Nossa viagem hoje pela barca Rio-Niterói serviu para reforçar a nossa proposta de criação de uma nova linha, para São Gonçalo. Na semana passada, visitamos as barcas para ouvir das pessoas as reclamações sobre este serviço. Em destaque, superlotação, segurança e conforto. Nós achamos que estes três tópicos podem ser melhorados.
No entanto, a superlotação só poderá resolvida com a abertura desta linha para São Gonçalo, que é uma velha reivindicação da população. A empresa Barcas S.A. têm a possibilidade de abri-la, e não fizeram até agora com a afirmação de que economicamente não é viável. No entanto, há a possibilidade de faze-lo em parceria com o governo, pois é necessário descongestionar este processo.
Mesmo antes de construir o Metrô, que levará de cinco a seis anos para ser construído, podemos melhorar a vida dos habitantes de São Gonçalo e Niterói, com mais transporte e mais conforto. Aliás, sobre conforto, ele só poderá ser melhorado quando a Agência de Transportes realmente agir sobre a concessionária.
A empresa pode tratar de maneira mais civilizada seus usuários, com mais conforto e mais organização na hora do embarque e desembarque.
Aliás, desde sua criação, o principal foco da Agência deveria ser o de defender o usuário. No entanto, aqui no Rio de Janeiro, ao contrário das necessidades que provocaram sua formação, a Agência defende hoje muito mais os interesses dos donos de empresa do que os dos usuários.
9 Comments
[…] This post was mentioned on Twitter by Raphael Lima, