Existem dois tipos de sobressaltos, entre as dezenas que vamos enfrentar. Um deles é a revelação de coisas que foram escondidas, para evitar repercussão eleitoral negativa. Saltou na frente a decisão de recolocar em votação a CPMF. Mas, logo em seguida, veio a decisão de financiar o trem-bala com 25 bilhoes de dinheiro público. A Folha de ontem afirma que seriam necessários 21 bilhões anuais para erradicar a pobreza.
Mas o principal susto aconteceu com a revelação da fraude no Banco Panamericano. O Banco Central já desconfiava, Silvio Santos visitou Lula, e segundo os dois não se comentou o assunto, e o próprio Lula vetou emenda que controlava as compras da Caixa Econômica. Para ir às compras, a Caixa precisava de autorização do Congresso. Nesse caminho de sobressaltos, não se discutiu um pouco melhor o financiamento de carros. Alguns bancos oferecem até 84 prestações. Não há perigo de bolha explodindo nesse campo? Vamos ter que examinar. Os norte-americanos tiveram sua experiência explosiva com o mercado imobiliário.
Mas os sobressaltos de segundo tipo virão com a disputa pelos ministérios e cargos estratégicos do governo. Dificilmente as forças em presença não se aproximarão da imprensa para derrubar adversários com denúncias e dossiês. Já caiu uma advogada envolvida no caso dos sanguessugas, agora começam a aparecer reportagens sobre futuros prováveis chefes da Casa Civil.
Os franceses costumam iniciar as manifestações de meio de ano com esse grito: quente, quente, o verão será quente. Tudo indica que o verão será quente por aqui e esse calor não será medido apenas pelos termômetros.
7 Comments
[…] This post was mentioned on Twitter by raphaelfilho, Priscila Mendonça, Simone, Erik José Steger, Fernando Gabeira and others. Fernando Gabeira said: Blog do Gabeira: Quente, quente, o verão será quente http://bit.ly/cJOKdE […]
Devemos ficar atentos.
Tomara que a imprensa nao faça o jogo do governo. Tomara que nao encubra essas coisas.
Espero que este ano seja um laboratorio politico e as pessoas encherguem o que esta acontecendo e nas proximas eleiçoes possamosalcançar reultados mais positivos.
Votou? Agora aguenta!
Pior que juntos pagaremos o preço!
Só tem um jeito: Marina 2014!
Hummm! Sei não.
É bem capaz de ainda termos mais outros mandatos PT, tipo: reeleição, Palocci ou Sarney. “Ah! O Povo é o Povo.”
Eu acredito no esclarecimento.
Sou neto de um amigo do Brizola, uma familia que sempre fez campanha pro PT+PDT da epoca.
Aprendi a enchergar as coisas e me zuavam quando eu colava adesivo do Gabeira mas hoje geral eh verde.
Acredito que com esclarecimento, cada vez mais pessoas vao votar melhor.
Gabeira 2012, Marina 2014!!!!