No momento em que região serrana ainda luta contra a tragédia, já começaram os levantamentos de prejuízo e os clamores por um plano de reconstrução. O governo, segundo o Secretário de Desenvolvimento, Júlio Bueno ainda levará alguns dias para cruzar os dados sobre a indústria, agricultura e turismo. Existe o setor metal-mecânico em Friburgo com grande capacidade exportadora.
O estado vai abrir linhas de crédito para empresas E acha que a Caixa Econômica vai atender aos indivíduos. Vamos esperar a poeira baixar, para examinar todos os projetos e seu desdobramento prático.
A pergunta de agora é esta: a Copa do Mundo ajuda a reconstrução ou rivaliza com ela na atração de investimento? É uma dúvida para mim que sempre defendi que a Copa trouxesse benefícios para todo o estado. Aliás, esta é a premissa do Plano Nacional de Turismo: interiorizar os destinos, diversificá-los e torná-los mais capazes de absorver mão de obra.
Apontei, no fim do ano, algumas saídas para a região serrana se integrar. Uma delas é a reconstrução de uma estrada de ferro, feita pelo Barão de Mauá, que liga o Rio a Petrópolis. Faltam apenas seis quilômetros e R$50 milhões. A estrada foi desativada pelo governo militar, para evitar movimentos grevistas dos ferroviários. É uma lástima perder tanto dinheiro e também o próprio impulso empresarial do Visconde Mauá. Com a estrada funcionando, da estação do Rio até a Rua Teresa, em Petrópolis, o turismo na serra seria intensificado na Copa. E algumas delegações poderiam se instalar na área, com a garantia de estar no Rio em 40 minutos, sem engarrafamento.
Outra saída que apontei era a reconstrução de um porto na estação de Magé. No século passado, as pessoas vinham de barco e, em seguida, tinham uma opção também ferroviária para a subida da serra.
Vou visitar esses lugares e mostrá-los com calma, no fim da semana. A realização da Copa no Rio e a reconstrução da região serrana precisam estar articuladas. Acho a única saída, porque o governo não vai desistir da Copa. O ideal é pressioná-lo para coordenar as tarefas.
7 Comments
Infelizmente não é interesse dos governantes a construção desta estrada de ferro.
Sou moradora de Magé e vivemos no abandono, politico, vivendo anos aos desmandos de uma familia no governo Municipal e que não valorizou a Estrada de Ferro Barão de Maúa que foi a primeira estrada de Ferro do Brasil e esta totalmente destruída.
A construção deste Porto em Magé iria ajudar muito os moradores que sofrem com o transporte que aqui é péssimo e onde temos um preço de passagem tão caro que muitas pessoas perdem uma oportunidade de trabalho por conta disso além de ajudar muitos jovens a poder freqüentar uma Universidade fora daqui.
Gabeira,
Primeiro que foto linda!
Tem o total apoio. Um passeio de trem seria tremendamente turístico só para falar em diversão fora os outros aspectos abordados por você.
Gabeira, é bom observar também que a estrada Rio Teresópolis é um “trem fantasma” tão perigosa e estreira!
Caro Gabeira,
por que não disponibiliza o link com os vidops sobre suas propostas, pelo menos uma: a Trem do RJ para Petrópolis, que são apenas 6Km.
E vc não escreveu somente vc foi lá e mostrou, durante sua campanha, que era possível, sem grandes dificuldades e um excelente atrativo turístico.
Palavras os ventos levam, com o link do vídeo , tudo fica mais claro, as pessoas vão entender melhor, vão ver (e não apenas ler) um de seus projetos baratos e maraviolhosos.
abraços,
Gilda
O transporte ferroviário nunca foi visto com bons olhos pela indústria automobilística. E, como nossos governantes em geral andam de braços dados com o grande capital, nossa malha ferroviária é o que é, ou seja, nada, considerando as dimensões do nosso país. A sociedade precisa encontrar o rumo de pressionar os que estão no poder e mudar os valores do estado.
Caro Gabeira.
Em nosso país tudo o que importa é a política rodoviarista e futebol, infelizmente.
Não vejo esperança quando se trata de realizar ferrovias, politicamente parece sempre ser secundário, a classe política – também pertenço a ela, pelo PV – valoriza o futebol em detrimento à sustentabilidade qualquer que seja, no mais claro evento “Pão e Circo”.
Mas a chama que temos e que nos motivo nos faz sempre acreditar na realização de um Mundo Bem Melhor.
Parabéns pelo esforço em nos mostrar a realidade de uma região tão sofrida.
[…] This post was mentioned on Twitter by Flavio R. Sampaio, Andre M. Carvalho, Maria Magalhães, Gilda Aché Taveira, fatima ferreira and others. fatima ferreira said: RT @gabeiracombr: Blog do Gabeira: Copa do Mundo e a Serra http://bit.ly/hF2wPE […]
Só posso te dizer uma coisa cada vez mais seu fã