Dois temas, dois vazamentos, merecem ser comentados hoje. O primeiro, é o vazamento de documentos diplomáticos dos EUA, através da organização Wikileaks. Sobrou para quase todo governante do mundo a revelação de seus segredos, ou pelo menos a revelação de como a diplomacia americana os trata, nos relatórios reservados.
Interessante para o observador da política externa constatar esses sobressaltos. Na verdade, a primeira grande mudança foi o surgimento de emissoras de televisão como a CNN, acompanhada da BBC e Al Jazeera. Todas com muita ênfase nos acontecimentos do mundo, acabaram obrigando os diplomatas a saírem das sombras para os holofotes. Agora com a sucessão de vazamentos do Wikileaks, uma organização que se dedica a isto, pelo menos já não há tantos segredos como antes. O único problema é que os vazadores terão de enfrentar os mesmos métodos que estão utilizando e a fúria de governos poderosos pode destruí-los. Pelo menos há muita promessa de repressão no ar.
O outro vazamento que intriga as pessoas é a fuga dos traficantes no Complexo do Alemão. Fala-se que utilizaram as escavações e galerias feitas pelo PAC. Duvido, mas creio que elas não servissem a este objetivo. Só estudando o terreno com cuidado.
Minha hipótese é a de que os traficantes fugiram no mesmo embalo que tomaram ao escapar da Vila Cruzeiro. Naquela noite, o cerco ainda não estava feito. O Exército decidiu colaborar no dia seguinte. Mesmo depois do cerco feito, é possível, mas improvável, que as fugas tenham acontecido. Improvável porque as pessoas arriscam muito; possível porque os cercos mais perfeitos contêm dois anéis e isto demanda muito mais gente do que a utilizada.
Agora que aconteceu a tomada do Alemão, vamos enfrentar o plenário com muito mais força, pedindo melhorias para a policia, isto é recolocando o debate da PEC300.
O Exército deve ficar seis meses no Alemão, assim como está há muito tempo em Cité Soleil e Bel-Air, comunidades haitianas. Daqui a pouco, vamos compreender aqui, o que já se compreendeu lá: será preciso substituir, gradativamente, as tropas por grupos especializados em engenharia e outras atividades socialmente importantes.
Temos uma grande vantagem sobre o Haiti. Lá é difícil encontrar equipamentos e matéria prima. Aqui temos uma retaguarda ideal.
Para não deixar traficantes fugirem, na próxima, o governo já conta com o apoio antecipado das Forças Armadas. Agora é desejar que a Conferencia do Clima em Cancún também dê um passo adiante: os debates estão se dando num país onde o tráfico de drogas chegou a um nível de violência mais trágico ainda do que a queima de carros.
5 Comments
[…] Blog do Gabeira: http://www.gabeira43.com.br/index.php/2010/11/30/vazamentos-e-traficante/ […]
[…] This post was mentioned on Twitter by brasilianas, Roney Maurício, Cristiano Meirelles, João Marcos, Ronald S Stresser Jr and others. Ronald S Stresser Jr said: RT @gabeiracombr: Blog do Gabeira: vazamentos e traficantes http://bit.ly/gwjgMy […]
Ótimas observações…como sempre!
Faz bem em continuar combatendo as iniquidades no Parlamento.
Não há possibilidade de solução para as questões relativas à segurança
no nosso estado, se não se abordar o tema de modo abrangente.
A curto prazo, temos que dar condição de trabalho aos agentes que atuam
nessa área. Como se pode cobrar ação eficaz e energia infindável (essa, nem
com salário de ‘marajá’) de tropas da PM, por exemplo, se têm piso salarial
de R$1mil? Ridículo isso. Se observamos outros países vizinhos, como o Chile,
e o que esses profissionais dispõem em termos de benefícios,
reconhecimento e respeito, temos que sentir muita vergonha do que
não conseguimos ainda fazer para valorizar a classe.
Junto com a valorização virá a cobrança mais justa.
A longo prazo, como deve saber muito bem, NÃO há saída ou possibilidade
de solução para nossas deficiências e atraso, se não houver a priorização da Educação,
lato sensu em nosso planejamento.
Somos, eu e você, do tempo em que dizer “quero ser Professor (com
maiúscula mesmo)” não envergonhava nenhum jovem; ao contrário, era atitude
a ser admirada. Alguns de meus Professores, (Pedro II, tudo ou nada! rs) escreviam
os livros em que estudávamos. Bem vestidos, cultos, falando corretamente a nossa
lingua, tão massacrada nos dias de hoje, tornavam-se modelos a seguir…imagine!
A repressão da Ditadura, desmantelou a ‘inteligência’ em Faculdades e mesmo no
ensino médio (Pedro II, Tudo ou Nada! rs) e abriu a porteira ($$) para o ‘lobby’ do
ensino privado. Hoje, tentamos, por decisões demagógicas e equivocadas de quotas, etc,
queimar etapas também na Educação.
Não vai funcionar. Vamos continuar lamentando a falta de mão-de-obra qualificada em quantidade,
dentre outras mazelas.
O tema é complexo e não quero me extender mais ainda.
Gostaria apenas de parabenizá-lo por não esmorecer jamais.
Terá sempre meu apoio e meu voto, como tem acontecido,
desde quando decidiu se candidatar pela primeira vez!
Abraço fraterno,
@MiriamGMendes – Rio de Janeiro – RJ
Temos no COP-16 uma reunião sobre o clima onde chefes de estado de países que já fizeram promessas de redução de emissões se ausentam. Líderes globais não acham interessante se fazer presente em um espaço destinado a discutir um assunto que é de interesse global. Como trazer a frente a questão do tema em um sistema capitalista que NUNCA foi voltado para o ser humano?
Temos alguns exemplos, como milionários que após anos de usufruir do que o capital pode oferecer resolveram virar filantropos. Bom, antes tarde do que nunca. Empresas globais assumindo o papel que deveria ser de governos, tomando a iniciativa na redução de gases poluentes, poupando energia, reclicando material, dentre outras iniciativas.
O Brasil tem um plano de redução de emissões, mas sabemos que com no governo atual a palavra reduzir não é vista com bons olhos. Só temos planos de construir mais, sem haver realmente uma visão dos impactos que poderão surgir. O maior exemplo disso é durante o governo Lula o PL 6424/2005 e a descarada invasão da soja.
FICO de LUTO, quando Queimam maconha com cocaína,crack e lança perfume .
DEUS tá Vendo.
Contundì-la com as drogas sintéticas é desrespeitar a Natureza.
O tanto que o México e o Brasil têm Queimado de Maconha, quer dizer que ela faz parte da vida do ser humano.
Imagine, se te proíbem de comer alface para rejuvenecer., cenoura para a pele, banana nanica ,que contém potássio. E de tomar CAFÉ, que contém a CAFEÍNA. O país que vende CAFÉ é SÁBIO.