Ao voltar da gravação do programa Capital Natural, consegui acompanhar alguns dos principais lances da eleição de Barack Obama.
Depois da meia noite, fui convencido pelos analistas que a vitória de Obama era garantida entre os delegados e que o resultado da votação popular era bastante apertado.
Acordei hoje com esta foto de Douglas Mils na capa do New York Times e vi que tudo correu como as projeções da tevê indicavam.
Obama continua tentando tirar os EUA da crise econômica, terá as mesmas dificuldades em convencer a Câmara democrata e de negociar com os adversários no Senado.
Mas com a vitória nas urnas, cresce seu potencial de negociação. Latinos e asiáticos votaram majoritariamente por Obama.
Os republicanos que já tiveram algum simpatia desses setores, parece que se perderam na sua política rigorosa em relação aos trabalhadores estrangeiros.
Obama parecia que iria mudar mais os EUA do que mudou na realidade. Apos a primeira eleição. Com mais um mandato tem uma chance de completar o seu trabalho.
Não há o mesmo entusiasmo da primeira eleição. Mas o caminho é duro. Basta ver como ficou grisalho em apenas quatro anos.



2 Comments
Me enchi de alegria hoje, c/ a vitória de Obama. A esperança é a última que morre!!! Vamos torcer p/ que o Brasil aprenda a votar!!!!!
BARACK OBAMA, não obstante reeleito ( graças ao medo do retrocesso), a exemplo de FHC e Lula, no Brasil, por ora, ao que parece, veio apenas para acenar com mudanças, mas não para ousar mudar de verdade as estruturas apodrecidas, nem mesmo no seu próprio país, que, aliás, vai mal das pernas, e que tem um sistema político-partidário-eleitoral baseado na força do dinheiro, ainda mais superado e mais furado do que o “modellão lladrão” brasileiro, que já é péssimo, e que se encontra com o seu prazo de validade vencido há muito tempo. O EUA já não é mais aquele bicho-papão de outrora. O Brasil, hoje, é o único país no mundo que tem Projeto Novo e Alternativo de Nação ( capaz de resolver no atacado e no varejo o nosso Brasilzão) e de política-partidária-eleitoral, apartidário, prontinho para entrar em cena, porém à espera da boa vontade da classe político-partidária-eleitoral que aí está, agonizante, sufocada pela condenação definitiva do “modellão lladrão”, que, não obstante condenado, teima em continuar nos impondo o continuismo pestífero e suas velhas heranças malditas, que nos impedem de avançar rapidamente e até de dar um grande salto de qualidade adiante dos EUA, China e até mesmo da própria Europa-mãe, formando aqui, a partir da nossa própria casa, a grande Confederação das Repúblicas Federativas do Brasil, a ser expandida à América do Sul e Latina, levando a efeito assim as grandes transformações estruturais que se fazem necessárias há 512 anos neste imenso território continental ( que o EUA jamais terá peito para fazer tão cedo em seu território), inclusive com nova moeda própria mais forte de circulação internacional, para competir mundialmente com o euro e o dolar. Todavia, por ora, ao que parece, ainda continuaremos reféns por tempo ainda indeterminado do velho continuismo da mesmice, que a politicalha-partidária-eleitoral de baixa estatura teima em continuar nos impondo via ditaduras, situação e oposição, que, ao que parece, ainda continuam apaixonadas pelo velho “modellão lladrão”, que suga todas as energias da nação, não obstante tudo o que já aconteceu e continua acontecendo a olhos vistos no STF, sob o apelido de “mensalão”, que na verdade é a condenação fatal do próprio Modellão. Todavia, a nossa crença é de que novas aberturas partidárias e dias melhores virão, porque o Bicho tem que pegar, senão nada irá mudar. E por ora, é o bom orar, rezar e vigiar. LORIAGA LEÃO (BR) X BARACK OBAMA (EUA).