A tomada do Complexo do Alemão, com armas e drogas apreendidas, significa uma vitória para o processo de pacificação do Rio. Histórica ou não, vamos deixar que a própria história a chancele.
O mais importante agora é olhar para a frente e tomar cuidado com a tendência de esquecer o problema até que irrompa uma nova crise.
É preciso equacionar o problema de segurança no Rio levando em conta o território no conjunto. As Forças Armadas devem permanecer no Alemão por algum tempo, até que se instale a UPP. Mas quantos homens são necessários ali, como isto vai se articular com o planejamento mais amplo?
Em tese, as Forças Armadas podem permanecer por um tempo muito longo, como, aliás, o fazem no Haiti, gastando mais ainda do que se gasta com segurança no Rio.
Mas há problemas a serem resolvidos agora, como o do salário dos policiais. Todos aplaudiram os policiais, os jornais os chamaram de heróis. Mas na hora de discutirmos a PEC-300, que garante a eles um salário digno, os plenários ficam vazios e vazias também permanecem as páginas de jornal e os comentários na televisão.
Aparentemente, um grande grupo de traficantes fugiu. Se houvesse um plano antecipado de tomada da Vila Cruzeiro e uma presença do Exército, muitos deles seriam presos no momento da primeira ocupação.
Agora é tentar colocar a segurança pública na pauta da política e reconhecer a necessidade de melhorar as condições da policia. Ainda há muito território nas mãos do tráfico, muito nas da milícia. Quem andou por eles, como fizemos na campanha, sabe que o caminho é de longo prazo.
8 Comments
[…] This post was mentioned on Twitter by Amanda Gonçalves, Marcos Santos, Nina Fernández , Legaliza Brasil, Pedro Nóbrega Pinaud and others. Pedro Nóbrega Pinaud said: RT @gabeiracombr: Blog do Gabeira: Uma chance para o futuro http://bit.ly/eaONwn […]
Concordo plenamente. É necessário erradicar a corrupção na policia, e para isso é absolutamente necessário um salário bom.
“se houvesse um plano”
nunca houve, se os marginais não pedissem para perder o território com a série de ataques terroristas que aconteceram na cidade o governo do estado e o governo federal não teriam tomado uma atitude as pressas como tomaram para entrarem no alemão.
levando em conta o improviso de uma ação que, na minha opinião, não iria sair do papel e se tornar um acordo de paz apenas com os traficantes, essa operação se demonstrou um sucesso.
não gosto do sérgio cabral nem um pouco, não vou elogiar ele. acho inclusive que se o governo federal não tivesse emprestado os blindados da marinha (tenho impressão que foi pressão direta do lula) o cabral não aceitaria pedir ajuda, afinal, pedir ajuda seria assinar um documento declarando falta de preparo e incompetência, que marcou os 4 anos de governo do cabral…
o exército pode ficar ali tempo suficiente, eu moro próximo à vila militar, em deodoro, zona oeste do rio, e percebo que os militares do exército são liberados ao meio dia por falta de comida no rancho e são usados apenas para pintar o meio fio das calçadas com cal e varrer as ruas da vila militar..
Amigo, eu também não gosto do Cabral, a cara dele já diz o oportunista e que ele é,nunca votei nele nem JAMAIS votaria, ele é omisso, corrupto, safado que a unica coisa que faz é aproveitar-se do cargo de Governador do Estado do Rio de Janeiro, , um estado onde o PT JAMAIS entrou, onde o Lula foi vaiado na abertura da olimpíadas, quendo em todo Brasil tinha aceitação acima dos 60%, Pois o Governadorzinho do Rio tem como objetivo intruduzir este outro sem vergonha no Rio de Janeiro, junto com sua quadrilha de ladrões do povo..O Sergio Cabral faz é viver pendurado no saco do Lula ( lógico, nas poucas vezes em que deixa seu apartamento em Paris) e ficar alaedeando ao sete cantos do Rio que nada seria possivel sem o Lula, mas na verdade, a unica coisa que este Governador fez de bom foi nomear o Jojé Mariano Beltrame para a secretaria de segurança publica e dar a ele carta Branca…TODAS as decisões e estretégia são tomadas pelo Beltrame, houve sim um longo planejamento , mapeamento para a investida que deu-se nesta ultima semana. O que ocorreu foi exatamente aporto, vazou a informação sobre a investida da policia Civil , militar e o BOP, e os traficantes para intimidar, promoveram as ondas de atentados, mas o Beltrame não é homem de intimidar…Amigo, houve um longo planejamento,mapeamento dos marginais, e TODOS os policiais estavam de posse de mandato de segurança para entrar nas casas e apreender armas, munições e toxicos…A Vitoria foi do povo que colaborou em massa, das policias e forças armadas que agiram em conjunto, e do Beltrame que articulou tudo e o canalha do Governador vai levar o mérito de tudo.
