Eu vim visitar a Feira Orgânica aqui na praça Nossa Senhora da Paz porque quero estimular a agricultura no Rio de Janeiro, e dentro deste setor a vertente orgânica. Eu acho que este é um mercado crescente, e vai ficar muito mais promissor depois da Copa do Mundo e das Olimpíadas, mas os produtores têm dificuldades que nós precisamos encarar. Uma é a assistência técnica, outra a necessidade de uma certificação mais rápida de seus produtos. Eles pediram também ajuda para comprar carros melhores com isenção, porque os produtos que eles trazem são muito delicados, e se o carro quebrar no meio do caminho tudo se perde.
Nós já trabalhamos com este tema há algum tempo. Na quinta-feira mesmo iremos a Pinheiral, para onde destinei uma emenda para o orçamento de uma escola agrícola. Para Paulo de Frontin eu também destinei uma emenda, lá está sendo construída uma grande escola de agricultura, que vai ser inaugurada em breve.
Com essa duas escolas agrícolas e o aumento das Feiras Orgânicas, eu acho que nós podemos ampliar o mercado para eles.
Agora, a grande necessidade da agricultura no Rio de Janeiro como um todo, é um grande incremento da assistência técnica. Um exemplo: a segunda área de plantação no Rio de Janeiro é de banana, depois da cana de açúcar. E ainda assim nós não consumimos a banana plantada aqui, por causa da qualidade. Nós importamos bananas. Então é preciso que nós demos à banana do Rio de Janeiro a qualidade que ela precisa, assim como a outros produtos. E isso nós vamos conseguir através de escolas de agricultura, além, é claro, do apoio da EMBRAPA e de outras instituições.
Foto: Marcus Veras http://www.flickr.com/photos/gabeira-43/
2 Comments
[…] This post was mentioned on Twitter by auta lila carvão, Ana Samyn, Bob Burnquist, Luiz Kleber, Fernando Gabeira and others. Fernando Gabeira said: Gabeira 43: uma visita à Feira Orgânica http://bit.ly/9peVeW […]
Boa matéria. Mas o melhor mesmo é a Mario Ferreira, o cameraman, lá no fundo como papagaio de pirata. Hehehehe