta de preparo, que chega a má fé, dos comandantes, a falta de maior compromentimento dos que tem poderes financeiro e de ação, e além da grande parcela da população que agem irresponsavelmente como se estivéssemos em um jogo de paintball com balas de festim.
Gabeira, minha admiração por você cresce dia a dia -foi capaz desde a mais autêntica reflexão sobre posições passadas a transformação e convicções ajustadas. De fato, cabeça pensante constante. Seu artigo de hoje no Estadão – A vitória parcial do coronavírus – demonstra sua visão ampliada de país e sociedade. Acho que nosso país merecia sua volta à política.
HOSPITAIS MILITARES, PRECISAM ABRIR PARA A POPULAÇÃO QUE ESTÁ MORENDO SEM ATENDIMENTO!!!!
A imprensa nacional em nenhum momento questionou como estão os hospitais das forças armadas, se estamos em guerra, porque não estão utilizando essas instalações para salvar vidas?
É um total descaso não questionar o Governo Federal! Espero que essa postura mude, que os meios jornalísticos façam pressão para que esses hospitais abram suas portas para a população!!!
hoje dia 9 de Março 2021 no programa da Globo News e por volta das 19:30 horas o Sr. mencionou o Juiz italiano Falcone associando o mesmo com as “Mãos Limpas”.
Me gostaria de esclarecer que as “Mãos Limpas” ou “Mani Pulite” foi uma operação coordenada pelo magistrato italiano Antonio Di Pietro.
A seguir um extrato desde Wikipedia:
“”””
Operação Mãos Limpas
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mãos limpas)
A Operação Mãos Limpas (em italiano: Mani pulite), inicialmente chamada Caso Tangentopoli (em português, ‘cidade do suborno’ ou ‘cidade da propina’, termo cunhado por Piero Colaprico, cronista do jornal la Repubblica, referindo-se à cidade de Milão), foi uma investigação judicial de grande envergadura realizada na Itália. A operação teve início em Milão [1][2] e visava esclarecer casos de corrupção durante a década de 1990 (no período de 1992 a 1996) na sequência do escândalo do Banco Ambrosiano, revelado em 1982, que implicava a Máfia, o Banco do Vaticano e a loja maçônica P2.[3]
A Operação Mãos Limpas, coordenada pelo Procurador da República Antonio Di Pietro, levou ao fim da chamada Primeira República Italiana (1948 – 1994) e a profundas mudanças no quadro partidário, com o desaparecimento de vários partidos políticos. Muitos políticos e industriais cometeram suicídio quando os seus crimes foram descobertos,[1][2] enquanto outros se tornaram foragidos, dentro e fora do país.
“””
LINK: https://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_M%C3%A3os_Limpas
Quanto ao grande Juiz Giovanni Falcone, um extrato da Wikipedia:
“””
Giovanni Falcone (Palermo, 18 de março de 1939 — Isola delle Femmine, perto de Palermo, 23 de maio de 1992) foi um juiz italiano especializado em processar os chefes da organização criminosa siciliana Cosa Nostra.[1] Como juiz, foi responsável pra trabalhar contra a Cosa Nostra siciliana.
“”” https://pt.wikipedia.org/wiki/Giovanni_Falcone
Ola,
Minha mãe, que tem 73 anos, me contou historias de ter participado de algum grupo politico do qual Gabeira fazia parte que era sediado se não me engano no Flamengo ou Catete. Isso deve ter sido nos anos 60 ou 70. Minha mãe não é, e acredito que nunca foi muito politizada, e ela não sabe dizer muito sobre as atividades to grupo, mas já me contou algumas historias. Gostaria de saber como posso me informar sobre esse grupo. Se eu pudesse escrever privado, gostaria até de saber se o Senhor Gabeira teria alguma lembrança da participação de minha mãe.
Obrigado,
Gabriel
Olá Fernando!
fico triste em ver hoje se me perdoe falar contra essa pessoa abjeta que é nosso presidente. Engraçado esse camaroti, chega a embrulhar o estomago entre outras. Votei no senhor, como trabalhei para Lula para governador e era menor de idade. Agora, se essa pessoa esta ai, é porque pessoas que se aclamaram mais letrados e ou politicamente? superiores o apoiou. Fernando Henrique é uma coisa menstrual. Então porque esses mesmos não assumem sua responsabilidade pelos seus erros como querem que outros assumam? È infeliz que isto seja de responsabilidade não só dele , mas sim de quem ajudou ele estar lá. Então, vocês também são culpados e como todos os santos e no Brasil não assumem as próprias responsabilidade… Justiça…. È uma outra Estória. Grato!
Prezado Gabeira,
Nessa questão de vacinação contra Covid no nosso país, estou bastante preocupado com duas questões: a primeira, é que até aonde eu sei o Ministério da Saúde (MS) não vem adquirindo os insumos (seringas e agulhas) necessários para a vacinação em massa, estariam usando os estoques existentes nos municípios e nos estados. E acho que isso vai prejudicar a vacinação, não só da Covid como de todas as outras vacinal do PNI (gripe, sarampo, hepatite, etc).
E a segunda questão é quanto ao armazenamento das vacinas com RNA-mensageiro (Pfizer e Moderna), que necessitam de freezeres especiais. Apesar da Pfizer ter anunciado recentemente que as vacinas não mais precisem permanecer a menos 70 º C. Agora elas podem permanecer a somente menos 20º C, mas estas temperaturas reduzem a vida útil delas para 2 semanas. Então estas vacinas que estão sendo adquiridas exigem uma logística especial (o que não tem sido o forte do MS atualmente), mesmo com armazenamento a menos 20º C, os freezeres existentes nos postos de saúde não são capazes de temperaturas tão baixas. gostaria de saber se o MS concomitante a compra dessas vacinas estão adquirindo esses freezeres especiais, visto que eles não serão encontrados nas melhores casas do ramo. Sem mais,
felicito-lhe e desejo saúde.
Abraços
Prezado Fernando Gabeira,
Temos de buscar um nome que consiga unir os 51% de Brasileiros que buscam uma alternativa na próxima eleição para não ficarmos presos na história dos últimos 15 anos que estamos vivendo. Precisamos poder olhar para frente.
Gostaria de lhe passar minha convicção que o seu nome seria esse nome. Você conseguiria unir a direita liberal verdadeira e a esquerda social democrata, o lado mais honesto de ambas, o que certamente busca a imensa maioria desses 51%.
Um nome que consiga dialogar, negociar, ceder e conquistar sem falcatruas ou ameaças. Uma pessoa que entenda os problemas nacionais e busque com toda a sua honestidade a sua solução. Que não pense no curtíssimo prazo nem no seu bolso, mas sim em o que podemos fazer a médio prazo para recuperar o nosso futuro.
Precisamos olhar o Brasil fora da lógica do “nós contra eles”, pesadelo que nos assola em todo o século 21.
abraços,
NAMS
Gabeira, seus artigos de ontem e hoje no Globo estão muito bons. Gostaria de lhe sugerir que, como grande formador de opinião que é, você complementasse essa sua ideia de que o Plano B somos nós liderasse uma campanha de mobilização pelo esforço de atacar a fome, mazela que nos cerca de tão perto e sobre a qual se tem falado tão pouco. Além do covid, a fome também está ceifando vidas e esperanças em um futuro melhor e alguma coisa precisa ser iniciada pela sociedade civil para enfrentar essa questão. Conto com sua palavra e sabedoria. Parabéns pela coluna e blog. Imprescidíveis em momentos de tanta escuridão. Um cordial abraço do seu leitor fiel Armando Curado – Rio de Janeiro
Caro Gabeira, segunda-feira passada, ontem, na GloboNews, em seu comentário, disse que esperava que a noticia do dia seriam dois medicamentos que tinham se mostrado eficiente no tratamento da COVID19, mas que o turbilhão político apagou o brilho dessa noticia.
Você poderia me fazer a gentileza de me dizer o nome desses medicamentos?
Me permita chamá-lo de Gabeira, pois também já estou acima dos 60 anos de idade, e espero ser vacinado semana que vem.
Um forte abraço – se isso ainda for possível no futuro. Baltazar.
Olá Sr. Gabeira. Semana passada no programa da Globonews o Sr. divulgou um livro de fotografias do Rio Antigo. Não consegui pegar o nome ou o autor e gostaria muito se puder informar o nome do livro. Desde ja agradeço. Grande abraço.
Boa noite
Como ninguem questiona a questao da compra de vacina por particulares? Quer por meio de clinicas, quer por meio dd empresas. Estariamos criando a maior desigualdade social as escancaradas de todas. E o q falar da convorrencia desleal? Empresas q poderao voltar a normalidade por vacinar seus empregados e outras q nso terao condicoes p isso
Tambem essa questao devo Brasil buscar ajuda p trazer urgentemente vacinas p ca, Nos nao fizemos nossa parte, deixamos chegar a situacao onde chegou e agora vamos exigir q as vacinas aqui cheguem pq ha tisco de contaminacao do mundo ibteiro c nossa variante? Devemos pagar o preco por nossas escolhas e opcoes. Por nosso negacionismo e vonfronto generalizado. Ha populacoes pobres no mundo que nem sequer tiveram acesso a nenhuma vacina
Erramos dxem razao dd nossos erros nao podem ter nenhum privilegio
Apenas p sua reflexso
Desculpe-me pelo incomodo
Parabens p seu trabslho
Gabeira,
o pronunciamento do Bolsonaro de ontem, solicitando aos governadores e prefeitos de liberar as atividades comerciais no meio do agravamento dramático da pandemia, soa como irracional, negacionista, lunático. Mas temo que têm lógica.
Ele já sabe que a economia pode não se recuperar tão rápido, talvez ainda seja muito precário na época da próxima eleição. Então, ele precisa desde já preparar o terreno para achar um ou vários culpados, no caso os governadores que fizeram Lock-Down e todos que pleitaram estas medidas.
Meinhard.
Gabeira, boa noite
Estou entrando em contato para levantar uma dúvida que me surgiu após a notícia sobre a falsa vacinação em Belo Horizonte. Após as pessoas serem vacinadas, o que é feito com os vidros vazios? Se os vidros são simplesmente descartados podem facilmente serem reutilizados por pessoas mal intencionadas, como a enfermeira mineira. Procede minha dúvida?
Sobre a coluna ‘Vacinados contra o Golpe’:
Acredito que a busca de Bolsonaro por mais influência militar e policial e – possivelmente – um golpe é uma estratégia a médio prazo, possivelmente durante a próxima eleicao, e nao para impor a abertura do comércio agora.
A aparente locura de pedir o fim das medidas restritivas contra a propagacao do virus é jogo de cena para culpar os governadores pelo fracasso da sua política econômica que inevitavelmente aparecerá.
Meinhard.
Sobre a vacina Sputnik, ontem na TV e no Diário da Crise:
o problema é que a Sputnik nao tem comprovacao de eficácia. Os Russos comecaram a vacinar com risco, ou seja, sem ter um grupo de controle que recebe placebo. A documentacao de seguranca, de nao ter efeito colateral, eles até podem compor pelo numero de vacinas já aplicadas. Mas a eficácia vao ficar devendo.
Fora da Russia, a Sputnik sempre foi introduzido por cochicho no nível governamental com nacoes ‘amigas’, que se dispuseram correr o risco mesmo sem comprovacao de eficácia.
Meinhard
Gabeira,
no Diário de hoje você menciona a decisao de Nunes Marquesdo STF de obrigar os prefeitos e governadores a permitir cultos religiosos presenciais. Esta decisao está alinhadissimo com Bolsonaro que solilcita que governadores e prefeitos abrem o comércio. Na decisao ele detalha as normas de distanciamento etc que ele julga necessárias e suficientes.
Entre os muitos pontos críticos desta decisao, devemos prestar particular atencao na questao da divisao de poderes. Normas sanitárias sao atribuicao do Executivo. O alvará para funcionamento de qualquer estabelecimento é dado pela Prefeitura, inclusive para templos. Normas sanitárias no nível estaadual e federal podem ser estabelecidos como complementos, nunca para impedir as normas sanitárias dos outros níveis. Mas todas as normas sanitárias envolvem uma availacao de riscos que é atribuicao do Executivo eleito. Um excesso de normas estabelecido no Judiciário transforma o Judiciário num campo político e faz com que ele perde o carater de imparcialidade e objetividade e últimamente sua própria legitimidade.
O segundo aspecto é a alegada liberdade de religiao. Ora bolas, a liberdade de religiao significa que ninguem pode ser prejudicado por causa da sua crenca, que todas as religioes devem ser tratados igual. Se um decreto estabelece regras iguais de isolacao para todas as religioes, ele nao interfere em nada com a liberdade de religiao. Cultos religiosos nao estao acima das normas sanitárias. Caso contrário, as normas sanitários que o juiz Nunes Marques estabeleceu também estariam em desacordo com a liberdade de religiao.
Por fim, queria comentar a suposta equivalência de lock-down por motivos sanitários e do estado de sítio invocado por Bolsonaro. Ele argumenta que o estado de sítio somente pode ser decretado no nível federal. Mas é evidente que restricoes de circulacao podem ser decretados por inúmeros motivos. Se existe um perigo de desabamento ou uma ameaca de bomba numa rua, a rua pode ser fechada, geralmente pela Prefeitura. Um lock-down por motivos sanitários tem nada haver com um estado de sítio por motivos de guerra ou desordem generalizada, mesmo que as restricoes de ir e vir podem ser semelhantes.
Meinhard.
Gabeira,
preciso corrigir um comentário que fiz anteriormente. Falei que a vacina Sputnik-V nao tem eficácia comprovada, porque nao fizeream o teste formal da fase 3 double blind (uma parte tomando placebo). Pesquisei melhor e vi que relativamente recente, em 20 de fevereiro 2021, publicaram na Lancet resultados preliminares de um estudo com 19 868 participantes, 4902 deles com placebo, que indicam eficacia de 91,6%.
Portanto, deve ser possivel aprovar a vacina.
Nao obstante, é válido observar que a maioria dos 30 países que aplicam a Sputnik-V tomaram esta decisao por conveniência política, antes de ter a eficácia comprovada.
Meinhard.
Faço questão de ouvir (e ver) seus judiciosos comentários na globonews. Diante da geléia geral em que, lamentavelmente, estamos mergulhados, como pátria abandonada à própria sorte (ou azar) você traz, para nosoutros, visão clara, objetiva. São comentários inteligentes, fundamentados, inclusive, na experiência histórica (sua e do Brasil). Mais ainda. Propõe soluções viáveis, seguras, realizáveis. O Brasil perde, sem sua colaboração no Parlamento, no executivo ou em algum outro órgão público, a indispesável inteligência clarividente de um grande brasileiro. Saudações. Abraço fraterno.
Infeliz em seu comentário . Primeiro testemunhas de Jeová não é uma seita. É uma religião .
Obrigar os pais a transfundir sangue na crianca , é tirar o direito de escolha.
Nenhum médico da a certeza que a pessoa irá sobreviver fazendo a transfusão. Sangue mata e se o senhor estudar um pouquinho mais sobre tema o senhor verá que cirurgias sem sangue são muito mais seguras e eficazes do que as cirurgias sem sangue.
O problema está no comércio do sangue e na falta de conhecimento dos especialistas. Ofereço publicações se o senhor quiser conhecer mais sobre o assunto.
As abordagens do Gabeira são muito interessantes e ele procura ser sensato em quase todas as suas intervenções.
No entanto, por favor, queira fazer chegar esta mensagem ao Jornalista Fernando Gabeira. Hoje, no Jornal das 18h, por volta das 18:35h, ele fez uma comparação infeliz sobre direito à vida e a liberdade de culto. Não citou o nome da religião, mas fez alusão à abstenção de sangue, inclusive citando casos com crianças. Esta visão esta distorcida e já retrógrada.
