Duas noticias me impressionaram hoje: o socorro ao Banco Panamericano, de Silvio Santos, e o financiamento de 25 bilhoes de reais do BNDES para o trem-bala, que unirá as duas maiores cidades do país. Só Banco o Panamericano contou com 2,5 bilhões, depois daquela visita que Silvio Santos fez a Lula e o magnifico trabalho de contrainformação, com aquela história da bolinha de papel, no segundo turno.
Já divulguei aqui algumas matérias importantes sobre o trem bala, que tem várias vantagens, a principal delas é a de expressar simbolicamente a nova e poderosa situação do Brasil no mundo. Além disso, ele teria um papel importante na redução das emissões de gases de efeito estufa.
Acontece que minha experiência no período eleitoral mostrou como precisamos de dinheiro para resolver o problema das populações metropolitanas. Trens e metrôs são fundamentais para resolver o problema das pessoas que trabalham diariamente. Será que haverá dinheiro para as principais cidades do país, Rio, Salvador, Recife, Belo Horizonte?
Das duas uma:ou vai se fazer tudo o que a campanha prometeu, levando o país a uma grande crise econômica, ou muito em breve será preciso discutir de forma séria a questão das prioridades.
Por enquanto, só ouvimos falar de bilhões voando pelos ares.
Mas eles não caem do céu . São ganhos com suor aqui na terra, principalmente na parte da terra onde as pessoas viajam apertadas horas de casa para o trabalho e vice-versa.
PS: Quando escrevi este blog, ainda não estava claro que o dinheiro para salvar o Banco Panamericano viria de um fundo gerado pelos próprios bancos.
3 Comments
[…] This post was mentioned on Twitter by Guilherme Tavares, Guilherme Tavares, raphaelfilho, Tiago Borges, Leonardo Schlag and others. Leonardo Schlag said: Gabeira 43 http://t.co/kvostty via @AddThis – Leiam! RT! […]
Você acha que há uma possível solução para exterminar esse imperialismo?
Não há nenhuma preocupação com a Pátria, com a sociedade.
Estou completamente deprimida. Possíveis lideranças capazes de lutar por efetivas mudanças, não são eleitas, e muitas quando o são, modificam suas atitudes.
Estou me sentindo humilhada neste país, nesta cidade.
Inclusive acho que deveriamos iniciar um movimento contrário a construção do trem-bala.
Irá levar R$ 25 bilhões de reais dos contribuintes para ficar pronto no bicentenário do Brasil. Sim, bicentenário, pois do jeito que a coisa anda, acho que os 200 anos é até cedo demais. Antes o trem ia ficar pronto em 2014, para a Copa do Mundo, foi apresentado na candidatura do Brasil e tudo. Depois não seria possível, e então o trem-bala ficaria pronto em 2015. Depois se falou em 2016, logo antes das Olimpíadas. Agora o trem-bala só estará pronto em 2017. Mas pior do que não se ter calendário e o mínimo compromisso é não se saber o real valor que custará o trem-bala. É no mínimo esquisito.
Seria muito mais inteligente usar os R$ 25 bilhões levar o metrô ou ampliar as linhas já existentes a todas as principais capitais do Brasil e implementar sistemas de VLT em capitais menores ou em cidades de grande importância de menor porte. Tudo isso no mesmo prazo atendo muito melhor a população.
Chega desse populismo atrasado.