O Brasil teve um blackout, em 2000. A Califórnia teve um grande crise energética, no fim do século XX. Mas o blackout da Índia, esta semana, foi o maior do mundo, atingindo cerca de 670 milhões pessoas, um décimo da população mundial.
A energia foi restabelecida e não há ainda uma razão clara para o blackout indiano, exceto uma queda nas chuvas.
Alguns estados como Haryana, Punjab e Uttar Pradesh teriam usado mais energia que o normal, forçando o sistema.
A verdade é que mineiros foram supreendidos no fundo da terra, cirurgiões operando em hospitais, pessoas subindo e descendo pelos elevadores.
No momento, a Índia ainda discute a causa real do blackout e todos se perguntam de quem é a culpa.
Embora ainda não haja um balanço completo dos prejuízos, o blackout, que julgávamos meio esquecido nesse princípio de século, merece ser estudado.
Dificilmente vai se encontrar tão perigoso para um pais quanto a súbita interrupção da energia. Vale a pena esperar e ler o relatório final.




Comment
A Índia é aqui, Gabeira.