A semana termina, a primeira depois de eleita Dilma. Neste final de semana, a ONU divulgou os índices de desenvolvimento humano(IDH) mostrando que o Brasil avançou algumas posições, mas que tanto a educação como a desigualdade social ainda nos mantêm bastante longe dos primeiros colocados. Somos o septuagésimo terceiro.
A ONU usa três indicadores básicos: renda, saúde educação. No momento, a saúde é sentida como um problema urgente; a educação envolve o futuro. Lula sempre quis fazer voltar a CPMF. Lembro-me de seu discurso na inauguração do Sara, aqui no Rio. Ele se concentrou na perda do CPMF e, ao que me pareceu, considerava a derrota no Congresso um dos piores momentos de seu mandato.
Aqui no Rio, manifestações pedem a reabertura do Pedro II. O governo quer colocá-lo nas mãos de uma OS (Organização Social), o Sindicato dos Médicos resiste, afirmando que isto é privatização. A passagem para as OSs em São Paulo deu certo.
A idéia de um pacto nacional pela educação não deveria ser esquecida. Pelo menos, Monteiro Lobato escapou da censura que acusava seu livro “Caçadas de Pedrinho” por conter expressões consideradas racistas.
Na segurança, queria lembrar que um médico foi assassinado ontem no mesmo lugar onde assassinaram um dos músicos dos Detonautas, na Marechal Rondon, no Rocha. Esta questão dos lugares, da frequência, enfim do estudo da criminalidade, é um dado fundamental em qualquer política de segurança. Foi assim, pelo caminho da pesquisa e do estudo, que Nova York deu seus primeiros passos no caminho da virada.
Brasília foi um fracasso esta semana. Não houve quorum. Tomei apenas duas iniciativas: uma para discutir acesso aos arquivos do governo militar no Arquivo Nacional (há um post sobre isso no meio da semana) e outra sobre Nagoia, onde o planeta discutiu a questão da biodiversidade.
Precisamos saber com o que nos comprometemos em Nagoia . Um dos aspectos, entre tantos importantes, que mais me interessa, é expansão das áreas protegidas no oceano, de 1,5 para 10 por cento.
3 Comments
[…] This post was mentioned on Twitter by Guilherme Tavares, Léo M. Estrella, Gerhard, iararcunha, MALINE and others. MALINE said: CONFIRA! http://lnk.ms/DvLHL […]
Gabeira, a Sen. Marina Silva e o Sen. Cristovao Boarque falam muito bem sobre a educaçao. Tenho muita esperança neles.
Agora quanto ao PT eh isso o que eu esperava, eles tem maioria, quase um poder absoluto, temos que nos unir e combater todos esses abusos, aii eu te pergunto, oque podemos fazer.
O Cazuza cantou ¨Brasil, mostra a tua cara¨ e voce tem mostrado a cara do Rio, do Brasil.
Acreditamos em voce e vamos mudar essa cara feia do jogo politico.
Companheiro , vamos deixar as eventuais rusgas com os paulistas de lado e apoiar a Dilma. O PSDB foi uma catástrofe para o país . Vamos em frente , tem muita história ainda . A Dilma é a primeira mulher presidente do país . E não estamos falando de nenhuma direitista ou coisa parecida . Vc. Fernando Gabeira , é uma pessoa pública admirável , vamos chamar nossos ideais ! Abç, Cesar.