Vale a pesquisa: talvez seja o único grupo religioso no Brasil que tem feito suas reuniões via Zoom desde o início da pandemia, sem absolutamente forçar barra politicamente para reabrir seus locais de reunião. Fica claro que a VIDA IMPORTA muito sim para eles.
Se puder retratar em público ou contrapor ao comentário anterior, estaremos muito agradecidos.
Desde sempre aprecio os comentários do querido Gabeira. Entretanto, hoje no Jornal das 10 ao comentar sobre o fato de que cerca de 1,5 milhão de pessoas não teriam ido tomar as segundas doses no devido tempo ele criticou, de forma geral, que estaria havendo falha de comunicação dos serviços responsáveis, não informando da necessidade da segunda dose e tampouco tentando alertar, pelos meios hoje em dia disponíveis, sobre as datas para isto ser feito. Pelo menos no estado de São Paulo isto não é verdade. O programa #Vacinajá atende todos os pontos levantados por ele. Avisa as datas da primeira e segunda doses pela internet, sites das prefeituras, e-mail ou Whatsapp. Quando da aplicação da primeira dose, cada indivíduo recebe um cartão de vacinação indicando que haverá uma segunda. Talvez haja uma falha massiva do ministério da Saúde na divulgação da importância da vacinação, pois não se vê pelos canais de TV abertos ou mesmo nos de noticias dos fechados nenhuma campanha sobre o tema.
Acabei de ler sua Opinião no “Estadão” ( Uma CPI para a História)
Tenho muito orgulho de saber que você é um jornalista brasileiro. Admiro sua escrita desde quando você publicou o livro “O que é isso Companheiro” . Você , o William Wack e a Eliane Cantnhêde engrandecem o jornalismo no Brasil.
Enviei para alguns jornalistas este assunto, mas nunca tive nenhuma resposta, ao menos podiam dizer-me: estás errado. Também enviei para o Senador Renan Calheiros e até agora nada, muito embora sei, que este tipo de correspondência passa por algum assessor do Senador, assim envio para o Senhor, com a esperança, que dê uma olhada nos meus comentários, então segue cópia da carta enviada para o Senador Renan Calheiros.
À
Vossa Excelência,
Senhor Renan Calheiros
Senador de República do Brasil
Com o intuito de colaborar com a atual CPI da Covid-19 no Senado Federal, venho por meio deste e-mail trazer algumas observações, que eu considero muito importantes para esclarecimentos sobre a atuação do Presidente do Brasil frente a divulgações da Hidroxicloroquina (também da Cloroquina), que todos os estudos científicos mostram ineficaz seu uso para combater o SarsCov2 (vírus causador da Covid-19).
Tentarei não me estender no texto explicativo, mas o assunto é longo mesmo e em muitos momentos serei obrigado a interromper com aspas, como intuito de esclarecer melhor o que escrevo, contudo é bom ficar desde já bem claro, que eu considero tudo algo surreal e inimaginável.
Se voltarmos lá para o início da pandemia, notamos, que o Sr. Trump começou a propagar o uso da Hidroxicloroquina nos Estados Unidos (este senhor fez isto, porque alguém comentou nesta possibilidade e ele visualizou ganhar dinheiro com este medicamento, porque o Sr. Trump é um dos grandes acionistas da Sanofi – Empresa francesa maior produtora mundial deste fármaco).
Logo em seguida o presidente do Brasil começou a falar deste produto e fazer uma propaganda em todas as suas redes sociais, chegando a colocar duas caixas de Hidroxicloroquina na sua frente, quando participou de uma “live” com outros mandatários de diversos países, como se somente ele conseguisse vislumbrar alguma funcionalidade contra o coronavírus (eu fiquei envergonhado como brasileiro que sou).
A minha lembrança não é nítida, quando o presidente deste país fez os acertos com o Primeiro Ministro da Índia para comprar uma quantidade absurda de Hidroxicloroquina, se foi antes do fato lamentável exposto no parágrafo anterior, ou se foi após este acontecimento, mas o presidente mandou fazer a importação da Índia.
Esta importação da Índia ocasionou um certo desconforto no Senhor Trump, que ficou perto de um mês ignorando o presidente do Brasil, porque o princípio ativo não foi comprado da Sanofi – França, como já comentei, o Senhor Trump tem muitas ações desta empresa europeia.
A Hidroxicloroquina chegou no Laboratório Farmacêutico do Exército e começaram a produzir os comprimidos na maior velocidade possível para aquela planta industrial (os equipamentos do Laboratório Farmacêutico do Exército são das décadas de 1950 e 1960, são de baixa produtividade e também são pequenos para uma empreitada tão grande – a quantidade de Hidroxicloroquina importada foi muito grande).
Um outro problema e este de uma relevância grande, é que os lotes enviados ao Brasil pela Índia já estavam com prazo de validade bem apertados e se até onde se sabe, se já não venceram a validade, está bem perto.
Assim juntando tudo o descrito, pode-se notar com clareza, que o intuito do presidente do Brasil, é conseguir buscar uso da Hidroxicloroquina e bem rápido, porque mais dia menos dia o Laboratório Farmacêutico do Exército terá que descartar os comprimidos produzidos, bem como do princípio ativo ainda não industrializado.
A quantidade importada de Hidroxicloroquina foi muito grande, se não me engano, li uma reportagem na época, que em situação normal, seria suficiente para uns oito anos do consumo e fica até difícil doar para outros países, porque, por exemplo, na África para uso contra a malária já estão usando outros produtos mais efetivos e com menos problemas colaterais.
Com tudo que estou escrevendo, espero poder ajudar e desde já me coloco à disposição do Senhor para quaisquer esclarecimentos a mais necessários.
Gabeira!
Tenho uma desconfiança. Pode ser totalmente tola!
Poderia Bolsonaro estar fabricando a crise com a China, para que Butantã não receba insumo da própria China, assim prejudicando a imagem do Dória, e também da vacinação.
Acredito que seja bem difícil de isto ser provável, porém do tipo de atitudes do presidente, esta hipótese não pode/deve ser desprezada. Ou não!
Sou sua fã desde adolescente, li todos os seus livros e adoro seus documentários.
Como comentarista você mostra que existe vida inteligente no G1!
No entanto, essa vida inteligente deveria ser ampliada na política editorial dos jornais da Globo.
Temos um dos presidentes mais bem assessorados em comunicação, mas os jornalistas da Globo ainda não sabem disso. Acho que eles até acreditam no contrário. A estratégia dos assessores de comunicação do presidente é simples: ter um fato novo toda semana, para ficar em destaque na mídia. Vocês estão fazendo exatamente o que eles esperam, deixando o presidente em evidência 24 horas por dia. A Globo em particular dá esse destaque com muita contradição. A emissora faz críticas, mas ao mesmo tempo mostra o presidente em palanques, sendo aplaudido, sorrindo, etc. Além do tempo, que a emissora se dedica ao futuro candidato, escolhem as melhores cenas para reproduzir em seus principais jornais, sem considerar o poder da imagem de um político populista. Está na hora de parar de jogar o jogo do presidente ou os outros candidatos não terão chances em 2022, com tamanha dedicação das emissoras em cobrir 24 horas apenas um dos candidatos. Proponho essa reflexão para todas as emissoras.
Prezado Gabeira.
Sou seu admirador e eleitor.
Estou tentando contato com a GloboNews para fazer uma sugestão mas não estou conseguindo.
Trata-se de uma atitude jornalística que a GloboNews poderia adotar na cobertura da CPI DA COVID.
Como você sabe as transmissões ao vivo da CPI exibem as falas de senadores que já sabemos que irão faxer desinformação sobre cloroquina, tratamento precoce, vacinas, isolamento social, pesquisas falsas e comportamentos contra a saúde pública. Nos EUA vimos que as empresas jornalísticas decidiram interromper Trump num pronuciamento que atentava contra a democracia naquele país. Estamos diante de uma situação análoga no Brasil onde o espaço de uma CPi está sendo utilizado contra a verdade e informações científicas. Senadores sem escrúpulos tem usado esse espaço para se autopromoverem às custas dadesinformação que acarreta MORTES!
Quero sugerir portanto, que você possa levar esse pleito à direção da GloboNews para que se possa adotar o mesmo procedimento em relação às falas que desinformem ao público e causem tantos danos! Não é admissível que sejamos obrigados a assistir um espaço público de apuração de fatos e verdades pelo genocídio em nosso país. que a empresa adote um protocolo que evite vigaristas utilizarem o espaço para provocarem desinformação e MORTES.
Um abraço fraterno
Jose
Volto a recorrer a sua perspectiva crítica da atual conjuntura que estamos vivento.
Ontem você levantou um fato muito importante no Jornal da Globo News, sobre o dinheiro público que está sendo utilizado na campanha do presidente Bolsonaro, que já começou e está de vento e poupa. Mostrou a importância dos partidos levantarem essa bola e do TCU investigar esse fato. Natuza Nery, Gerson Camarote e você fizeram suas críticas e, na sequência, César Tralli apresenta um vídeo inacreditável do presidente dentro de um voo, que deveria ser analisado com cuidado. Vocês iniciam com imagens do fundo do avião mostrando passageiros gritando “fora Bolsonaro genocida”. Na sequência se dedicam muito tempo mostrando as melhores cenas do presidente sorridente tirando foto com a tripulação, os figurantes contratados na frente do avião chamando o presidente de mito e, finalizam, com a piadinha do presidente dizendo que quem é contra ele deveria viajar de jegue. Esse roteiro saiu tão bom que dificilmente uma agência de propaganda e comunicação poderia fazer uma edição melhor para o presidente. Qual o roteiro ficaria mais aderente a narrativa crítica dos comentaristas: Bolsonaro e seus apoiadores fizeram um live em um voo X publicada nas redes (passe rapidamente sem muita atenção, procure pelos piores ângulos, evite os sorrisos, use imagens de costas), mas não esperavam encontrar opositores no voo (demore nas imagens dos opositores, destaque a fala do “Fora Bolsonaro Genocida”) finalize aqui. Vocês percebem a diferença? É necessária a análise de especialistas, para editar imagens que não favoreçam o presidente, e ter consciência do que vocês estão veiculando. Está na hora da emissora deixar de ser agência de publicidade e comunicação do candidato a presidente de 2022. Vamos refletir sobre isso.
Prezados Srs. Sou telespectador e estou buscando contato com a CNN para fazer uma sugestão. Trata-se de uma atitude jornalística que a CNN Brasil poderia adotar na cobertura da CPI DA COVID. Como tem ocorrido, as transmissões ao vivo da CPI exibem as falas de senadores que sabemos de antemão, irão causar desinformação sobre cloroquina, tratamento precoce, vacinas, isolamento social, pesquisas falsas e comportamentos contra a saúde pública.
Nos EUA vimos que as empresas jornalísticas decidiram interromper Trump num pronunciamento que atentava contra a democracia naquele país e explicarem porque estavam adotando tais medidas. Estamos diante de uma situação análoga no Brasil onde o espaço de uma CPI está sendo utilizado contra a verdade e informações científicas.
Senadores sem escrúpulos tem usado esse espaço para se autopromoverem às custas da desinformação que acarreta MORTES! Quero sugerir portanto, que se possa levar esse pleito à direção da CNN para que seja possível adotar o mesmo procedimento em relação às falas que desinformem o público e causem tantos danos! Não é admissível que sejamos obrigados a assistir um espaço público de apuração de graves atos contra a população, retransmitidos pelas TVs contendo tantas inverdades.
Sendo assim a empresa poderá adotar um protocolo que evite vigaristas utilizarem este espaço para provocarem desinformação e MORTES. Assim, todas as vezes que um senador for usar a palavra para fazer apologia da mentira sobre ciência e dados científicos a emissora poderia interromper para fazer advertência ou informar a verdade sobre fatos. É um modo fundamental de evitar que a CNN seja utilizada por oportunistas sem ética que estão se aproveitando de um espaço valioso para aprofundarem a desinformação e provocarem mais mortes em nosso país. Atenciosamente,
Sou telespectadora e estou buscando contato com para fazer uma sugestão. Trata-se de uma atitude jornalística que poderiam adotar na cobertura da CPI DA COVID. Como tem ocorrido, as transmissões ao vivo da CPI exibem as falas de senadores que sabemos de antemão, irão causar desinformação sobre cloroquina, tratamento precoce, vacinas, isolamento social, pesquisas falsas e comportamentos contra a saúde pública. Nos EUA vimos que as empresas jornalísticas decidiram interromper Trump num pronunciamento que atentava contra a democracia naquele país e explicarem porque estavam adotando tais medidas. Estamos diante de uma situação análoga no Brasil onde o espaço de uma CPI está sendo utilizado contra a verdade e informações científicas. Senadores sem escrúpulos tem usado esse espaço para se autopromoverem às custas da desinformação que acarreta MORTES!
Quero sugerir portanto, que se possa levar esse pleito à direção da empresa para que seja possível adotar o mesmo procedimento em relação às falas que desinformem o público e causem tantos danos! Não é admissível que sejamos obrigados a assistir um espaço público de apuração de graves atos contra a população, retransmitidos pelos grandes meios de comunicação, contendo tantas inverdades.
Sendo assim a empresa poderá adotar um protocolo que evite vigaristas utilizarem este espaço para provocarem desinformação e MORTES. Assim, todas as vezes que um senador for usar a palavra para fazer apologia da mentira sobre ciência e dados científicos a emissora poderia interromper para fazer advertência ou informar a verdade sobre fatos.
É um modo fundamental de evitar que sejam utilizados por oportunistas sem ética que estão se aproveitando de um espaço valioso para aprofundarem a desinformação e provocarem mais mortes em nosso país.
Atenciosamente,
Caro Gabeira,
Ao meu ver, a imprensa é co-responsável pelo congresso deformado que temos. Estamos diante do triste espectáculo do próprio congresso subvertendo a democracia para facilitar o enriquecimento dos políticos: Primeiro, a aprovação da lei que facilita improbidade e a triplicação do “fundo eleitoral”; agora os projetos de distritão, voto impresso e esvaziamento da justiça eleitoral. Porque temos um parlamento tão ineficiente e corrupto?
Oito anos atras escrevi para a Rede Globo, reclamando que eles cobriam até de forma excessiva a eleição presidencial, mas informaram quase nada sobre as eleições parlamentares. A resposta de Alexandre Garcia foi que a quantidade de candidatos tornava impossível uma cobretura journalística. Este argumento não me convenceu.
Se nem os órgãos da imprensa com seus analistas são capaz de distrinchar os meandros da votação parlamentar, como um cidadão comun deve fazer isso? Claro que não consegue e, na dúvida, vota em alguem que promete alguma vantagem individual, o que reforça o sistema corrupto.
Na minha opinião, a imprensa deve focar na responsabilidade dos partidos. Eles sao responsáveis por todos os candidatos que compõem a legenda, e qualquer um que esteja incompetente ou corrupto deveria manchar a legenda toda. Afinal, ele pode ser eleito, se o eleitor vota em alguém desta legenda. O voto é apenas formalmente no candidato escolhido pelo eleitor, mas isto é enganoso, porque no final o voto é para o partido do candidato.O eleitor não pode ter certeza, quem será beneficiado por este voto, portanto, é mais importante decidir em que partido votar e somente em segundo lugar, quem deste partido se considera mais competente. Isto pode e deve ser esclarecido pela imprensa e a disputa entre os partidos pode ser perfeitamente coberta pela imprensa.
Caso o distritão seja aprovado, a situação fica ainda bem pior. Por exemplo no meu caso: eu sempre votei no Gabeira, quando ele se candidatou. Confiei que ele se candidataria por uma legenda razoável. No caso de distritão, não poderia fazer isso, porque o Gabeira é famoso e se elegeria de qualquer forma; e um deputado sozinho não consegue nada, precisa de uma bancada. Também não deveria votar em alguem que eu acho bom, mas que não tem chances. Eu deveria votar em alguém que tem chances, mas depende do meu voto para se eleger. Será quase impossível adivinhar isso. Neste caso, a cobertura journalística fica de fato quase impossível.
