Com a vinda da Copa do Mundo e das Olimpíadas abre-se uma imensa possibilidade para o turismo no Rio de Janeiro. E a tendência moderna dos turistas é buscar lugares onde possam se divertir e aprender simultaneamente.
Hoje visitamos o Museu de Imagens do Inconsciente, criado em 1952 pelo Dra. Nise da Silveira. Esse museu tem como objetivo mostrar a obra dos pacientes que se trataram ou se tratam no antigo Hospital Psiquiátrico Pedro II, anexo ao prédio do museu, e que hoje se chama Instituto Municipal Nise da Silveira.
Mais do que mostrar a obra de pacientes, a Dra. Nise comprou uma grande briga dentro do setor psiquiátrico. Discípula de Carl Jung, a ela era avessa a tratamentos comuns à época como choques elétricos, lobotomia, camisas de força e medicamentos pesados. Para ela, desenvolver a capacidade estética do paciente era o caminho, pois se ele tivesse um monitor em quem confiasse voltaria progressivamente à realidade.
Esta obra múltipla é hoje visitada por muitos turistas estrangeiros, mas o museu precisa de mais equipamentos, mais investimento, precisa inclusive de uma placa indicando que é ali que ele funciona, no bairro do Engenho de Dentro.
Este museu e sua bela história poderiam ser trabalhados com outras atrações, como o jardim de Burle Marx e o caminho de Niemeyer, em Niterói.
6 Comments
[…] This post was mentioned on Twitter by LFVasques, Liana Rangel, Míriam Mangueira, theo constantinidis, Isabelly Trancoso and others. Isabelly Trancoso said: RT @gabeiracombr: Museu de Imagens do Inconsciente: a grande obra da Dra. Nise da Silveira http://bit.ly/cnCDyU […]
Boa tarde, Gabeira.
Se possivel gostaria de tocar num seguinte possivel topico pro debate.
Como curar esse cancer que é a pirataria na Uruguaina. Camelôs não permitem que as pessoas circulem nas calçadas com tanto filme e programa pirata ocupando o espaço. O pior são as abordagens caso faça contato visual com eles.
Uma pena.
Só para observar um erro grave de português na chamada da matéria sobre saúde. No lugar de “má conduzida”, escrevam “mal conduzida”.
Abraços
Pedro Porfírio
Boa noite, Gabeira. Li seu programa de governo e fiquei bastante entusiasmado com duas propostas, a primeira é a de acabar com a vistoria anual do DETRAN-RJ, o Sr. não sabe o sofrimento que é anualmente enfrentar as filas de vistoria e para quem tem carro a gás como eu, são duas vistorias uma em algum posto autorizado pelo IMETRO, para pegar o CSV e o outro para pegar o licenciamento anual ou CRLV, o que os funcionários fazem com os proprietários de veículos que querem andar direito é um absurdo e a gente não tem aonde reclamar. Bastava a vistoria quando fosse transferir a propriedade do veículo ou as blitzes realizadas pala PM, que encontramos dia e noite nas ruas. E a outra proposta é a de utilizar os termos da PEC 300/2008, a Polícia tentou negociar várias vezes com este governador que aí está, no entanto ele usou, o regulamento disciplinar e não recebeu um representante da classe da segurança, para ouvir os anseios e necessidades da classe responsável pela segurança pública do nosso estado.
É a hora de darmos um basta neste governo estadual que se diz democrático, porém, não passa de um regime totalitário de governo.
Um bom debate hoje, estarei assistindo!
Um dos pontos enfatizados pelo Governador Sérgio Cabral é a implantação das UPPs na favelas do Rio, porém, o que todo mundo informado sabia era que as conseqüências a este projeto seriam grandes danos à zona Oeste e a Baixada Fluminense, quando do anúncio do programa previ que a marginalidade não seria eliminada, mas sim transferida da Cidade do Rio para as regiões citadas, era claro que isto aconteceria por não haver nenhuma medida preventiva neste sentido. O que aconteceu foi que reuniram-se os Governos Federal, Estadual, e o municipal para maquiar a Cidade do Rio de Janeiro, como se esta Cidade ainda fosse o antigo Estado da Guanabara, O Sr. Sérgio Cabral não Governa a Guanabara, mas Sim o Estado do Rio de Janeiro, ele não pode jogar o Lixo para debaixo do tapete, leia-se Baixada e Zona Oeste), favorecendo a Cidade do Rio em detrimento do restante do Estado. AS baixada é o lugar de descarrego de todo o tipo de lixo que é produzido na Cidade do Rio de Janeiro seja domiciliar, Hospitalar, e outros, agora quer o Sr. Sérgio Cabral também que a escória da sociedade venha para esta região para manter a maquiado o cartão de visitas do Estado do Rio. O Sr. Fernando Gabeira deveria mostrar este descaso e tantos outros ao eleitor para desmascarar as atitudes do Governador e assim contar com o apoio da população menos favorecida que paga impostos para as melhorias na capital do Estado.
Governador, sua visita ao Museu e Hospital que a Dra Nise da Silveira, ela representa para aqueles que vivenciam o segmento dos transtornos mentais, como eu que à epóca pude conhecer seu trabalho quando me iniciava no caminho da psicanálise com Dr. Marcos Gebara e um grupo de amigos Junguianos. Parabéns pela sensibilidade e atenção ao tema.