Esta onda de arrastões que intimida o Rio, sobretudo sua classe média, começou no final da campanha de 2010. O Governador Sérgio Cabral afirmou que estava desconfiado de sua aparição naquele momento político, sugerindo, através dessa desconfiança, que era um movimento orquestrado.
No calor da campanha, rebati, afirmando que era demagogia atribuir um sentido político aos arrastões mas que era preciso entendê-los no contexto das falhas da política de segurança. Mencionei , mais uma vez a imagem do cobertor curto, para apontar as limitações das UPPs. Falta gente e recurso para uma cobertura que harmonize a percepção de segurança no estado.
Naquele momento da campanha, sabíamos muito bem o que dizíamos. No Humaitá, houve algumas tentativas de arrastão e, na rua onde funcionava a produtora de nossos programas de tevê, houve assaltos, inclusive atingindo nossa equipe. Cheguei a pensar em comunicar isto ao Tribunal Regional Eleitoral porque temia a possibilidade de uma provocação, mascarada de tentativa de assalto.
Agora, tudo passou. Mas os arrastões prosseguem e é possível combatê-los com inteligência. Na rua Faro, os assaltantes se deram ao luxo de repetir um arrastão no mesmo lugar, um mês depois. Essa onda de arrastões não deve durar se empregarmos todos os recursos de informação e análise ao nosso alcance.
As perspectivas continuam boas no Rio, apesar desse sobressalto. A oferta de empregos triplicou em 2010, informa a Firjan. Os índices de homicídio na capital são inferiores aos de algumas cidades do interior.
Há prosperidade relativa e também avanços reais na política de segurança. Faltam apenas um plano mais amplo, uma inteligência com mais recursos , e, algo que não faz mal a ninguém: um pouco de sorte. E mais polícia na rua, como fizeram os colombianos, para atenuar a insegurança em Bogotá.
8 Comments
Difícil, até agora, engolir essa vitória do Cabral, com base no Rio Photoshopado que ele vendeu aos eleitores ‘distraídos’. Torço para que a Educação de qualidade realmente seja prioridade de todos os governos brasileiros – estaduais e federal – para que, finalmente um dia, o cidadão seja de fato consciente, mais crítico e avesso à manobras eleitoreiras como as do Cabral.
Sem priorizar a Educação, não haveá solução possível para quase tudo o que interessa e ainda está a merecer atenção no Brasil.
O país são as pessoas (Dilma / Lula vendem essa frase), sim, não as obras concretas! Mas, que tipo de pessoa interessa a esse tipo de político?
Gabeira, você está muitos anos à frente desse pessoal na compreensão da nossa realidade. Parabéns! Não esmoreça!
[…] This post was mentioned on Twitter by Roberto Rosa, Miriam G Mendes, Guy Furtado Andrade, Ronald S Stresser Jr, Leandro and others. Leandro said: RT @gabeiracombr: Blog do Gabeira: O sinal dos arrastões http://bit.ly/cvdpl1 […]
Eu perguntaria, Gabeira, se vc eh profeta.
Tudo o que voce falou durante a campanha, os jornais estao noticiando agora. A pergunta eh: porque so agora…
Por que so agora a TV mostra os hospitais em decadencia, a violencia nas ruas, as escolas abandonadas…
Nao quero de maneira nenhuma crucificar o governador, alias, o melhor que javi no Rio. O melhor que ja vi, nao o melhor que o Rio poderia ter.
Definitivamente, Gabeira, vc nao eh profeta. Eh alguem que se dedicou a conhecer o nosso estado e a formular soluçoes realmente eficazes para nossos problemas.
O Rio precisaria estar mito melhor para que um governador merecesse ser eleito em 1o turno com 60% dos votos. Eh uma pena que na urna compararam o Cabral com o Garotinho (nessa analise qualquer um seria eleito) deveriam compara-lo com vc.
abçs
Caro Valdinei,
tenho uma profunda admiração, respeito e confiança em Gabeira. Ao longo da campanha, procurou mostrar de forma real e profunda os problemas nos principais pilares q sustentam um estado: saúde, educação, sanemanto, segurança.
Quando o Horário Eleitoral começou a ir ao ar,Gabeira já havia percorrido grande parte do RJ p/ verificar e constatar com seus próprios olhos,os problemas existentes e propor soluções, na maioria das vezes simples, s/ muito custo, precisando apenas de vontade de q fosse feito e da melhor forma possível, p/ sanar o problema de vez, e não apenas colocar a pedra fundamental e tirar retrato.
Não houve apenas compra de votos por parte de Cabral, mas jogo sujo, e aí responsabilizo tb a população, por se deixar corromper ou por ficar omissa.
Se as pessoas assistissem c/ atenção aos programas de Gabeira, perceberiam q não só a infra estava sendo analisada mas tb projetos com um tiro mais longo, como Turismo nas ilhas Caragas, trens indo p/ Teresópolis, etc.