Tomara que o Distritão não passa e tomara que a imprensa consegue cobrir o embate entre os partidos de forma objetiva para conseguir um parlamento melhor.
Quem sabe, você consegue contribuir.
Meinhard.
Caro Gabeira,
é indispensável parabenizar o STF pela prisão de Roberto Jefferson. Precisamos uma linha divisória entre a liberdade de expressão e a ameaça armada contra eleições livres.
Na retrospectiva do PTB, comentaristas como Eliane Catanhêde falam de um partido que começou na esquerda moderada (Getúlio e Joao Goulart) e virou fisiológico. Falta abordar como a sigla foi concebido no final do período da ditadura. Brizola era ex-PTB e queria a sigla com toda forca. Tanto que ele protocolou o partido antes de todas outras (recebeu o número 12, somente o ex-Arena conseguiu um número menor, 11, como PDS). Mas o TSE ainda dominado por ministros do período militar deu a sigla para o grupo fisiológico que contava com a Ivete Vargas, neta do irmão de Getúlio. Portanto, o PTB foi um partido fisiológico desde sua recriação em 1979/80.
Vale acrescentar este detalhe.
Meinhard.
Querido Gabeira, boa tarde. O assunto que lhe trago não tem dimensão universal como é o âmbito de quase todas as suas crônicas. Mas, sendo você frequentador frequente da Lagoa pedalando sua estilosa bicicleta, gostaria de sua opinião sobre a inauguração intempestiva daquele monstrengo na altura do Corte do Cantagalo que deram a alcunha de Master Chef. A meu ver trata-se de uma invasão desproporcional de espaço público que mereceria prévia consulta para ouvir os contribuintes a respeito. Que contrapartidas os empreendedores estão prometendo para a municipalidade? Como usam dizer os gauleses, je vous écoute. Abraços e admiração por seu trabalho.
Gabeira,
achei muito oportuno seu comentário, de que Arthur Lira pode ter em breve o poder de Primeiro Ministro, reduzindo o presidente a uma rainha de inglaterra.
Nao tenho nada contra o Parlamentarismo, até acho um sistema que funciona melhor. O problema é que as eleicoes nao sao feitas sob este ángulo, inclusive na mídia, inclusive na Rede Globo. Tudo se concentra na eleicao do Presidente como se fosse um salvador da pátria e depois se descobre que nao resolve nada.
O sistema de votacao para Camera e Assembleia nao é mal: você vota num candidato, se o candidato tem votos de sobra, estes vao para colegas da mesma legenda, se o candidato nao se elege, os votos também vao para colegas da mesma legenda. Porém pode ter o efeito de eleger um canalha, se a legenda nao tem consistencia ideológica e admite qualquer um que traz votos. O problema novamente é a comunicacao, inclusive na Rede Globo. Para o eleitor, tem que ser claro que ele vota em primeiro lugar numa legenda, e só como brinde adicional na pessoa. O voto dele pode beneficiar qualquer um que esteja nesta legenda. Portanto, ele tem que dar o voto para alguem que esteja numa legenda, onde ele confia em todos. A mídia teria a tarefa de promover o debate entre as legendas, e de investigar a quantidade de “macas podres” em cada legenda.
Mas isto seria muito trabalho journalístico. É mais facil se concentrar apenas nas eleicoes majoritárias e deixar o resto ao deus dará.
Meinhard.
Gabeira,
muito se fala sobre a base do governo Lula no congresso e, nesse contexto, a possibilidade de atrair a Uniao Brasil para a base do governo. Acho muito pouco provável conseguir incluir a Uniao Brasil na base, sem perder completamente a credibilidade em relacao à política ambiental, em particular em relacao à Amazonia. Isto porque, a principal forca da Uniao Brasil se concentra hoje na regiao Amazonica com teses claramente Bolsonaristas.
Os governadores eleitos pelo Uniao Brasil sao de Amazonas, Mato Grosso, Rondonia e Goias. Muitas vezes em aliancas que incluiam os partidos Bolsonaristas PL, PP e Republicanos, eleitos para Senado nestes estados. Esta dobradinha se repete em Tocantins, Acre e Roraima, onde a Uniao Brasil elegeu o Senador. Governar junto com estas forcas somente será possível, se Lula continua a política de meio ambiente de Bolsonaro na regiao.
Por outro lado, faria sentido buscar o apoio dos partidos pequenos do meio, sobretudo do Podemos com 6 senadores e 12 deputados.
Meinhard.
159 Comments
Fernando Gabeira
Vc. se me permite chama-lo assim, é o político mais simpático, doce e querido. Adoro assisti-lo todas as noites na Globo News. A sua fala é coerente, sábia e delicada. Manda seus recados de uma maneira requintada, sem ofender ninguém. Mesmo sendo oponente ao seu lado esquerdista, o amo assim mesmo. Cada um tem a sua visão. Temos uma coisa em comum que muito me agrada. Ambos criamos gatos e os deixamos a vontade em nossos sofás… Quem ama os animais, são pessoas boas e de boa índole. Espero de coração que seja sempre muito feliz transmitindo essa imagem linda e sempre muito jovem.
Um grandissimo abraço e um forte aperto de mãos…
Fernando Gabeira, sou leitora dos seus artigos e uso o seu Diário da Crise como uma das minhas principais fontes de informação. No dia 11/12, às 9:40h você publicou o “Um país fora de foco”. Em certa altura informa: “O GF participou do consórcio mundial para garantir a vacina…poderia vacinar 50% da população, mas preferiu uma cota de 10%. Sempre calculando por baixo…”
Um amigo que prezo muito e para quem encaminhei o artigo , afirmou convicto que trata-se de uma meia verdade…que o GF teria garantido a cota de 20% o dobro…
Poderia reiterar a informação e se possível me dizer a fonte ?
Obrigada e abraços
Vera Azevedo
Bom dia Gabeira,
Primeiramente te felicito por esse diario da crise.
Gostaria de saber onde encontro seu texto, “cem anos de ilusão”.
Agradeço desde já,
Fernanda, sua xará
Cara Fernanda. O Gabeira não publicou o texto. Se acontecer, te aviso.
Abs
Recebi um WhatsApp, acho que é fake ao mesmo tempo acho perigoso. Gostaria de me manter anônima. Como faço para mandar para você ?
Pode usar o email: lavorareproducoes@gmail.com
Cara, as vacinas a “conta-gotas” lembra o “de grão em grão a galinha enche o papo”. Só que nessa toada a galinha morre antes de encher o papo.
Olá, prezado Fernando Gabeira e equipe. Sou o Gregório, editor de conteúdo da Editora Vista Chinesa e estamos acompanhando com muita preocupação as discussões sobre a regulamentação da Cannabis no Congresso porque temos um livro de artigos científicos sobre a maconha. Estamos oferecendo um exemplar para que o jornalista possa embasar sua opinião em estudos e artigos e possa fazer seus comentários nos meios pelo qual trabalha. Poderíamos enviar um exemplar d’O Livro da Maconha para vocês?
Olá, Gregório.
Pode enviar para Rua Des. Renato Tavares, 5/101. Ipanema cep: 22411-060
Obrigado
O que eu penso é que quando o Bolsonaro diz que não terá Renda Brasil até 2022, é porque ele vai lançar o programa exatamente em 2022, de forma a surfar um belo aumento na sua popularidade na época certa do ponto de vista eleitoral.
Caro Gabeira,
Aqui em casa todos nós somos seus fãs! Um jornalista inteligente, didático, crítico, com acidez na medida certa!
Porém, seus gatinhos roubaram a cena, e diante deles você virou coadjuvante. Sua participação ao vivo não tem a menor importância quando as poltronas estão vazias. Brincadeiras à parte, mande fotos dos gatinhos para nós!
Um grande abraço, se cuide, amigo!
Caro Paulo.
Você tem razão, eles são adoráveis.
Vamos mandar fotos.
Abs
Caro Gabeira, apesar de diferenças ideologicas sou seu fã pela sua capacidade de analise isenta e do seu senso de humor sagaz, característica encontrada apenas em pessoas com um grau de inteligencia superior. Bem, usei esse preambulo para abrir o caminho para o meu comentário. Hoje no jornal das 18 da globonews, vc fez um cometario a respeito das escolhas de PG para financiar o renda brasil q achei um tanto quanto equivocada, equivoco q acho q a maioria faz. O problema dele olhar para baixo e não para cima reside no fato q a questão na verdade não é como pagar o renda brasil e sim como fazer ele caber no teto. Portanto, a despeito do fato q haveria varias outras fontes mais justas para financia-lo, como grandes fortunas, lucros e dividendos, heranças e etc, isso no resolveria o problema central q só poderia ser resolvido com a redução de outros gastos. Dessa forma, faria sentido, dado q n8nguem quer mexer co as vacas sagradas trocar programas sociais ineficientes, como o abono salarial, pelo renda brasil. Na acadêmia existem estudos interessantes q compatibilizam um programa de renda minima com o teto dos gastos. Aqui o problema do PG é de soberba de nao aceitar sugestões de fora do seus asceclas, mas ai é outro problema. O ponto aqui q é q ele nao pode olhar para cima porque a unica coisa q se ve é o teto, dai ele, infelizmente, ter q olhar para baixo.
Att
Luis Otávio Leal (economista)
Olá, Luis.
Sua contribuição será entregue ao Gabeira.
Um abraço.
Precisamos tirar esse Governador, em exercício do Estado do Rio de Janeiro Cláudio Castro do poder definitivamente.
A população do Rio de Janeiro está doente, com esse cara no poder, ele só defende sua bandeira política e dane-se o resto.
O estamos a mercê de um Estado, se você não se dobrar-se você sofrer.
Isso está Afetando todas as classes.
Precisamos tirar ele do poder no ano de 2020.
Os anos passam sem parar
E não vemos uma solução
Só vemos promessas de um futuro
Que não passa de ilusão
E a esperança do povo
Vem da humildade de seus corações
Que jogam suas vidas, seu destino
Nas garras de famintos leões
Segue anexada denuncia entregue ao Conselho Nacional do Ministério Público, International Criminal Court e ao Alto Comissariado para os Direitos Humanos das nações unidas sobre a arapongagem cometida pelo governo Jair Bolsonaro, por intermédio da Agência Brasileira de Inteligência contra opositores da sociedade Civil.
Dada a gravidade dos fatos, peço ampla divulgação, meio aos escombros de uma democracia moribunda.
https://drive.google.com/drive/folders/1PbS_7H8vsk5eIm6fcsavVpANd4s-2N1a?usp=sharing
Caro Daniel. Vamos encaminhar sua denuncia ao Gabeira.
Abs
Prezado Fernando Gabeira,
Sou advogada e professora de Direito Internacional da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no campus de Santana do Livramento, na chamada fronteira seca com a cidade de Rivera/Uruguai. Coordeno um Projeto de Extensão, intitulado “Ciclo de Palestras de Temas Atuais de Direito Internacional” em que a proposta é trazer profissionais com experiência na área internacional, autoridades, professores, diplomatas, funcionários de Organizações Internacionais, entre outros, para ministrarem uma palestra ou Live, de forma a tornar o tema mais dinâmico para os discentes. O período atípico em que estamos passando no Brasil, além de vários problemas, envolve a seríssima questão ambiental. Por este motivo, acredito que seja de extrema relevância os discentes tanto da UNIPAMPA, como de outras universidades terem o privilégio de escutar (pode ser brevemente) um profissional e pessoa pública no Brasil dotado de tanto saber, sensatez, e ao mesmo tempo simplicidade. Encontro-me muito preocupada com a realidade de nosso país e vejo uma escassez de pessoas com sabedoria.
Seria uma grande honra, caso eu pudesse contar com uma participação sua no Projeto de Extensão que coordeno, trabalho com os discentes do Direito e das Relações Internacionais.
Desculpe o incômodo.
Agradeço-lhe pela atenção.
Profa. Carmela Marcuzzo do Canto Cavalheiro.
Prezada, professora Carmela. Por favor, entre em contato pelo email: lavorareproducoes@gmail.com.
Obrigada
Sou assinante desde meio de comunicação há muitos anos!
Cabeira, põe um tapa burros nestes políticos “Bolsominios” que não são de utilidade pública e não falam a verdade.
Vamos contribuir e fazer a nossa parte contra estes facistas ignorantes.
Não é calar, apenas tirar eles fora do ar.
*Não deixem eles passarem mentiras aos repetitivas! Aí é demais 😁…acho que a CPI tem um alvo. Que descobrir os culpados pelas mortes de mais de quinhentas mil mortes por negligência desde desgoverno.
Tenho acompanhado as recentes falas do Gabeira sobre os incêndios florestais no Pantanal. Concordo com as criticas ao governo federal, a falta de planejamento e ação preventiva, falta de estruturação do ICMBio para o combate ao fogo….
Só acho que ele precisa falar e ai enaltecer o empenho dos brigadistas, dos servidores públicos que não tem nada a ver com a falta de prioridade do governo para a questão ambiental. Digo isso pois eles são uns verdadeiros guerreiros e se dedicam com muito amor, sem estrutura nenhuma. Importante separar esses servidores das criticas ao governo.
social dilemma. Não se preocupe. Fique em casa para o seu bem.
Entendeu?
Adoro sua atuação na GloboNews!! Assisto você sempre que posso!!
Tenho sentido falta dos gatos nas poltronas atrás de você na sua sala…onde estão?
Muitos abraços! Fique a salvo!
Ana Castrucci
Olá, Ana. Os gatos são incontroláveis. Só aparecem quando querem. Abs
Caro Sr. Fernando Gabeira, boa noite.
Eu sou pesquisador do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia, Labô, da Fundação São Paulo, PUC-São Paulo. Somos uma instituição independente dirigida pelo filósofo Luiz Felipe Pondé.
O Labô tem como núcleo, os grupos de pesquisa e eu coordeno o Grupo de Pesquisa em Comportamento Político. Quero convidá-lo para uma aula livre sobre este tema especialmente em virtude das eleições que se aproximam. Procuramos compreender como os eleitores tomam as suas decisões; o voto por ódio, o ressentimento e o despeito como motivadores das escolhas, bem como o panorama geral de polarização nas redes sociais. Se for de seu interesse, proximamente pensaremos em datas.
Obrigado.
Att. Prof. Dr. Fernando Amed
Prezado, professor Fernando. Por favor, entre em contato pelo email fp.gabeira@gmail.com
Obrigada
Prezado Gabeira
As últimas l atitudes dos responsáveis
pelo ministério do m ambiente podem ser consideradas catastróficas. Não existe mais proteção para áreas de mangue e restingas, inclusive margens de rios.
Tenho residência no município de TRAIRI CE responsável sozinho por 50% de toda a área desmatada no CE. já apelei ao MP
SEMACE e imprensa local. Ninguém levanta um dedo. As imobiliárias partem para desmatar áreas antes preservadas como abutres predadores. tenho farto material em vídeo e foto. Além de documentação dirigidas as autoridades
Acompaho sua trajetória de jornalista
escritor e sei que vc teria respaldo suficiente para defender essa causa.
SDS
Tenho uma sugestão para o governo:
Ao invés deles ficarem tentando fazer covardia com os aposentados e agora quererem dar calote nas pessoas que ganharam suas ações na justiça para conseguirem pagar o bolsa cidadã, cuja finalidade é “comprar” votos para o governo, porque eles não agem como os italianos e acabam com 1/3 desses políticos e suas enormes equipes?
O país só teria a ganhar pois teríamos menos corruptos e incompetentes, a PF teria seu trabalho reduzido e os que ficarem seriam mais que suficientes para continuar fazendo o estrago histórico que promovem neste país.