O próximo passo é aumentar a remuneração dos policias, esses homens que arriscam as vidas deles todos os dias não merecem ser tão poucos valorizados. PEC-300 Já! Que todos esses porcos vagabundos com suas éticas cancerígenas se tornem humanos mais uma vez e apoiem esse plano.
De fato, acho imprescindível que haja uma melhora no pagamento dos policiais, inclusive, acredito que o horário de trabalho deveria ser revisto, pois por mais que as autoridades achem, pensem, queiram etc um turno do tipo 12h por 24h; ou 24h por 36h ou seja la qual for, eu considero que seja muito inadequado.
porque não fazer turnos corretos? 3 turnos de 8 horas diárias, assim o policial teria condições de descansar decentemente, o estresse diminuiria por trabalhar menos horas (se é que é possível ter menos estresse nessa profissão), de qualquer maneira.
não acredito que o gasto com a segurança seja muito, contanto que haja segurança, pior é pagarmos impostos e taxas etc e não termos outros serviços decentes.. finalmente um serviço ser decente, não era sem tempo já.
por exemplo dentre as diversas taxas e impostos, o governo da cidade do RJ passou a cobrar taxa de iluminação pública que já está incluída no que já pagávamos anteriormente, e pra piorar é baseado em nosso consumo, porque? se gastamos mais, não quer dizer que temos mais condições, mas sim mais necessidade de gastar, fato! enquanto isso, de nada melhorou a iluminação pública, inclusive já enviei fotos pra jornal, já fiz várias reclamações, qq um pode ver luzes acesas durante o dia inteiro, e a noite, iluminação deficiente em vários pontos da cidade… então.. qual o destino dos impostos, taxas? e agora dessa taxa extra nas nossas contas.
por isso e muito mais, digo que gastos com segurança nunca é demais e que o governo já está é muito bem pago, e até bem pago demais! temos é que diminuir os gastos extras, gastos com sessoes extras da câmara, senado etc… diminuir os benefícios exorbitantes dos políticos, pois se faz parte do cargo a mudança de localidade, que ele banque tudo, pois nenhum trabalhador brasileiro tem tantos beneficios, com tao pouco trabalho!!! isso já custeia gastos extras com segurança e tenho certeza que diminuiria e muito o custo dos impostos pros brasileiros.
uma outra coisa é o estado se fazer presente como tem feito e fazer com que TODOS, sem exceção paguem impostos, chega de ficar dando bolsas pra tudo… se é pra ajudar, que seja pelo menos com comida!!!! cesta basica.. isso é válido.. o resto é populismo…
Embora tardiamente, o estado retomou o território até então dominado pela violência do tráfico de drogas.
O segundo passo é retomar esses mesmos territórios dos milicianos. Será ? Pelo discurso ufanista do governador Sérgio Cabral acho improvável que tal medida seja realizada. Enquanto isso, o prefeito Eduardo Paes, aproveitando-se eleitoreiramente dessa crise, instituiu no calendário da cidade o dia 28 de novembro como sendo o dia da redenção e conquista da paz. Faz-me rir …
Vamos aguardar, pois o tempo é infalível nas suas retratações.
Dia 28 de Novembro de 2010 . FIz setenta anos noDIA em que o Rio de Janeiro continuou lindo.
Legalize a MACONHA Já