Com relação as UPPs e UPAs foi claro em dizer q as manteria porém, não era suficientes p/ combater o narcotráfico (UPP) tampouco atender a população dos morros e comunidades carentes nos problemas mais simples e básicos da saúde (UPA). Como voluntária, vi Gabeira ser ilegalmente impedido de entrar em uma UPA na Rocinha: os guardas q estavam na porta, falaram de forma constrangida q haviam recebido ORDENS CABRAL para isso. Gabeira c/ sua aparente calma, eu chamo de EQUILIBRIO EMOCIONAL, entrou sozinho e rapidamente (s/ equipe de filmagem) nos pediu p/ aguarda-lo do lado de fora e voltou em questão de 5 minutos, se tanto.
Ao se distanciar da UPA alguns metros, eu fui informar aos guardas, que aquelas pessoas q estavam do lado de fora, debaixo de um sol de lascar, não eram voluntárias nem da equipe de Gabeira, mas sim moradoras da Rocinha c/ seus filhos no colo, uns com febre alta,outros c/ diarréias, etc, e de forma educada e constrangida, eles responderam: Elas podem entrar a hora q quiserem mas infelizmente não temos pediatra aqui, nem mesmo um clinico geral: não há nenhum profissional de saúde p/ atendê-las. Um deles ainda chegou a dizer: estou lhe dizendo pois tenho filho recem nascido e isso me corta o coração, mas por favor não publiquem fotos nossas nem esse meu dasafabo, pois seremos punidos e demitidos. Caramba, pensei, dava p/ Gabeira fazer um TUMULTO GERAL AQUI, mas como sabia q não teria apoio da midia e o problema não seria resolvido, Gabeira se empenhou em mostrar a dura e triste realidade, denunciando a inexistência de pediatras, que a UPA ali não passava de uma faixada bonita por fora, mas vazia por dentro: um mini Projac na Rocinha.
Esse pequeno exemplo, dentre tantos, mostra o carater e a humanidade de Gabeira: denunciou a fraude q são a maioria das UPA´s porém preservou o emprego dos pobres guardas q estavam ali contrariados, contrangidos, cumprindo as ordens de Cabral e não podiam abrir mão daqulio (pelo menos até que houvesse as eleições, na esperança de Gabeira vencer e com isso a realidade mudar) pois eram pais de familia e não podiam perder o emprego, pois por menos q ganhassem precisavam trabalhar p/ sustentar mulher e filho.
Escrevi muito né Valdinei? Sintop muito, meu poder de síntese é terrivel, mas qdo vejo as escolas sem professores, os hospitais s/médicos, até A UERJ, a Universidade do Estado, com salas quebradas, janelas sem vidros, rampas despencando em queda livre, vários incêndios ainda sem q a pericia tenha dado o laudo da causa (e o primeiro já se vão 3 anos) , enquanto o Maracanã que é em frente, sofre uma reforma belissima para inglês ver e podemos ter a Copa do Mundo aqui, aó é que meu dedos disparam a digitar mesmo.
Sou funcionária do Estado há 26 anos e há 12 anos estamos sem qquer reajuste salarial , e ao ver Cabral dizer o contrário : que ganhamos bem, temos boas condições de trabalho, q o RJ está indo muito bem, de vento em popa, não dá pra amarrar meu dedos ,ou infartaria… ^^
Acho que nessas eleições, quem perdeu foi o RJ (reelegendo Cabral) e o Brasil elegendo Dilma, q até q prove o contrário, representa o continuismo da corrupão e da impunidade.
Mas torço para que ambos (Cabral e Dilma) repensem seus atos, comecem a trabalhar com seriedade, dignidade, integridade e honestidade para que tenhamos um RJ e um Brasil com saúde, educação, segurança e todos tenham agua potável em casa e não valas negras.
Lembrando que o Verão está na porta e com ele as epidemias, a dengue e os Arrastões q além das ruas e engarrafamentos, aparecerão nas praias lotadas. Espero de coração, que Cabral já tenha um plano muito bem definido e articulado para impedir que este ano não seja igual aos 4 últimos anos: um caos….
abraços Valdinei, e se leu até aqui , OBRIGADA pela paciência…
Gilda – RJ
Querida gilda, li com atençao cada palavra sim. E estaremos juntos em 2012 numa mobilizaçao de conciencia pelo Rio, espero Ver Gabeira prefeito.
A saude basica, o esporte, a educaçao passam pela prefeitura de uma cidade grande como o Rio. O partido vai explodir em visibilidade.
Comecei a aprender politica na 6a serie, e me apaixonei.Com a educaçao, alunos bem formados e informados, Gabeira pode promover um renascimento no Rio.
Gilda, a vc meu msn EMAIL di_neyrm@hotmail.com
Para variar, a análisa que Gabeira faz da nossa realidade, está corretíssima. Uma pena, não ser ele o nosso Governador!
A UPP pacifica as comunidades e os morros, mas apenas expulsa de lá os traficantes e não os prende. Dai, eles começam a se manifestar no “asfalto”. É o processo do espanador que não recolhe a poeira, mas apenas a troca de lugar. Assim vamos nos preparar para os arrastões, os sequestros relâmpagos, assaltos a residências. Isso já era previsto. Só o nosso Cabral (o segundo) não entende isso!