Penso que vocês como formadores de opinião deveriam divulgar essa ideia.
Grato.
Fernando Gabeira,
boa tarde.
Costume assistir teus comentários na Globo. Como não tenho condições de faze3r a pesquisa que vou te propor, acredito que você possa fazer.
O assunto é o seguinte, abreviando: será que a tal transposição do Rio São Francisco não é a causa de grandes enchentes ou secas fora do comum em diversos estados brasileiros.
Abraço
Heitor de Moraes, escritor, 78 anos e morador em Balneário Camború, SC
moraesho@terra.com.br
E isso Gabeira. Investir em saneamento básico causa alguns efeitos ingteressantes:
1 – Preserva meio ambiente.
2 – Cria empregos imediatos e diretos na obras.
3 – Cria empregos pós obras – operação de centrais.
4 – Reduz drasticamente problemas endêmicos – saúde do pobre.
5 – Cria empregos na indústria e logística. Afinal, tubos e válvulas tem que ser fabricados – e despachados.
E o melhor.
a)Dignidade. Não há nada mais indigno do que a falta de agua e esgoto. E lixo a céu aberto. O termômetro disso é a afirmação do presidente “Quando eles veem a agua parece que ganharam na loteria”
b) igualdade. Tratar os outros como seres humanos…isso é igualdade.
Este não deveria ser programa de governo. Deveria de ser de Estado. Deveria seer um compromisso perene e com ranço de accontability para o executivo. Não cumpriu a meta tá fora. Em todos os níveis.
Me disseram que na torneira de Paraty sai folhinhas. Não tem agua tratada. Patrimônio da humanidade….
Pergunto ao Gabeira , qual o Valor do Cachê para Falar sobre Sustentabilidade em Outubro de 2021 , no Rio .
Grato , Sou , Carlos Eduardo Thompson
AUTOMOBILISMO E SUSTENTABILIDADE
Jockey Club do Brasil , 10 – 20 Outubro de 2021
Rio de Janeiro
Exposição de Carros de Corrida
Arte
Debates com Pilotos
Entretenimento
Curadoria : Carlos Eduardo Thompson
CEO Team X44. Artistic Director. Race Driver. Visual Artist. Designer. Director Artistic for Fashion. Movie Designer. Poet. Dancer. Writer. Archaeologist Member of the European Association of Archeologists and the Russian Geographical Society. Lead Engineer of the Lewis Carl Davidson Hamilton. Lead Engineer of F1. 6 x Champion of the World | Mercedes-Benz AMG Petronas Team
carlos.e.thompson.archaeology@gmail.com
Instagram : https://www.instagram.com/stylecarloseduardo
FB http://www.facebook.com/profile.php?id=100011962154253
Por favor, entre em contato pelo email: lavorareproducoes@gmail.com
Obrigada
Obrigado, Zé Torres. Vou pesquisar
Um abraço
Prezado e querido Fernando Gabeira e equipe.
Assisto todas as suas reportagens.
Sei o quando se preocupa com nosso Brasil
pois sempre fez muitas reportagens importantes
especialmente em Teresópolis desde 2011.
Gostaria de pedir um favor muito importante
neste momento difícil que estamos vivendo
e que os governantes escondem tudo.
Sei que não deve estar viajando
em razão da pandemia mas mesmo
assim gostaria que me ajudasse.
Pode fazer uma matéria sobre
o que vem acontecendo com as
montanhas do DEDO DE DEUS
E VERRUGA DO FRADE?
Acredito que estão escondendo
algo muito importante e sério.
Novamente o Dedo de Deus
teve um deslizamento maior
mês passado e até o momento
não vi nenhum geólogo falar
sobre o ocorrido, apenas vídeos
de pessoas como eu registrando
e colocando nos sites.
Estou muito preocupada, pois não quero passar
por uma nova tragédia como de 2011.
Por favor se não puder fazer a matéria
poderia repassar para alguém que tenha
o mesmo nível de credibilidade igual a você?
Desde já agradeço pela atenção
e envio um abraço apertado
como muita admiração.
Aguardo resposta breve.
Obrigada.
PS- Sou fotografa e no começo de 2019
registrei uma cena de um deslizamento
na VERRUGA DO FRADE, entrei em contato
com a prefeitura e tive uma resposta absurda
de uma pessoa direta ao prefeito que disse:
Você já falou com alguém sobre o assunto?
respondi que não e pessoa terminou
dizendo.. “Não fale com ninguém e não se preocupe”
Um absurdo.
Por favor, entre em contato pelo email: lavorareproduces@gmail.com
Obrigada
Boa tarde.
Inspirado, inteligente e sensível o texto sobre as tubaínas no Distrito Federal. Bom saber que alguém está atento.
Mais do mesmo. O diferente que se revela igual.
Vamos seguindo assim, conchavos lá, e no restante do Brasil, oportunidades sendo perdidas. A riqueza natural, grande trunfo do país, sendo devastada pouco a pouco, com o apoio, ora vejam, do Ministro do Meio Ambiente.
O governo que acabou com a Lava Jato, com a corrupção. Mais um pouco e talvez consiga acabar também com a Natureza.
Olá, sou produtora e gostaria de fazer um convite ao Gabeira. Seria por aqui mesmo?
Por favor, entre em contata pelo email: lavorareproducoes@gmail.com
Obrigada
Boa noite, Gabeira.
Me dirijo a vc devido à sua sensatez e à admiração desenvolvida ao longo dos anos.
Vejo hoje na mídia – salvo engano no Antagonista – que o STF perguntado sobre a agressão do Presidente da República à China, teria dito que o Presidente seria apenas um “Tigre de Papel”.
Ora, a atitude desse felino inofensivo agrava as relações com o Governo Chinês que, segundo a imprensa, pode dificultar a remessa de insumos para as vacinas tão necessárias. Logo, a atitude do bufão está causando mortes.
E o STF se limita a esse comentário? O que os presidentes do Legislativo dizem? E a PGR?
Gostaria de ouvi-lo a respeito.
. Em 05/05/2021.
Prezado José
Seu comentário foi encaminhado ao Gabeira.
Abs
O Brasil não é uma ilha – Fernando Gabeira – OESP-16/10/20
Esse comunista está com saudades de terrorista, claro que está torcendo para o partido socialista democrata americano (com Obama, Lintons & cia) voltar ao poder, e salvar a China comunista, que fabricou e espalhou o vírus pelo mundo, apenas mais um ato terrorista comunista. Inutilidades políticos, igual ao senhor seu Gabeira, o Brasil ainda está cheio, Bolsonaro sozinho e em apenas 4 anos não tem como acabar, ainda que faça algum esforço atrapalhado pela sua incompetêrncia, família corrupta etc. etc., mas o próprio povo brasileiro (e também americano) estão se encarregando de acabar com o comunismo no mundo.
Ariovaldo Batista
av sen vergueiro 2685 – r.ramos s.b.do campo sp
43652320 – ariooba06@hotmail.com
RG 2644533
Neste mês de fevereiro vc Fernando Gabeira festejou seus oitenta anos. Lendo sua biografia parecia um lutador de vanguarda contra a ditadura militar no Brasil. Sinceramente eu não sei se devo parabenizar vc ou atacar vc. Antes de tudo, uma luta armada contra uma ditadura não ataca os inocentes como o embaixador alemão. Quem deveriam ser atacados são os militares torturadores que vcs sofreram o calvário com eles. Bref o embaixador foi sequestrado e graça a esse ato consegui vc e os 39 guerreiros fugir para Argélia. Acredita em mim, conheci pessoas na Argélia de alto escalão que fizerem o impossível para que vocês se aterrisassem em Argel. Nenhum país no mundo aceitou o asilo de vocês. Nem a França para quem vocês sempre lambem as botas dela queriam vocês. O que me espanta meu querido lutador Gabeira que durante todas as suas entrevistas vc nunca mencionou o país Argelia que te acolheu como um grande resistante e não como simples refugiado. Os Heróis falecidos Miguel Arraes e seu neto Eduardo Campos, eram testemunhas da sua proteção pelas auroridades argelinas, bem como do seu bem estar na capital. Se não for Argélia, hoje vc estaria enterrado numa fossa comum onde ninguém sabia a localização. Além disso meu querido Gabeira quando vc queria ir para Suécia eu conheci pessoalmente o falecido argelino que negociou sua transferência para Suécia porque aquele país não queria vc de jeito nenhum. Para eles vc era considerado como terrorista e não resistente.
dia de seu aniversario de oitenta anos, os jornalistas colegas da Globo News nao pararam de elogiar vc meu carrissimo Gabeira. Esses jornalistas da Glóbo News que na maioria não conheciam o sofrimento do povo brasileiro durante uma ditadura. Para mim e me desculpa da expressão são jornalistas papagaio. Por que estou dizendo isso? Porque eles só repetem o que está escrito nos sites americanos ou noticiado nos canais americanos. Esses jornalistas que são maioria mulheres e não tenho nada contra as mulheres nessa profissão mas acho que eles se formaram na escola de jornalismo do imperialismo americano. Tanto na posse de Trump como na posse de Bolsonaro, a Globo News fez uma super cobertura sobre os eventos. Nenhum desses jornalistas papagaio ousou na época dizer a verdade que esses presidentes são um perigo para humanidade. A única jornalista que sou fã dela e muito corajosa é Candice Carvalho Feio. Essa jornalista sempre está no front fazendo coberturas extraordinárias. Ela nunca apresenta seus comentários mostrando uma biblioteca atrás dela. É uma autêntica jornalista que vai atrás das notícias mesmo no campo perigoso. Eu termino meu relato sem esquecer de mencionar uma coisa. Os Estados Unidos tem duas embaixadas no Brasil. Por que estou dizendo isso? Porque tem a embaixada oficial em Brasília e a CNN Brasil que dão 24 horas de destaque a política imperialista americana.
Olá Gabeira, preciso de você para fazer parte do meu TCC. Vou me graduar em Serviço Social e sem sua contribuição ele ficará incompleto. Meu tema será: Prostituição é trabalho? E como você até onde eu sei foi o único a tentar regulamentar prostituição como profissão pode me ajudar muiiito. Me chamo Selma Rocha tenho 58 anos.
Valeuuuu!!!!
Por favor, entre em contato pelo email: lavorareproduces@gmail.com
Obrigada
Olá Gabeira, gosto muito dos seus comentários sensatos e coerentes, mas o meu contato tem um outro motivo. Por favor me responda como vc consegue três poltronas e sofás inteiros além de objetos decorativos nas pratoleiras tendo três gatos?
Que mágica que vc usa?
Um abraço!
Olá, Silvia. Já tivemos muitos problemas com sofás, poltronas e objetos. Agora com eles mais velhos, as coisas estão resistindo mais.
Abs
“Em breve, essa máscara de profunda religiosidade vai cair para mostrar a verdadeira face do oportunismo político”.
Já dizia São Paulo sobre falsos pastores e falsos cristãos:
“Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem” (2 Coríntios 11:13-15)
Não é de se admirar que gente tão inescrupulosa e desonesta vista máscara de cristão para ganhar votos e conquistar o poder.
Leio diariamente seu blog e acompanho seus comentários na GloboNews.
Grande abraço!
Querido Fernando Gabeira,
Me chamo Ana Luz e sou da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.
Tenho um convite para fazer ao senhor. Você teria um e-mail para podermos conversar melhor?
Agradeço desde já.
Abraços!
Por favor, pode enviar para: lavorareproducoes@gmail.com
Obrigada
Bolsonaro todos dias cria um fato polêmico, para a imprensa se preocupar é esquecer do Queiróz, filhos e dos R$ 89.000,00
Por favor,entre em contato pelo email: lavorareproducoes@gmail.com
Obrigada
SOCORRO !!!!!
A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer.
Rui Barbosa
SEM TER ONDE RECORRER, CRIEI UM CANAL NO YOUTUBE PARA EXPOR OS GRAVÍSSIMOS ABUSOS DE AUTORIDADE QUE ESTOU SENDO VÍTIMA E CONSEGUIR AJUDA. POR FAVOR ME AJUDEM, DIVULGUEM E COMPARTILHEM O VÍDEO
https://www.youtube.com/watch?v=HvhXpNKbiHg
GABEIRA
Voce não acha que esta nomeações do BOLSONARO de militares para o seu governo, seja
uma forma de Bolsonaro se fingar dos Comandantes que o expulsaram do exercito, provando para eles que quem manda agora é ele, os humilhando em publico como ele fez com PASSUELO.
Prezado Gabeira!
Parabéns pelos seus comentários inteligentes e bem fundamentos. É muito bom ouvir uma palavra de equilíbrio.
Minha dúvida:
Por que somos obrigados a votar e não somos obrigados a tomar vacina?
Políticos não são, de longe, mais importantes que a nossa saúde.
Sds,
Luiz Sena
Aracaju-SE
Sobre as pesquisas divulgadas agora pouco.
A análise dos jornalistas está errada. Só estão falando do majoritário. O majoritário não pode pedir voto útil, pois tem que tentar fazer a maior quantidade de vereadores possível. Não se pode abandonar os vereadores puxadores de votos que existe em alguns partidos.🤷♂️🤷♂️🤷♂️
Aguinaldo Paulino – RJ
Gabeira como vc se presta a seguir uma linha editorial, claramente distorcida do contexto e da realidade . Numa palavra só :decepção.
Falo sobre a análise das eleições colocando ou querendo colocar a imagem do presidente A eventos de derrota, incluindo até a lá eleições americanas. É triste ver a verdadeira cara e intenções da Família Marinho. Deve ter muita água debaixo dessa ponte
Boa noite, prezadíssimo Gabeira,
O candidato a Vereador de Bolsonaro em Queimados RJ é o Luiz Costa, que recebeu 149 votos (0,52%) e é o 52º da lista, caso eu não tenha errado na contagem.
Parabéns por seus excelentes artigos e crônicas. O Brasil precisa muito de você.
Que você dure uma eternidade.
Abração
Sebastiao Carvalho Rodrigues
RJ
Prezado Gabeira, meu nome é Antonio e, apesar de você não me conhecer, sou um grande admirador do seu trabalho e pensamento. Eu mal havia entrado na adolescência quando você retornou do exílio, houve aquela legendária cena na praia e meus pais – mineiros e muito conservadores – fizeram pouco caso de você. Alguns anos depois, meu título de eleitor ainda com cheiro de tinta, você foi candidato a Presidente da República. Seu horário político era muito limitado e as mensagens, bem curtas. Sempre terminavam com um locutor dizendo em off “Ga-bei-ra-pre-si-den-te-do-bra-sil”. Era tudo um pouco exótico, e aquela estória de Partido Verde simplesmente não me convencia. Pois bem. Os anos se passaram, você foi eleito para o Congresso Nacional, eu decidi ir embora do Brasil (acho que nem preciso explicar o porquê) e, tendo vivido nos EUA por cerca 21 anos, continuo totalmente descrente porém hipnotizado pelos acontecimentos no país. Dizem que você tira a pessoa do Brasil mas não tira o Brasil de dentro dela. Pois é. De muitos anos pra cá, talvez desde o início do Mensalão em 2006, aprendi a ler o seu blog com absoluta religiosidade. Estou escrevendo tudo isso como preâmbulo para dizer duas coisas: 1) admiro MUITO a sua visão do país e para ele. Arrisco dizer que, hoje em dia, poucos brasileiros de destaque possuem sequer uma fração da sua sobriedade, lucidez e sofisticação. 2) infelizmente não vejo a menor esperança de que o Brasil possa, um dia, dar certo. Mas lamento MUITO não havê-lo conhecido naquela época circa 1985 e ouvido em maior detalhe o que você tinha a dizer. Me dá tristeza lembrar que tanta gente prestava atenção no Brizola mas não em você. Quero deixar-lhe um abraço afetuoso, desejando-lhe saúde e vida longa, para continuar ousando dizer com coerência, inteligência e sensibilidade tudo aquilo que sequer passa pela cabeça pelos ditos “intelectuais” brasileiros. Parabéns, Gabeira — você é o cara!
