Nós estivemos aqui no último sábado, como ponto final da caminhada que começou em Petrópolis e acabou justo nesta estação. Agora, percorremos este trecho e encontramos uma demanda muita séria: a de que o trem que liga Inhomirim a Saracuruna (onde é feita a baldeação) seja elétrico, porque o trem utilizado hoje é do século passado. E as senhoras que conversaram comigo durante o trajeto fizeram um pedido que considero elementar: a construção de banheiros nas estações.
O cidadão trabalha o dia inteiro, viaja duas, três horas por dia, chega na estação e não há um banheiro para ser utilizado. Nem esse conforto mínimo ele tem. Acho que este tipo de demanda o metrô de superfície pode resolver. Pode-se reformar as estações, dar um aspecto comercial com a instalação de lojas e essa coisa elementares, como banheiros. Na Europa, nos Estados Unidos, é impensável uma estação sem banheiro. Mas aqui, como o público atendido é de pessoas mais pobres, eles constroem estações e se esquecem deste detalhe fundamental.
Então, do ponto de vista da região aqui, vamos colocar a questão do trem elétrico e dos banheiros. E, estrategicamente, construir os seis quilômetros de estrada que ligarão Raiz da Serra até Petrópolis.
Eu acredito que o metrô de superfície resolveria boa parte destes problemas. Por exemplo: nós gastamos uma hora e meia de Inhomirim até Caxias. É muita coisa. Suponhamos que uma pessoa acorde às cinco horas da manhã para trabalhar, ela vai levar daqui até a Central pelo menos mais uma hora.
O olhar do nosso governo para estas questões será abrangente e democrático, já que o transporte influi diretamente na qualidade de vida de todas as pessoas, principalmente as que dependem do trem para trabalhar.
Fotos: Marcus Veras http://www.flickr.com/photos/gabeira-43/
3 Comments
[…] This post was mentioned on Twitter by Gilda Aché Taveira, Congresso em Foco 2 and PONTODEVISTAXXI, Fernando Gabeira. Fernando Gabeira said: GABEIRA 43: De Raiz da Serra a Caxias http://bit.ly/bvfty3 […]
É lamentável assistir o que fizeram com a ferrovia no nosso Estado, um verdadeiro CRIME. Nos anos 80 os nossos Trens tansportavam em média 1.200.000 Pessoas por dia, hoje com o aumento da população carioca, eles deveriam estar transportando mais de 2.000,000 ( dois milhões de passageiros / dia ), e o que observamos foi a destruição do sistema ferroviário, Aliais, não só acabaram com os trens como também, barcas e metro.
Gabeira, eu gosto muito da sua proposta de trabalho e sempre voto em voce! se cadastra no http://www.fichalimpa.org.br e mostra ao povo que voce tem a ficha limpa! 😀