O mundo joga fora um terço dos alimentos que produz. Esta conclusão é de uma pesquisa encomendada pela FAO, agência da ONU para agricultura e alimentação. Os dados foram colhidos entre agosto de 2010 e janeiro de 2011 e indicam que o planeta perde 1,3 bilhão de toneladas.
Esta perda equivale à metade da produção de grãos no mundo. A pesquisa realizada pelo instituto sueco SIK mostra que 670 milhões de toneladas são perdidas nos países ricos e 730 milhões nos paises em desenvolvimento.
A causa das perdas, no entanto, é diferente. Nos países pobres ela é determinada pela falta de infraestrutura em transporte e armazenamento. Nos ricos, o alimento é jogado fora antes do prazo de vencimento.
A média de desperdício varia; na Europa e Estados Unidos ela é de 155 quilos per capita, anualmente; na Africa subsaariana a perda varia de 6 a 11 quilos por ano.
O estudo menciona além do desperdício, as emissões de gases produzidas na cultura dos alimentos. Elas poderiam também ser evitadas se a produção e o consumo fossem feitos de forma mais racional. Nos países ricos, a saída é a educação dos consumidores; nos países pobres a construção da infraestrutura.
3 Comments
Impressionante como coisas do dia-a-dia ocorrem, e nem paramos para perceber.
É triste ler notícias como essas, levando em consideração que ainda temos muitos humanos “sobrevivendo” na miséria, mas infelizmente é a realidade.
Espero que mude, fé…
Caro Gabeira,
Lendo o Globo no domingo, me chamou a atenção uma noticia de que em frente a uma loja de sucos em ipanema,Maria Quiteria com Visconde de Pirajá , um pé de maracujá germinou provavelmente por algum cliente que jogou a semente. Ontem fui constatar e incrivelmente o maracujá já se enroscou no fio e já atravessa a visconde de pirajá cheia de frutos no fio. As pessoas param, ficam olhando . Vale uma fotografia.
[…] Mundo perde um terço dos alimentos que produz […]