Sobre Declaração de Mourão que no Brasil não tem racismo.
Prezado Gabeira,
Acompanho você na Globo News. Gosto muito de suas análises.
Como sugestão vai uma percepção pessoal sobre o assunto acima.
Sempre que se comenta esse assunto, o ponto de partida são dados estatísticos que isolando não apontam a realidade. Metade da população é negra. Poderíamos pegar qualquer índice ligado à criminalidade para essa análise,
Como exemplo: Cerca de dois terços da população carcerária é composta por negros, quando em condições normais deveria ser 50%. O comentário que sempre ouvimos de jornalistas, entidades ligadas aos direitos dos negros, etc., é que isso é fruto de racismo “estrutural” nas instituições de segurança. Te asseguro que não.
Se partirmos do fato que entre jovens e adolescentes envolvidos com a criminalidade cerca de 80% são negros, poderíamos afirmar o inverso.
Para ficar bem claro: Moro em um sitio com uma grande população de gansos, metade são gansos brancos e a outra metade sãos gansos escuros. Pelo fato dos brancos serem mais visíveis aos predadores, para se defender tornaram muito mais agressivos, sempre atacam para se defender. Os escuros por seu lado raramente atacam. Consequencia: Se um ganso branco se aproxima de mim, vou ficar de “pé atras”.
Conclusão: Preconceito injustificado existe sim. Racismo “estrutural”, se existe estaria nas instituições que cuidam dos direitos básicos educação, moradia, alimentação. Nessas áreas, desconheço a existência desse racismo.
Até hj não superei vc não ter sido eleito prefeito no Rio…sou policial militar – declarei meu voto abertamente entre meus pares e quase fui crucificado. Vim aqui falar isso pq de novo vou ter que aturar o Dudu. Que privilegiará os interesses escusos e jogará migalhas pra pesoas como eu, que moram no suburbio, no Rio que não está no mapa dos turistas – O Rio deles vai, no maximo, com boa vontade, até o Méier. pavuna e Santa Cruz eles nem devem saber onde fica.
Gabeira, boa noite. Há pouco, na Globo News, jornal das 18, vc comentou que, se Bolsonaro quiser recuperar sua imagem – não me recordo quais foram exatamente seus termos – terá que entender a necessidade de cuidar da pandemia e da vacinação. Eu diria, que ele continuará tratando como até agora: “Vai morrer gente? E daí? Um dia todos nós vamos morrer!” Eu complementaria sua análise:
– Desde quando ele irá entender que o importante não é reconhecer que todos vamos morrer, mas, que salvar vidas é o que importa agora.
Muito engraçado, até que eu lhe tinha algum respeito pelo que voce fala e fez nos últimos anos, mas não me recordo de vc ter comentários semelhantes sobre as faculdades mentais da desequilibrada “presidANTA” Dilma.
Admiro sua postura e seu conhecimento, mas voce parece estar em perfeita sintonia com essa mídia podre e seu jornalismo lixo, preconceituoso, parcial e militante que parece não ter percebido ainda que NÃO HAVERÁ TERCEIRO TURNO.
Além de JAMAIS ter ouvido voces da esquerda caviar criticarem o “molusco nove dedos” por suas inúmeras posturas e ações de um verdadeiro líder corrupto condenado, um machista que grita sobre os “grelos” das mulheres e que parece convenientemente para as feministas ridículas e os socialistas de vitrine, não ter mexido com “Todas” ou com nenhuma, que vende mentiras sobre pobreza na Europa para trazer recursos, e ainda fica zombando dos financiadores, que formou a maior quadrilha de ladrões do dinheiro público já visto o planeta, que tem na mentira seu porto seguro apenas por que os seus adestrados militantes o ovacionam como uma referencia para uma ignorância coletiva e uma farsa de jovens burros que não conseguem fazer uma dissertação que se entenda.
Me desculpe não sou nada e voce tem uma história de militante de esquerda, foi politico, apresentador e certamente é uma figura inteligente e capaz de distinguir a realidade e não seguir a manda de ignorantes funcionais que saem a 30 anos das universidades e dos centros acadêmicos lavados pela farsa Paulo Freire e seus discípulos colocando a educação do País na lama. Torço para pessoas como voce que tem a comprovada capacidade de influenciar outras pessoas a buscarem a verdade sem partidos ou ideologias e o julgamento sincero de quem quer que seja. TODOS sabem que Bolsonaro não é nenhuma sumidade intelectual ou líder ilibado, mas ele é o que sobrou da destruição que as esquerdas socialistas, globalistas, comunistas e outras porcarias nos deixaram em quase 30 anos de cegueira e desigualdade social. Eu tenho certeza que voce é muito melhor do que diz o texto de introdução a esse site. Não possuo absolutamente NENHUM politico ou ideologia de estimação, mas percebo na minha humilde capacidade de entendimento, que o povo brasileiro fez uma opção baseada numa democracia e que mesmo com todos os erros e acertos, esta contente com o que esta se transformando o pais sem corrupção(nada será como antes) sem privilégios(lei Ruanet para quem não precisa), sem roubo do dinheiro publico, sem desvios e maracutaias explicitas e que hoje ao invés de vermos o pais unido para seguir o melhor caminhos para TODPS, vemos uma monte de viuvas da esquerda impedindo e manipulando as notícias e a justiça apenas para que o “barco” a funde por não ter a bandeira vermelha no mastro.
Nada do que coloco acima é pessoal, mas uma crítica a unilateralidade de posicionamento.
Paz e Bem
Olá Gabeira, tudo bem? Olhando o resultado das eleições vemos que a soma do PDT e do PSB daria uma aliança que os colocariam entre os 4 maiores partidos. O cenário para 2022 para mim, seriam 4 grupos, direita, 2 centros e esquerda. Essa aliança PDT-PSB poderia facilmente entrar com a opção centro esquerda, o Doria-DEM com a centro direita; Boulos-Manuela, esquerda, e a direita ficaria com Bolso ou algum filho dele. O PDT-PSB poderiam falar em voto útil na esquerda enquando o Doria-DEM a mesma coisa. No final teríamos um segundo turno com CIRO-FRANÇA e DORIA-ACM. O que você acha? Eu sei, eu sei, muito cedo. Mas hoje acho esse um cenário interessante.
Boa noite, o QR-code acima mencionado para visualização do contato de e-mail está com o link da imagem quebrado, portanto não é possível ‘ler’ pelo celular. Poderia me enviar um email de contato, por favor? Quero encaminhar um documento para o Gabeira. Obrigada!
Olá. Pode enviar para lavorareproducoes@gmail.com
Olá Gabeira
Sou um admirador de seus sempre pertinentes comentários na GloboNews. Hoje você deu uma informação sobre os testes com a vacina, um questionamento que fiz a diversos médicos, e continuo em dúvida sobre a função do placebo nas pesquisas.Sua análise é precisa em caso de voluntários que foram contaminados.Certamente teríamos uma visão precisa das reações de imunidade entre o grupo que recebeu a vacina e o grupo que recebeu placebo, uma aferição precisa de efeito da vacina. Mas minha pergunta que persiste é a seguinte:
1-dois grupos são selecionados para receberem a vacina e placebo;
2-efeitos colaterais podem ser observados nos que receberam a vacina;
3-efeitos colaterais no grupo placebo decorrem de aspectos psicológicos ou outros não relacionados com a pesquisa.
Então, qual a função do grupo placebo na pesquisa, se não inoculados com o vírus a ser combatido pela vacina em teste?
Já recebi respostas relacionadas a protocolos internacionais de segurança etc,mas continuo a perguntar pela minha ignorância brejeira….
Se um grupo não tem nada e recebe um nada como placebo,qual sua importância na pesquisa?
Grande abraço
Ricardo Rangel
Recife-PE
Gabeira,
Enquanto o coronavirus retoma fôlego o Presidente da República toca sua lira!!!
Boa tarde!
Peço que ajudem na divulgação da atual situação dos moradores de Itatiaiuçu, atingidos pelo PAEBM (plano de ação e emergência para barragem de mineração) da Arcelor Mittal em 08/02/2019.
A mineradora não aceitou os valores da matriz de danos, que é uma vertente da reparação integral.
Além disso, sugeriu varias modificações na proposta do TAC (termo de acordo complementar), reduzindo ao máximo os direitos dos atingidos.
São quase dois anos de luta, tristeza, adoecimento. A AMB (arcelor mittal do brasil) não quer arcar com os custos dos prejuízos que ela causou a todos os moradores e proprietários da região afetada.
Dê ao povo dessa pequena cidade a chance de voltar a viver com dignidade, exibindo uma matéria sobre o tema e fazendo com que a empresa olhe para os atingidos com empatia, que reconheça que destruiu projetos de vida, sonhos; que acabou com o sossego da cidade; que obrigou as familias a saírem de seus lares, criando problemas irreparaveis para elas; que obrigou as pessoas a pararem de viver e passaram a sobreviver.
Espero sinceramente que possam fazer algo por nós!
Abraço fraterno.
Cibele.
Cara.
Entre em contato conosco pelo email lavorareproducoes@gmail.com
Obrigada
Olá Gabeira, escrevo como seu leitor fiel, quase diário. Acho muito apropriado o que você escreve, mas tenho a percepção de que a mídia cai no jogo do Bolsonaro. Suas polêmicas têm como objetivo criar uma cortina de fumaça (desculpe o cliché) para esconder as falcatruas da família. Acho que vocês devem, sim, denunciar as maluquices do presidente – mas colocá-las sob essa perspectiva: ele não é tão maluco assim, ele é bem esperto. Quer mudar o foco para que a opinião pública não se ocupe dos crimes cometidos por ele e seus filhos. Abraço!
Gabeira, me chamo Carlos André, estou atualmente como presidente do Conselho estadual direito humanos de crianças e adolescentes no estado do Rio de janeiro. Após fazer algumas pesquisas vi que no ano de 2004 vc foi até a Paraíba falar sobre os presídios de lá e as experiências com o pavilhão da diversidade homoafetiva e no feminino as oficinas de boneca. Sabe me dizer se ainda existe ou foi algo político? Queria trazer essas duas ideias para o Estado do Rio de janeiro. Quando podemos nos falar pessoalmente?
Por favor, entre em contato com o email lavorareproducoes@gmail.com
Obrigada
Eu já fui um grande admirador do Fernando Gabeira, e tive razões para isso. Tinha 15 anos quando ele foi candidato a governador do Rio e fez uma campanha totalmente inovadora – hoje é fácil rir dos abraços na Lagoa, mas na época era realmente algo simbolicamente mobilizador. Foi um negócio empolgante e bonito, ainda mais ele sendo fundador do Partido Verde no Brasil, algo de uma urgência que não se mostrava e hoje é evidente – mas ele estava na frente.
Depois disso votei nele para deputado federal ao menos três vezes (passo pela candidatura a presidente, tratada como nanica embora fosse séria). Eu o vi ser o único do PV na Câmara e ser convidado para as reuniões de líderes de bancada mesmo sendo líder apenas de si mesmo. Não era chamado só por cortesia, mas porque seu pensamento era relevante. Nunca me arrependi deste votos. Vi quando entrou no PT, após o PV ser sequestrado por uma turma que desfigurou o partido, eleger-se junto com Lula.
E então o vi sair do partido depois de levar um chá de cadeira de horas do Zé Dirceu, quando ia protestar contra os rumos do partido e da presidência. Jogo jogado, divergiu, saiu, mantive o respeito por ele. Vi quando ele liderou o movimento para defenestrar o Severino Cavalcanti da presidência da Câmara e aplaudi – quem dera alguém tivesse feito isso com Eduardo Cunha depois. E quando ele se candidatou à prefeitura do Rio, 20 anos depois, aderi a sua campanha entusiasticamente, coisa que raramente faço (mesmo com seu PV aliado do PSDB), doei sangue literalmente por ele, no HemoRio. Ele perdeu para Eduardo Paes na campanha mais suja que eu já vira até então – suplantada com folga pelas atuais.
E então Gabeira disse que estava cansado de ganhar perdendo, e queria ganhar ganhando, e se aliou ao DEM para governador dois anos depois. Ainda votei nele, mas sem condições de fazer campanha. Perdeu do mesmo jeito, para o Sergio Cabral, e sabemos que teria sido melhor se tivesse vencido.
Vi finalmente quando deixou a política e voltou ao jornalismo, e desde então nossas opiniões só se afastaram, com ele aplaudindo a Lava Jato, e escrevendo o prefácio de um livro de Sergio Moro, entre outras coisas. Até que afirmou em 2018, que Bolsonaro era uma ameaça “apenas” à democracia mas que as instituições o segurariam. Disse que era necessário ter uma visão construtiva sobre ele, e ganhou dele um “abraço hetero” à distância. E foi então que eu finalmente percebi que o rancor que ele havia guardado se tornara mais forte que sua capacidade de antecipar o futuro, aquela que o fizera fundar o PV. Considerei que não havia mais como conciliar. Deixei-o de lado e fiquei realmente triste.
Hoje ele escreveu um artigo em que admite ter se enganado quanto a Bolsonaro, que o subestimou. Gostaria de dizer duas coisas a ele, como eleitor anônimo e que o acompanha desde a tanga de croché (a parte do sequestro do embaixador soube depois):
1- É totalmente inadmissível que uma pessoa com a sua trajetória e capacidade intelectual, e mais ainda, com a antevisão que você mostrou ter mais de uma vez, tenha deixado de se opor com todas as forças a tudo o que Bolsonaro representa desde sempre, tendo você convivido na Câmara com ele por décadas – e mesmo sem isso. Repito: totalmente inadmissível.
2- Estamos juntos contra o fascismo, porque não se recusa aliados contra o fascismo.
Mas minha confiança no seu discernimento se perdeu para sempre. E acredite, eu lamento muitíssimo.
Túlio Villaça
Caro Gabeira
Bom dia
Eu publiquei recentemente um livro que retrata com humor o comportamento dos governos radicais de direita.
O título do livro é Síndrome da Burrice Adquirida com um subtítulo Quando os Burros Tomam o Poder.
Por esse e-mail do jornal eu não posso enviar fotos mas o livro pode ser acessado no site da Amazon pesquisando pelo título ou pelo meu nome.
Se você puder ajudar na divulgação eu agradeço muito.
Abraços
Emerson Rios
Obrigado pela indicação.
Um abraço
Equipe Gabeiracom
Um excelente ano novo a todos que cuidam do site. Tenho lido os textos publicados no blog desde abril e eles têm ajudado um bocado a colocar em perspectiva o que temos passado. Obrigado pelo grande trabalho.
Grande abraço.
Prezado Marcelo.
Agradecemos seu comentário.
Um abraço
Equipe Gabeiracom
Prezado Gabeira,
Na sua coluna de hoje, 04/01/2021 você começa chamando Bolsonaro de estadista. Sugiro dar uma olhada no diccionario o significado da palavra estadista. Certamente Bolsonaro não tem os atributos para ser chamado de estadista.
Sds
Gabeira, Gabeira! Tarde te conheci e logo amei. Como são bons seus comentários na GN, são equilibrados, inteligentes e informativos. Parabéns pela assertividade das falas. Muita saúde e longos anos de vida pra você e para mim para que possa ouvi-lo sempre. Obrigado
Prezado Francisco.
Agradecemos seu comentário.
Att. Equipe gabeiracom
Excelente artigo. Realista e com uma análise equilibrada do desafiador cenário que estamos atravessando com o presidente Bolsonaro no comando do país. Parabéns pelo primoroso texto. Abraço fraterno. Thales Maciel.
Agradecemos seu comentário.
