Nosso trabalho de hoje foi mostrar a situação das estradas estaduais do Rio de Janeiro na Baixada Fluminense. E a nossa avaliação conduziu a uma só conclusão: abandono. Como não podemos percorrer todas, fizemos o percurso de Jaceruba a Vila de Cava, pela RJ-113. Esta estrada está numa situação terrível, tanto que até o jipe que usávamos para fazer o transporte quebrou o semi-eixo dianteiro tal a quantidade de buracos, e ficou parado por lá.
No caminho, encontramos alguns moradores que, para garantir a sua mobilidade, estão fazendo um trabalho voluntário de recuperação da estrada. É o caso do senhor Elias Serra, sua mulher e um neto, que trabalham diariamente na estrada para torná-la transitável. Esta situação das estradas aqui na Baixada Fluminense é geral, como tivemos a oportunidade comprovar ao vivo.
Esta estrada nos levou à Reserva Biológica do Tinguá, onde os problemas também são muitos. Em primeiro lugar, porque a Reserva está um pouco abandonada, inclusive pelas empresas que estão presentes na região, Furnas, Petrobrás e CEDAE. E também abandonada pelo governo do estado, uma vez que nestas reservas s encontram os mananciais que alimentam o sistema do Guandu em 60% e a Baixada Fluminense em 40%. É muita água que sai daqui da Reserva, mas é impressionante saber que muitos bairros da Baixada, apesar do fornecimento, continuam sem água.
A única saída para resguardar esta área é controlar melhor o turismo ecológico – e o não-ecológico… – para que estes mananciais sejam preservados. O diretor da Reserva, Josimárcio Azevedo, está sendo ameaçado de morte e a polícia está aqui mantendo a sua segurança. Um sargento e um cabo do Batalhão Florestal, armados de metralhadora, são os responsáveis por esta tarefa. É bom lembrar que aqui já houve um assassinato de um militante ecológico, e os palmiteiros e caçadores clandestinos constantemente ameaçam os defensores da Reserva.
Este é apenas um começo de trabalho na região, mas já conseguimos mapear alguns problemas sérios, como as estradas abandonadas. Mais um detalhe: esta estrada que percorremos já foi considerada asfaltada, e ela não tem uma gota sequer de asfalto. Também já foram destinados milhões de reais para sua recuperação e ela continua nesse estado crítico.
No meu entender, a gestão da Reserva poderia muito bem passar para as mãos do estado do Rio de Janeiro, que em parceria com as empresas localizadas na região garantiria sua sobrevivência, preservaria este trecho da Mata Atlântica e manteria o abastecimento de nossa água.
6 Comments
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Olá, grande Gabeira.
Gostaria de conversarmos sobre a possibilidade de você vir a Minas, mais precisamente em Belo Horizonte.
Sou candidato a deputado federal pelo PV, 4324.
Milito desde “sempre” na causa dos Direitos Humanos e da preservação do Meio Ambiente. Dirijo uma ONG, a Libertos Comunicação (www.libertos.com.br), de direitos humanos LGBT e prevenção às DST/Aids. Também sou conselheiro no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Estado de Minas Gerais.
Creio que podemos organizar uma boa platéia para um debate com você, ou, se preferir, uma palestra.
Podemos convidar não apenas o pessoal do nosso partido, mas também universitários, psicólogos, instituições afins, etc.
No aguardo de sua apreciação,
saudações auriverdes,
Osmar Rezende
Caros Companheiros
Tenho 42 anos e tenho a felicidade de ser eleitor do Gabeira desde meus 18 anos, mesmo morando em outro estado!!!Se o Sarney pode ter domicilio eleitoral em um estado em que ele conhece só por fotos, porque eu não posso manter o meu na cidade onde nasci? Mas vamos ao que interessa.
Morando em São Paulo já há muitos anos, não preciso ser Doutor em Economia para perceber que algo que causou forte impacto no crescimento do estado foram suas estradas perimetrais de ótima qualidade (ainda que as custa de altos pedágios). Estradas com pistas triplas ou quadruplas permitem o desenvolvimentos econômico da agricultura e da Indústria, através da facilidade logística. Lamentavelmente em nosso Rio de Janeiro, quando se asfalta uma estrada, não há a preocupação de torna-la mais ampla e larga.
A Arte da ação política não é fazer o possível, é fazer do impossivel uma realidade.
Forte abraço a todos e rumo à vitória
Alexandre
Gabeira, de repente dá pra se ter um entendimento com o Primeiro Exército. Têm uma experiência de muitos anos em Gericinó.
[…] seguida, fomos examinar as condições das estradas estaduais na Baixada Fluminense. Percorremos a RJ-113, que liga Jaceruba a Vila de Cava e constamos as dificuldades dessa estrada que…. O governador disse que eu precisava conhecer melhor o estado. Eu respondi que conhece melhor o […]
[…] seguida, fomos examinar as condições das estradas estaduais na Baixada Fluminense. Percorremos a RJ-113, que liga Jaceruba a Vila de Cava e constamos as dificuldades dessa estrada que…. O governador disse que eu precisava conhecer melhor o estado. Eu respondi que conhece melhor o […]