A Tokyo Eletric Power(TEPCO) informou hoje que deve fechar os reatores de Fukushima para evitar novos problemas. A decisão não esclarece se a empresa apenas decidiu fechar, no sentido de nunca mais usar, ou fechar no sentido de sepultar.
Esta declaração é um anuncio de que a opinião pública está sendo preparada para o desfecho do desastre. No entanto, sempre haverá dúvida sobre a necessidade de submeter tantos trabalhadores e altos níveis de radiação.
Alguma partículas radioativas chegaram a Nova Yorque, mas sem nenhum perigo para a saúde humana, esclaracem as análises técnica. O desastre vai repercutir muito nos EUA.Nas discussões no Congresso esta semana, os senadores pareciam dispostos a mudar a nova lei, interferindo até nos esquemas de geradores de reserva. Na verdade, fala-se numa lei que determine, no caso de baterias, quanto tempo de vida útil deveriam ter e, no caso dos geradores a diesel exigência de que tenham combustível para nove dias.
Na sexta feira, publico no Estado de São Paulo um artigo analisando a nova situação da energia nuclear e as correções que estão em curso. No Brasil, espero que essas correções, sobretudo depois da lição de Fukushima levem em conta também os problemas dos geradores de reserva, o calcanhar de Aquiles das usinas da Tokyio.



Leave a reply