Equipe Gabeiracom
Estimado Gabeira. Sou o professor e pesquisador JONAS ABREU, da Faculdade Anhanguera-RJ. Minha última pesquisa na área de mídia televisiva, está na fase de coleta de dados e considero essencial o seu depoimento sobre tópicos a respeito das decisões sobre identidade ideológica, princípios editoriais ou deliberações mercadológicas das redes de noticias. Gostaria de seu contato institucional ou pessoal para concluirmos as tratativas para uma rápida entrevista (eletrônica, pessoal ou telefônica). Agradeço sua atenção e generosidade nesta solicitação. Caso seja necessário posso enviar meu link Lattes e a proposta temática.
Prezado Jonas. Por favor,envie um email para lavoreproducoes@gmail.com
Obrigada
Gabeira,
Sou muito sua fã! Você no GloboNews me passa a sensação de que esse inferno político, que o Brasil está passando, não sairá impune, pois tem pessoas como você, que estão atentos e que expõe soluções.
…a propósito, achei total desrespeitosa a comparação de sua colega…sobre Você nas eleições..derrota e Bolsonaro….achei baixo a comparação, por parte dela.
Olá Gabeira! Acompanho seus comentários na Globo News e admiro muito teu trabalho. Sei que a pergunta pode parecer estranha, mas eu gostaria de saber qual o modelo do teu óculos de grau redondo. Coleciono armações nas mesmas características e sempre fico curioso para saber qual a marca/modelo.
Obrigado desde já pela atenção. Abraço!
Caro Pedro. Foi comprado numa pequena ótica aqui em Ipanema.
Abs
Gabeira, hoje durante a transmissão da posse de Biden na Globo News, aparecia na barra de notícias o comentário do Embaixador do Brasil nos Estados Unidos de que ” Biden teria o “desafio” de entender que o Brasil mudou”.
Não seria o inverso ? Ou seja ,não é Bolsonaro que teria o “desafio” de entender que os Estados Unidos mudaram ?
Venho pedir ao Gabeira que faça alguma coisa pela cidade de Miguel Pereira RJ, pois vem sendo arrancadas árvores centenárias na cidade pela prefeitura.
Prezado Gustavo.
Seu pedido foi encaminhado ao Gabeira. Abs
Prezado Gabeira, parabéns pelo 80.aniversário. Muitas felicidades, saúde e continue assim como você está.
Sou sua admiradora desde os idos de 1969. Também envio parabéns para a foto, de autoria de Leo Aversa , que
o Globo publicou hoje em homenagem ao seu aniversário. Um abraço virtual, Yvonne
Cara Yvonne. Muito obrigado. Abs
Gabeira
O interesse do presidente com o aumento de armas para civis, caçadores, ect nao tem nada a ver com a direito dos mesmos possuirem armas , mas sim ganhar dinheiro via o filho que é representante de fabricante de armas no EUA
O Brasil está assim! Ao vencedores as vacinas….
Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas. (Machado de Assis, Quincas Borba
Parabéns pelo seu aniversário Fernando Gabeira. Sou uma fã incondicional. Desconheço outra pessoa com tamanha inteligência emocional e experiência de vida. Há também o conhecimento proveniente dos livros. Enfim: um ser inatingível quanto à sabedoria. Apresenta seu desagrado com maestria e de uma forma digna de um gênio. Assisti a seu documentário, na Globo News, bem como o depoimento de seus colegas. Fiquei mais emocionada que você diante da tela de TV. Você respondeu que deve isso à equipe e aos Colegas. Descobri outra característica: respeito ao próximo. Eu o sigo no Instagram e hoje foi o primeiro dia que acessei seu site. O trabalho do Cidadão comum cansa e nem sempre temos tempo. Peço desculpas por isso.
Desejo felicidades hoje e sempre. Seu legado ficará para as próximas gerações!
Caro Senhor Gabeira,
Le agradeco as cronicas ponderadas e o seu comforto em lidar com temas complexos que resistem a a respostas faceis. Tambem me impressiona a sua tendencia a evitar demonizar os pessoas com as quais discorda – as vezes (mas nem sempre) notando que “que o diabo pode ser diabo mas em certos casos pode ter razao ou, pelos menos, possui um argumento robusto que merece aprofundamneto.” Que o senhor continue dando voz as mensagens de decencia, tolerancia, integridade pessoal, melhoramento pessoal e coletivo, etc.
Com relacao a evolucao do Covid 19, acho util o seguinte link
https://coronavirus.jhu.edu/data/mortality
1. Nota-se e claro uma grande variacao na mortalidade por pais. Com varias hipoteses desde de geograpfia (Ilhas Isoladas), a possivel tendencia a autoinumidade de alguams areas historicamente afeatadas, a grau de comformismo cultural ou politico, etc.
2. Nota-se tambem – na Europa e nas Americas – que com raras excecoes (Finlandia e Dinamarca), mais cedo ou mais tarde, os numeros aceleraam (Alemanha, Austria, , Leste Europeu etc.) e o virus acaba infectanado grade parte da populacao. No Fora as vacinas, me parece que vamos correr atras da Belgica: mudancas de comportantmento (distancia social, uso mascaras, etc) tem tido um efeito real mas nao duradouro – um efeito que parece freiar mas nao parar a “queimada”. Um freio sim que da oportunidade a infrainstrutura medica de se adaptar/crescer para poder tratar um fluxo de novos pacientes.
3. Se olharmos para os EUA, onde os numeros de hospitlizacoes estao caindo vertiginosamente nas ultimas 8 semanas mas sem uma grande mudanca em comportamentos e aindo com vacinacao somente agora a 15% da populacao – surge a hipotese que estam chagando a “imunidade coletiva”: our seja o numeros de pessoas que foram infectatoos pelo virus e multiplos do numero de infeccoes oficiais (30 milhloes, talvez 4-6 vezes). Estes (5 vezes 30 = 150 milhoes) somados as 15% (parcial our completamente vacinadas) comecam a produzir um numero perto de 60% da populcao…
Talvez o Brasil nao estaja tao longe disso..
Caro Gabeira
A vida profissional me proporcionou ter desenvolvido meu trabalho na Industria Automotiva em vários Países – obvio Brasil q Itália / USA & durante 13 anos na RP China. Na China acabei participando da visita do Lula …. sendo convidado por ser um dos mais antigos `Expatriados´ ….
Eu tenho uma questão …. porque quando vemos um Congresso se reunindo seja nos USA ou Europa ….. todos estão sentados em seus locais ouvindo a Sessão …. e no Brasil desculpe o termo chulo … mas adequado … UMA ZONA FEDERAL ????
Temo um pouco de tudo … Parlamentar rindo … abraçando …. brincando … e a SESSÂO CORRENDO !!!!!
Você que foi Parlamentar … qual a sua opinião ?????
Luiz Pitanga / Carioca / Engenheiro Industrial Metalúrgico – UFF
Gabeira
A título de informação deixo aqui o sites de um artigo que saiu ontem no The bureau of investigative journalism:Held to ranson.
Bolsonaro é um pilantra mas a Pfizer é jogo duro
Gde abraço e o seu dia de vacina parece q esabado
Caro Gabeira, acabo de ler um livro que talvez possa te interessar. Trata-se de Friction – An Ethnography of Global Connection da antropóloga Anna Lowenhaupt Tsing. A Tsing é mais conhecida por conta de um livro mais recente chamado The mushroom at the end of the world, mas esse é anterior e faz, como o título indica, uma etnografia global a partir de movimentos ambientalistas pela florestas na Indonésia. Espero que goste! abs, Barbara
Muito obrigado, Barbara. Vou ler, com certeza
Um abraço
Gabeira
Bom dia
Há bom tempo o admiro pelas seus comentários com conhecimento de causa e sensatos, Procuro sempre que posso parar para ouví-lo. Meus parabéns!
Sobre a situação atual da pandemia no Brasil faço o seguinte comentário.
Não há como não aceitar que estamos na Terceira Guerra Mundial. O Brasil já perdeu diversas batalhas, e vendo as estratégias e ações dos nossos generais estamos encaminhado para um resultado muito devastador, diferentemente de outras nações que tem melhores perspectivas.
Não estamos com uma pequena tropa brasileira tomando Monte Castelo em outras terras. A guerra está em nosso campo também, onde todos são combatentes e as baixas serão muitas, com nossa nação e seu povo destroçados. Nível imenso de mortos, inválidos, quebrados financeiramente, tanto as pessoas como as empresas. Principalmente os menos privilegiados, desprotegidos.
As causas são, além da falta de preparo, que chega a má fé, dos comandantes, a falta de maior compromentimento dos que tem poderes financeiro e de ação, e além da grande parcela da população que agem irresponsavelmente como se estivéssemos em um jogo de paintball com balas de festim.
Gabeira, minha admiração por você cresce dia a dia -foi capaz desde a mais autêntica reflexão sobre posições passadas a transformação e convicções ajustadas. De fato, cabeça pensante constante. Seu artigo de hoje no Estadão – A vitória parcial do coronavírus – demonstra sua visão ampliada de país e sociedade. Acho que nosso país merecia sua volta à política.
HOSPITAIS MILITARES, PRECISAM ABRIR PARA A POPULAÇÃO QUE ESTÁ MORENDO SEM ATENDIMENTO!!!!
A imprensa nacional em nenhum momento questionou como estão os hospitais das forças armadas, se estamos em guerra, porque não estão utilizando essas instalações para salvar vidas?
É um total descaso não questionar o Governo Federal! Espero que essa postura mude, que os meios jornalísticos façam pressão para que esses hospitais abram suas portas para a população!!!
http://www.dsau.eb.mil.br/index.php/unidades
Sr. Gabeira,
hoje dia 9 de Março 2021 no programa da Globo News e por volta das 19:30 horas o Sr. mencionou o Juiz italiano Falcone associando o mesmo com as “Mãos Limpas”.
Me gostaria de esclarecer que as “Mãos Limpas” ou “Mani Pulite” foi uma operação coordenada pelo magistrato italiano Antonio Di Pietro.
A seguir um extrato desde Wikipedia:
“”””
Operação Mãos Limpas
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mãos limpas)
A Operação Mãos Limpas (em italiano: Mani pulite), inicialmente chamada Caso Tangentopoli (em português, ‘cidade do suborno’ ou ‘cidade da propina’, termo cunhado por Piero Colaprico, cronista do jornal la Repubblica, referindo-se à cidade de Milão), foi uma investigação judicial de grande envergadura realizada na Itália. A operação teve início em Milão [1][2] e visava esclarecer casos de corrupção durante a década de 1990 (no período de 1992 a 1996) na sequência do escândalo do Banco Ambrosiano, revelado em 1982, que implicava a Máfia, o Banco do Vaticano e a loja maçônica P2.[3]
A Operação Mãos Limpas, coordenada pelo Procurador da República Antonio Di Pietro, levou ao fim da chamada Primeira República Italiana (1948 – 1994) e a profundas mudanças no quadro partidário, com o desaparecimento de vários partidos políticos. Muitos políticos e industriais cometeram suicídio quando os seus crimes foram descobertos,[1][2] enquanto outros se tornaram foragidos, dentro e fora do país.
“””
LINK:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_M%C3%A3os_Limpas
Quanto ao grande Juiz Giovanni Falcone, um extrato da Wikipedia:
“””
Giovanni Falcone (Palermo, 18 de março de 1939 — Isola delle Femmine, perto de Palermo, 23 de maio de 1992) foi um juiz italiano especializado em processar os chefes da organização criminosa siciliana Cosa Nostra.[1] Como juiz, foi responsável pra trabalhar contra a Cosa Nostra siciliana.
“””
https://pt.wikipedia.org/wiki/Giovanni_Falcone
È quanto.
ToM.
Ola,
Minha mãe, que tem 73 anos, me contou historias de ter participado de algum grupo politico do qual Gabeira fazia parte que era sediado se não me engano no Flamengo ou Catete. Isso deve ter sido nos anos 60 ou 70. Minha mãe não é, e acredito que nunca foi muito politizada, e ela não sabe dizer muito sobre as atividades to grupo, mas já me contou algumas historias. Gostaria de saber como posso me informar sobre esse grupo. Se eu pudesse escrever privado, gostaria até de saber se o Senhor Gabeira teria alguma lembrança da participação de minha mãe.
Obrigado,
Gabriel
Olá, Gabriel.
Pode usar o email: neila.pinto@gmail.com
Abs
Olá Fernando!
fico triste em ver hoje se me perdoe falar contra essa pessoa abjeta que é nosso presidente. Engraçado esse camaroti, chega a embrulhar o estomago entre outras. Votei no senhor, como trabalhei para Lula para governador e era menor de idade. Agora, se essa pessoa esta ai, é porque pessoas que se aclamaram mais letrados e ou politicamente? superiores o apoiou. Fernando Henrique é uma coisa menstrual. Então porque esses mesmos não assumem sua responsabilidade pelos seus erros como querem que outros assumam? È infeliz que isto seja de responsabilidade não só dele , mas sim de quem ajudou ele estar lá. Então, vocês também são culpados e como todos os santos e no Brasil não assumem as próprias responsabilidade… Justiça…. È uma outra Estória. Grato!
Prezado Gabeira,
Nessa questão de vacinação contra Covid no nosso país, estou bastante preocupado com duas questões: a primeira, é que até aonde eu sei o Ministério da Saúde (MS) não vem adquirindo os insumos (seringas e agulhas) necessários para a vacinação em massa, estariam usando os estoques existentes nos municípios e nos estados. E acho que isso vai prejudicar a vacinação, não só da Covid como de todas as outras vacinal do PNI (gripe, sarampo, hepatite, etc).
E a segunda questão é quanto ao armazenamento das vacinas com RNA-mensageiro (Pfizer e Moderna), que necessitam de freezeres especiais. Apesar da Pfizer ter anunciado recentemente que as vacinas não mais precisem permanecer a menos 70 º C. Agora elas podem permanecer a somente menos 20º C, mas estas temperaturas reduzem a vida útil delas para 2 semanas. Então estas vacinas que estão sendo adquiridas exigem uma logística especial (o que não tem sido o forte do MS atualmente), mesmo com armazenamento a menos 20º C, os freezeres existentes nos postos de saúde não são capazes de temperaturas tão baixas. gostaria de saber se o MS concomitante a compra dessas vacinas estão adquirindo esses freezeres especiais, visto que eles não serão encontrados nas melhores casas do ramo. Sem mais,
felicito-lhe e desejo saúde.
Abraços
Prezado Fernando Gabeira,
Temos de buscar um nome que consiga unir os 51% de Brasileiros que buscam uma alternativa na próxima eleição para não ficarmos presos na história dos últimos 15 anos que estamos vivendo. Precisamos poder olhar para frente.
Gostaria de lhe passar minha convicção que o seu nome seria esse nome. Você conseguiria unir a direita liberal verdadeira e a esquerda social democrata, o lado mais honesto de ambas, o que certamente busca a imensa maioria desses 51%.
Um nome que consiga dialogar, negociar, ceder e conquistar sem falcatruas ou ameaças. Uma pessoa que entenda os problemas nacionais e busque com toda a sua honestidade a sua solução. Que não pense no curtíssimo prazo nem no seu bolso, mas sim em o que podemos fazer a médio prazo para recuperar o nosso futuro.
Precisamos olhar o Brasil fora da lógica do “nós contra eles”, pesadelo que nos assola em todo o século 21.
abraços,
NAMS
Nams
Agradecemos suas palavras.
Abs
Gabeira, seus artigos de ontem e hoje no Globo estão muito bons. Gostaria de lhe sugerir que, como grande formador de opinião que é, você complementasse essa sua ideia de que o Plano B somos nós liderasse uma campanha de mobilização pelo esforço de atacar a fome, mazela que nos cerca de tão perto e sobre a qual se tem falado tão pouco. Além do covid, a fome também está ceifando vidas e esperanças em um futuro melhor e alguma coisa precisa ser iniciada pela sociedade civil para enfrentar essa questão. Conto com sua palavra e sabedoria. Parabéns pela coluna e blog. Imprescidíveis em momentos de tanta escuridão. Um cordial abraço do seu leitor fiel Armando Curado – Rio de Janeiro
Caro Gabeira, segunda-feira passada, ontem, na GloboNews, em seu comentário, disse que esperava que a noticia do dia seriam dois medicamentos que tinham se mostrado eficiente no tratamento da COVID19, mas que o turbilhão político apagou o brilho dessa noticia.
Você poderia me fazer a gentileza de me dizer o nome desses medicamentos?
Me permita chamá-lo de Gabeira, pois também já estou acima dos 60 anos de idade, e espero ser vacinado semana que vem.
Um forte abraço – se isso ainda for possível no futuro. Baltazar.
Caro Jair.
Vou consultá-lo sobre os medicamento. Mando resposta breve.
Abs
Caro, Jair.
Ele citou o medicamento produzido pela Lilly e o coquetel desenvolvido pela Regeneron.
Abs
Olá Sr. Gabeira. Semana passada no programa da Globonews o Sr. divulgou um livro de fotografias do Rio Antigo. Não consegui pegar o nome ou o autor e gostaria muito se puder informar o nome do livro. Desde ja agradeço. Grande abraço.
Caro Luciano.
O livro é: Um mestre esquecido da paisagem carioca de Pedro Corrêa do Lago.
Abs
Boa noite
Como ninguem questiona a questao da compra de vacina por particulares? Quer por meio de clinicas, quer por meio dd empresas. Estariamos criando a maior desigualdade social as escancaradas de todas. E o q falar da convorrencia desleal? Empresas q poderao voltar a normalidade por vacinar seus empregados e outras q nso terao condicoes p isso
Tambem essa questao devo Brasil buscar ajuda p trazer urgentemente vacinas p ca, Nos nao fizemos nossa parte, deixamos chegar a situacao onde chegou e agora vamos exigir q as vacinas aqui cheguem pq ha tisco de contaminacao do mundo ibteiro c nossa variante? Devemos pagar o preco por nossas escolhas e opcoes. Por nosso negacionismo e vonfronto generalizado. Ha populacoes pobres no mundo que nem sequer tiveram acesso a nenhuma vacina
Erramos dxem razao dd nossos erros nao podem ter nenhum privilegio
Apenas p sua reflexso
Desculpe-me pelo incomodo
Parabens p seu trabslho
Gabeira,
o pronunciamento do Bolsonaro de ontem, solicitando aos governadores e prefeitos de liberar as atividades comerciais no meio do agravamento dramático da pandemia, soa como irracional, negacionista, lunático. Mas temo que têm lógica.
Ele já sabe que a economia pode não se recuperar tão rápido, talvez ainda seja muito precário na época da próxima eleição. Então, ele precisa desde já preparar o terreno para achar um ou vários culpados, no caso os governadores que fizeram Lock-Down e todos que pleitaram estas medidas.
Meinhard.
Gabeira, boa noite
Estou entrando em contato para levantar uma dúvida que me surgiu após a notícia sobre a falsa vacinação em Belo Horizonte. Após as pessoas serem vacinadas, o que é feito com os vidros vazios? Se os vidros são simplesmente descartados podem facilmente serem reutilizados por pessoas mal intencionadas, como a enfermeira mineira. Procede minha dúvida?
Prezado, Ricardo.
Encaminhamos seu questionamento aos responsáveis pela fiscalização. Se houver alguma resposta, entraremos em contato.
Abs
Sobre a coluna ‘Vacinados contra o Golpe’:
Acredito que a busca de Bolsonaro por mais influência militar e policial e – possivelmente – um golpe é uma estratégia a médio prazo, possivelmente durante a próxima eleicao, e nao para impor a abertura do comércio agora.
A aparente locura de pedir o fim das medidas restritivas contra a propagacao do virus é jogo de cena para culpar os governadores pelo fracasso da sua política econômica que inevitavelmente aparecerá.
Meinhard.
Sobre a vacina Sputnik, ontem na TV e no Diário da Crise:
o problema é que a Sputnik nao tem comprovacao de eficácia. Os Russos comecaram a vacinar com risco, ou seja, sem ter um grupo de controle que recebe placebo. A documentacao de seguranca, de nao ter efeito colateral, eles até podem compor pelo numero de vacinas já aplicadas. Mas a eficácia vao ficar devendo.
Fora da Russia, a Sputnik sempre foi introduzido por cochicho no nível governamental com nacoes ‘amigas’, que se dispuseram correr o risco mesmo sem comprovacao de eficácia.
Meinhard
Gabeira,
no Diário de hoje você menciona a decisao de Nunes Marquesdo STF de obrigar os prefeitos e governadores a permitir cultos religiosos presenciais. Esta decisao está alinhadissimo com Bolsonaro que solilcita que governadores e prefeitos abrem o comércio. Na decisao ele detalha as normas de distanciamento etc que ele julga necessárias e suficientes.
Entre os muitos pontos críticos desta decisao, devemos prestar particular atencao na questao da divisao de poderes. Normas sanitárias sao atribuicao do Executivo. O alvará para funcionamento de qualquer estabelecimento é dado pela Prefeitura, inclusive para templos. Normas sanitárias no nível estaadual e federal podem ser estabelecidos como complementos, nunca para impedir as normas sanitárias dos outros níveis. Mas todas as normas sanitárias envolvem uma availacao de riscos que é atribuicao do Executivo eleito. Um excesso de normas estabelecido no Judiciário transforma o Judiciário num campo político e faz com que ele perde o carater de imparcialidade e objetividade e últimamente sua própria legitimidade.
O segundo aspecto é a alegada liberdade de religiao. Ora bolas, a liberdade de religiao significa que ninguem pode ser prejudicado por causa da sua crenca, que todas as religioes devem ser tratados igual. Se um decreto estabelece regras iguais de isolacao para todas as religioes, ele nao interfere em nada com a liberdade de religiao. Cultos religiosos nao estao acima das normas sanitárias. Caso contrário, as normas sanitários que o juiz Nunes Marques estabeleceu também estariam em desacordo com a liberdade de religiao.
Por fim, queria comentar a suposta equivalência de lock-down por motivos sanitários e do estado de sítio invocado por Bolsonaro. Ele argumenta que o estado de sítio somente pode ser decretado no nível federal. Mas é evidente que restricoes de circulacao podem ser decretados por inúmeros motivos. Se existe um perigo de desabamento ou uma ameaca de bomba numa rua, a rua pode ser fechada, geralmente pela Prefeitura. Um lock-down por motivos sanitários tem nada haver com um estado de sítio por motivos de guerra ou desordem generalizada, mesmo que as restricoes de ir e vir podem ser semelhantes.
Meinhard.
Gabeira,
preciso corrigir um comentário que fiz anteriormente. Falei que a vacina Sputnik-V nao tem eficácia comprovada, porque nao fizeream o teste formal da fase 3 double blind (uma parte tomando placebo). Pesquisei melhor e vi que relativamente recente, em 20 de fevereiro 2021, publicaram na Lancet resultados preliminares de um estudo com 19 868 participantes, 4902 deles com placebo, que indicam eficacia de 91,6%.
Portanto, deve ser possivel aprovar a vacina.
Nao obstante, é válido observar que a maioria dos 30 países que aplicam a Sputnik-V tomaram esta decisao por conveniência política, antes de ter a eficácia comprovada.
Meinhard.
Este canal é morto?
Nenhum update desde 5 de marco de 2021?
O QR code no início da página nao aparece.
Meinhard
Caro.
Vamos verificar o que está acontecendo.
Muito obrigado por nos alertar.
Abs
Prezado Fernando Gabeira,
Faço questão de ouvir (e ver) seus judiciosos comentários na globonews. Diante da geléia geral em que, lamentavelmente, estamos mergulhados, como pátria abandonada à própria sorte (ou azar) você traz, para nosoutros, visão clara, objetiva. São comentários inteligentes, fundamentados, inclusive, na experiência histórica (sua e do Brasil). Mais ainda. Propõe soluções viáveis, seguras, realizáveis. O Brasil perde, sem sua colaboração no Parlamento, no executivo ou em algum outro órgão público, a indispesável inteligência clarividente de um grande brasileiro. Saudações. Abraço fraterno.
Obrigado, Carlos Francisco.
Seu comentário foi entregue ao Gabeira.
Abs
Infeliz em seu comentário . Primeiro testemunhas de Jeová não é uma seita. É uma religião .
Obrigar os pais a transfundir sangue na crianca , é tirar o direito de escolha.
Nenhum médico da a certeza que a pessoa irá sobreviver fazendo a transfusão. Sangue mata e se o senhor estudar um pouquinho mais sobre tema o senhor verá que cirurgias sem sangue são muito mais seguras e eficazes do que as cirurgias sem sangue.
O problema está no comércio do sangue e na falta de conhecimento dos especialistas. Ofereço publicações se o senhor quiser conhecer mais sobre o assunto.
Boa noite Neila!
As abordagens do Gabeira são muito interessantes e ele procura ser sensato em quase todas as suas intervenções.
No entanto, por favor, queira fazer chegar esta mensagem ao Jornalista Fernando Gabeira. Hoje, no Jornal das 18h, por volta das 18:35h, ele fez uma comparação infeliz sobre direito à vida e a liberdade de culto. Não citou o nome da religião, mas fez alusão à abstenção de sangue, inclusive citando casos com crianças. Esta visão esta distorcida e já retrógrada.
Vale a pesquisa: talvez seja o único grupo religioso no Brasil que tem feito suas reuniões via Zoom desde o início da pandemia, sem absolutamente forçar barra politicamente para reabrir seus locais de reunião. Fica claro que a VIDA IMPORTA muito sim para eles.
Se puder retratar em público ou contrapor ao comentário anterior, estaremos muito agradecidos.
Obrigado e saúde para nós!
Caro Fabricio. Já entregamos seu comentário ao Gabeira.
Obrigado
Desde sempre aprecio os comentários do querido Gabeira. Entretanto, hoje no Jornal das 10 ao comentar sobre o fato de que cerca de 1,5 milhão de pessoas não teriam ido tomar as segundas doses no devido tempo ele criticou, de forma geral, que estaria havendo falha de comunicação dos serviços responsáveis, não informando da necessidade da segunda dose e tampouco tentando alertar, pelos meios hoje em dia disponíveis, sobre as datas para isto ser feito. Pelo menos no estado de São Paulo isto não é verdade. O programa #Vacinajá atende todos os pontos levantados por ele. Avisa as datas da primeira e segunda doses pela internet, sites das prefeituras, e-mail ou Whatsapp. Quando da aplicação da primeira dose, cada indivíduo recebe um cartão de vacinação indicando que haverá uma segunda. Talvez haja uma falha massiva do ministério da Saúde na divulgação da importância da vacinação, pois não se vê pelos canais de TV abertos ou mesmo nos de noticias dos fechados nenhuma campanha sobre o tema.
Caríssimo Gabeira,
Senador Rodrigo Pacheco é mais mineiro do que Minas Gerais. Dá banho até em Tancredo.
Prezados,
Olá! O livro que enviei chegou ao Gabeira?
Obrigada!
Abraço,
Venus
Venus.
Me informe o nome do livro para que eu possa verificar.
Obrigada
Bom dia Fernando Gabeira,
Acabei de ler sua Opinião no “Estadão” ( Uma CPI para a História)
Tenho muito orgulho de saber que você é um jornalista brasileiro. Admiro sua escrita desde quando você publicou o livro “O que é isso Companheiro” . Você , o William Wack e a Eliane Cantnhêde engrandecem o jornalismo no Brasil.
Caro, Luis.
Agradecemos suas palavras de apoio. Seu comentário será entregue ao Gabeira.
Abs
Enviei para alguns jornalistas este assunto, mas nunca tive nenhuma resposta, ao menos podiam dizer-me: estás errado. Também enviei para o Senador Renan Calheiros e até agora nada, muito embora sei, que este tipo de correspondência passa por algum assessor do Senador, assim envio para o Senhor, com a esperança, que dê uma olhada nos meus comentários, então segue cópia da carta enviada para o Senador Renan Calheiros.
À
Vossa Excelência,
Senhor Renan Calheiros
Senador de República do Brasil
Com o intuito de colaborar com a atual CPI da Covid-19 no Senado Federal, venho por meio deste e-mail trazer algumas observações, que eu considero muito importantes para esclarecimentos sobre a atuação do Presidente do Brasil frente a divulgações da Hidroxicloroquina (também da Cloroquina), que todos os estudos científicos mostram ineficaz seu uso para combater o SarsCov2 (vírus causador da Covid-19).
Tentarei não me estender no texto explicativo, mas o assunto é longo mesmo e em muitos momentos serei obrigado a interromper com aspas, como intuito de esclarecer melhor o que escrevo, contudo é bom ficar desde já bem claro, que eu considero tudo algo surreal e inimaginável.
Se voltarmos lá para o início da pandemia, notamos, que o Sr. Trump começou a propagar o uso da Hidroxicloroquina nos Estados Unidos (este senhor fez isto, porque alguém comentou nesta possibilidade e ele visualizou ganhar dinheiro com este medicamento, porque o Sr. Trump é um dos grandes acionistas da Sanofi – Empresa francesa maior produtora mundial deste fármaco).
Logo em seguida o presidente do Brasil começou a falar deste produto e fazer uma propaganda em todas as suas redes sociais, chegando a colocar duas caixas de Hidroxicloroquina na sua frente, quando participou de uma “live” com outros mandatários de diversos países, como se somente ele conseguisse vislumbrar alguma funcionalidade contra o coronavírus (eu fiquei envergonhado como brasileiro que sou).
A minha lembrança não é nítida, quando o presidente deste país fez os acertos com o Primeiro Ministro da Índia para comprar uma quantidade absurda de Hidroxicloroquina, se foi antes do fato lamentável exposto no parágrafo anterior, ou se foi após este acontecimento, mas o presidente mandou fazer a importação da Índia.
Esta importação da Índia ocasionou um certo desconforto no Senhor Trump, que ficou perto de um mês ignorando o presidente do Brasil, porque o princípio ativo não foi comprado da Sanofi – França, como já comentei, o Senhor Trump tem muitas ações desta empresa europeia.
A Hidroxicloroquina chegou no Laboratório Farmacêutico do Exército e começaram a produzir os comprimidos na maior velocidade possível para aquela planta industrial (os equipamentos do Laboratório Farmacêutico do Exército são das décadas de 1950 e 1960, são de baixa produtividade e também são pequenos para uma empreitada tão grande – a quantidade de Hidroxicloroquina importada foi muito grande).
Um outro problema e este de uma relevância grande, é que os lotes enviados ao Brasil pela Índia já estavam com prazo de validade bem apertados e se até onde se sabe, se já não venceram a validade, está bem perto.
Assim juntando tudo o descrito, pode-se notar com clareza, que o intuito do presidente do Brasil, é conseguir buscar uso da Hidroxicloroquina e bem rápido, porque mais dia menos dia o Laboratório Farmacêutico do Exército terá que descartar os comprimidos produzidos, bem como do princípio ativo ainda não industrializado.
A quantidade importada de Hidroxicloroquina foi muito grande, se não me engano, li uma reportagem na época, que em situação normal, seria suficiente para uns oito anos do consumo e fica até difícil doar para outros países, porque, por exemplo, na África para uso contra a malária já estão usando outros produtos mais efetivos e com menos problemas colaterais.
Com tudo que estou escrevendo, espero poder ajudar e desde já me coloco à disposição do Senhor para quaisquer esclarecimentos a mais necessários.
Atenciosamente,
José Antonio B. de A. Corrêa
Gabeira!
Tenho uma desconfiança. Pode ser totalmente tola!
Poderia Bolsonaro estar fabricando a crise com a China, para que Butantã não receba insumo da própria China, assim prejudicando a imagem do Dória, e também da vacinação.
Acredito que seja bem difícil de isto ser provável, porém do tipo de atitudes do presidente, esta hipótese não pode/deve ser desprezada. Ou não!
Não estou conseguindo abrir o QR Code. Gostaria de solicitar o endereço de e-mail do Sr. Gabeira.
Prezada Anna.
Pode encaminhar mensagens ao Gabeira para lavorareproducoes@gmail.com
Abs
Caro Gabeira,
Sou sua fã desde adolescente, li todos os seus livros e adoro seus documentários.
Como comentarista você mostra que existe vida inteligente no G1!
No entanto, essa vida inteligente deveria ser ampliada na política editorial dos jornais da Globo.
Temos um dos presidentes mais bem assessorados em comunicação, mas os jornalistas da Globo ainda não sabem disso. Acho que eles até acreditam no contrário. A estratégia dos assessores de comunicação do presidente é simples: ter um fato novo toda semana, para ficar em destaque na mídia. Vocês estão fazendo exatamente o que eles esperam, deixando o presidente em evidência 24 horas por dia. A Globo em particular dá esse destaque com muita contradição. A emissora faz críticas, mas ao mesmo tempo mostra o presidente em palanques, sendo aplaudido, sorrindo, etc. Além do tempo, que a emissora se dedica ao futuro candidato, escolhem as melhores cenas para reproduzir em seus principais jornais, sem considerar o poder da imagem de um político populista. Está na hora de parar de jogar o jogo do presidente ou os outros candidatos não terão chances em 2022, com tamanha dedicação das emissoras em cobrir 24 horas apenas um dos candidatos. Proponho essa reflexão para todas as emissoras.
Prezada Maria Teresa.
Sua sugestão foi encaminhada ao Gabeira.
Obrigado.
Abs
Prezado Gabeira.
Sou seu admirador e eleitor.
Estou tentando contato com a GloboNews para fazer uma sugestão mas não estou conseguindo.
Trata-se de uma atitude jornalística que a GloboNews poderia adotar na cobertura da CPI DA COVID.
Como você sabe as transmissões ao vivo da CPI exibem as falas de senadores que já sabemos que irão faxer desinformação sobre cloroquina, tratamento precoce, vacinas, isolamento social, pesquisas falsas e comportamentos contra a saúde pública. Nos EUA vimos que as empresas jornalísticas decidiram interromper Trump num pronuciamento que atentava contra a democracia naquele país. Estamos diante de uma situação análoga no Brasil onde o espaço de uma CPi está sendo utilizado contra a verdade e informações científicas. Senadores sem escrúpulos tem usado esse espaço para se autopromoverem às custas dadesinformação que acarreta MORTES!
Quero sugerir portanto, que você possa levar esse pleito à direção da GloboNews para que se possa adotar o mesmo procedimento em relação às falas que desinformem ao público e causem tantos danos! Não é admissível que sejamos obrigados a assistir um espaço público de apuração de fatos e verdades pelo genocídio em nosso país. que a empresa adote um protocolo que evite vigaristas utilizarem o espaço para provocarem desinformação e MORTES.
Um abraço fraterno
Jose
Prezado José.
Sua mensagem foi encaminhada ao Gabeira.
Obrigado.
Abs
Gabeira,
Volto a recorrer a sua perspectiva crítica da atual conjuntura que estamos vivento.
Ontem você levantou um fato muito importante no Jornal da Globo News, sobre o dinheiro público que está sendo utilizado na campanha do presidente Bolsonaro, que já começou e está de vento e poupa. Mostrou a importância dos partidos levantarem essa bola e do TCU investigar esse fato. Natuza Nery, Gerson Camarote e você fizeram suas críticas e, na sequência, César Tralli apresenta um vídeo inacreditável do presidente dentro de um voo, que deveria ser analisado com cuidado. Vocês iniciam com imagens do fundo do avião mostrando passageiros gritando “fora Bolsonaro genocida”. Na sequência se dedicam muito tempo mostrando as melhores cenas do presidente sorridente tirando foto com a tripulação, os figurantes contratados na frente do avião chamando o presidente de mito e, finalizam, com a piadinha do presidente dizendo que quem é contra ele deveria viajar de jegue. Esse roteiro saiu tão bom que dificilmente uma agência de propaganda e comunicação poderia fazer uma edição melhor para o presidente. Qual o roteiro ficaria mais aderente a narrativa crítica dos comentaristas: Bolsonaro e seus apoiadores fizeram um live em um voo X publicada nas redes (passe rapidamente sem muita atenção, procure pelos piores ângulos, evite os sorrisos, use imagens de costas), mas não esperavam encontrar opositores no voo (demore nas imagens dos opositores, destaque a fala do “Fora Bolsonaro Genocida”) finalize aqui. Vocês percebem a diferença? É necessária a análise de especialistas, para editar imagens que não favoreçam o presidente, e ter consciência do que vocês estão veiculando. Está na hora da emissora deixar de ser agência de publicidade e comunicação do candidato a presidente de 2022. Vamos refletir sobre isso.
Cara Maria Teresa.
Sua sugestão foi encaminhada ao Gabeira.
Obrigada.
Abs
Prezados Srs. Sou telespectador e estou buscando contato com a CNN para fazer uma sugestão. Trata-se de uma atitude jornalística que a CNN Brasil poderia adotar na cobertura da CPI DA COVID. Como tem ocorrido, as transmissões ao vivo da CPI exibem as falas de senadores que sabemos de antemão, irão causar desinformação sobre cloroquina, tratamento precoce, vacinas, isolamento social, pesquisas falsas e comportamentos contra a saúde pública.
Nos EUA vimos que as empresas jornalísticas decidiram interromper Trump num pronunciamento que atentava contra a democracia naquele país e explicarem porque estavam adotando tais medidas. Estamos diante de uma situação análoga no Brasil onde o espaço de uma CPI está sendo utilizado contra a verdade e informações científicas.
Senadores sem escrúpulos tem usado esse espaço para se autopromoverem às custas da desinformação que acarreta MORTES! Quero sugerir portanto, que se possa levar esse pleito à direção da CNN para que seja possível adotar o mesmo procedimento em relação às falas que desinformem o público e causem tantos danos! Não é admissível que sejamos obrigados a assistir um espaço público de apuração de graves atos contra a população, retransmitidos pelas TVs contendo tantas inverdades.
Sendo assim a empresa poderá adotar um protocolo que evite vigaristas utilizarem este espaço para provocarem desinformação e MORTES. Assim, todas as vezes que um senador for usar a palavra para fazer apologia da mentira sobre ciência e dados científicos a emissora poderia interromper para fazer advertência ou informar a verdade sobre fatos. É um modo fundamental de evitar que a CNN seja utilizada por oportunistas sem ética que estão se aproveitando de um espaço valioso para aprofundarem a desinformação e provocarem mais mortes em nosso país. Atenciosamente,
Davi Sousas – SP
Prezado Davi.
Infelizmente não temos contato da CNN. Você pode entrar em contato com o departamento de jornalismo da empresa.
Abs
Prezado Gabeira,
Sou telespectadora e estou buscando contato com para fazer uma sugestão. Trata-se de uma atitude jornalística que poderiam adotar na cobertura da CPI DA COVID. Como tem ocorrido, as transmissões ao vivo da CPI exibem as falas de senadores que sabemos de antemão, irão causar desinformação sobre cloroquina, tratamento precoce, vacinas, isolamento social, pesquisas falsas e comportamentos contra a saúde pública. Nos EUA vimos que as empresas jornalísticas decidiram interromper Trump num pronunciamento que atentava contra a democracia naquele país e explicarem porque estavam adotando tais medidas. Estamos diante de uma situação análoga no Brasil onde o espaço de uma CPI está sendo utilizado contra a verdade e informações científicas. Senadores sem escrúpulos tem usado esse espaço para se autopromoverem às custas da desinformação que acarreta MORTES!
Quero sugerir portanto, que se possa levar esse pleito à direção da empresa para que seja possível adotar o mesmo procedimento em relação às falas que desinformem o público e causem tantos danos! Não é admissível que sejamos obrigados a assistir um espaço público de apuração de graves atos contra a população, retransmitidos pelos grandes meios de comunicação, contendo tantas inverdades.
Sendo assim a empresa poderá adotar um protocolo que evite vigaristas utilizarem este espaço para provocarem desinformação e MORTES. Assim, todas as vezes que um senador for usar a palavra para fazer apologia da mentira sobre ciência e dados científicos a emissora poderia interromper para fazer advertência ou informar a verdade sobre fatos.
É um modo fundamental de evitar que sejam utilizados por oportunistas sem ética que estão se aproveitando de um espaço valioso para aprofundarem a desinformação e provocarem mais mortes em nosso país.
Atenciosamente,
Prezada Maria Luisa.
Sua mensagem foi encaminhada ao Gabeira.
Obrigada
Abs
Fernando, deixe as estradas. Volte à urbe !!!!!
Caro Gabeira,
Ao meu ver, a imprensa é co-responsável pelo congresso deformado que temos. Estamos diante do triste espectáculo do próprio congresso subvertendo a democracia para facilitar o enriquecimento dos políticos: Primeiro, a aprovação da lei que facilita improbidade e a triplicação do “fundo eleitoral”; agora os projetos de distritão, voto impresso e esvaziamento da justiça eleitoral. Porque temos um parlamento tão ineficiente e corrupto?
Oito anos atras escrevi para a Rede Globo, reclamando que eles cobriam até de forma excessiva a eleição presidencial, mas informaram quase nada sobre as eleições parlamentares. A resposta de Alexandre Garcia foi que a quantidade de candidatos tornava impossível uma cobretura journalística. Este argumento não me convenceu.
Se nem os órgãos da imprensa com seus analistas são capaz de distrinchar os meandros da votação parlamentar, como um cidadão comun deve fazer isso? Claro que não consegue e, na dúvida, vota em alguem que promete alguma vantagem individual, o que reforça o sistema corrupto.
Na minha opinião, a imprensa deve focar na responsabilidade dos partidos. Eles sao responsáveis por todos os candidatos que compõem a legenda, e qualquer um que esteja incompetente ou corrupto deveria manchar a legenda toda. Afinal, ele pode ser eleito, se o eleitor vota em alguém desta legenda. O voto é apenas formalmente no candidato escolhido pelo eleitor, mas isto é enganoso, porque no final o voto é para o partido do candidato.O eleitor não pode ter certeza, quem será beneficiado por este voto, portanto, é mais importante decidir em que partido votar e somente em segundo lugar, quem deste partido se considera mais competente. Isto pode e deve ser esclarecido pela imprensa e a disputa entre os partidos pode ser perfeitamente coberta pela imprensa.
Caso o distritão seja aprovado, a situação fica ainda bem pior. Por exemplo no meu caso: eu sempre votei no Gabeira, quando ele se candidatou. Confiei que ele se candidataria por uma legenda razoável. No caso de distritão, não poderia fazer isso, porque o Gabeira é famoso e se elegeria de qualquer forma; e um deputado sozinho não consegue nada, precisa de uma bancada. Também não deveria votar em alguem que eu acho bom, mas que não tem chances. Eu deveria votar em alguém que tem chances, mas depende do meu voto para se eleger. Será quase impossível adivinhar isso. Neste caso, a cobertura journalística fica de fato quase impossível.
Tomara que o Distritão não passa e tomara que a imprensa consegue cobrir o embate entre os partidos de forma objetiva para conseguir um parlamento melhor.
Quem sabe, você consegue contribuir.
Meinhard.
Caro Gabeira,
é indispensável parabenizar o STF pela prisão de Roberto Jefferson. Precisamos uma linha divisória entre a liberdade de expressão e a ameaça armada contra eleições livres.
Na retrospectiva do PTB, comentaristas como Eliane Catanhêde falam de um partido que começou na esquerda moderada (Getúlio e Joao Goulart) e virou fisiológico. Falta abordar como a sigla foi concebido no final do período da ditadura. Brizola era ex-PTB e queria a sigla com toda forca. Tanto que ele protocolou o partido antes de todas outras (recebeu o número 12, somente o ex-Arena conseguiu um número menor, 11, como PDS). Mas o TSE ainda dominado por ministros do período militar deu a sigla para o grupo fisiológico que contava com a Ivete Vargas, neta do irmão de Getúlio. Portanto, o PTB foi um partido fisiológico desde sua recriação em 1979/80.
Vale acrescentar este detalhe.
Meinhard.
Querido Gabeira, boa tarde. O assunto que lhe trago não tem dimensão universal como é o âmbito de quase todas as suas crônicas. Mas, sendo você frequentador frequente da Lagoa pedalando sua estilosa bicicleta, gostaria de sua opinião sobre a inauguração intempestiva daquele monstrengo na altura do Corte do Cantagalo que deram a alcunha de Master Chef. A meu ver trata-se de uma invasão desproporcional de espaço público que mereceria prévia consulta para ouvir os contribuintes a respeito. Que contrapartidas os empreendedores estão prometendo para a municipalidade? Como usam dizer os gauleses, je vous écoute. Abraços e admiração por seu trabalho.
Gabeira,
achei muito oportuno seu comentário, de que Arthur Lira pode ter em breve o poder de Primeiro Ministro, reduzindo o presidente a uma rainha de inglaterra.
Nao tenho nada contra o Parlamentarismo, até acho um sistema que funciona melhor. O problema é que as eleicoes nao sao feitas sob este ángulo, inclusive na mídia, inclusive na Rede Globo. Tudo se concentra na eleicao do Presidente como se fosse um salvador da pátria e depois se descobre que nao resolve nada.
O sistema de votacao para Camera e Assembleia nao é mal: você vota num candidato, se o candidato tem votos de sobra, estes vao para colegas da mesma legenda, se o candidato nao se elege, os votos também vao para colegas da mesma legenda. Porém pode ter o efeito de eleger um canalha, se a legenda nao tem consistencia ideológica e admite qualquer um que traz votos. O problema novamente é a comunicacao, inclusive na Rede Globo. Para o eleitor, tem que ser claro que ele vota em primeiro lugar numa legenda, e só como brinde adicional na pessoa. O voto dele pode beneficiar qualquer um que esteja nesta legenda. Portanto, ele tem que dar o voto para alguem que esteja numa legenda, onde ele confia em todos. A mídia teria a tarefa de promover o debate entre as legendas, e de investigar a quantidade de “macas podres” em cada legenda.
Mas isto seria muito trabalho journalístico. É mais facil se concentrar apenas nas eleicoes majoritárias e deixar o resto ao deus dará.
Meinhard.
Rumo à ABL ?
Gabeira,
muito se fala sobre a base do governo Lula no congresso e, nesse contexto, a possibilidade de atrair a Uniao Brasil para a base do governo. Acho muito pouco provável conseguir incluir a Uniao Brasil na base, sem perder completamente a credibilidade em relacao à política ambiental, em particular em relacao à Amazonia. Isto porque, a principal forca da Uniao Brasil se concentra hoje na regiao Amazonica com teses claramente Bolsonaristas.
Os governadores eleitos pelo Uniao Brasil sao de Amazonas, Mato Grosso, Rondonia e Goias. Muitas vezes em aliancas que incluiam os partidos Bolsonaristas PL, PP e Republicanos, eleitos para Senado nestes estados. Esta dobradinha se repete em Tocantins, Acre e Roraima, onde a Uniao Brasil elegeu o Senador. Governar junto com estas forcas somente será possível, se Lula continua a política de meio ambiente de Bolsonaro na regiao.
Por outro lado, faria sentido buscar o apoio dos partidos pequenos do meio, sobretudo do Podemos com 6 senadores e 12 deputados.
Meinhard.
Parabéns e vida longa ao icônico Gabeira. Feliz Aniversário !!!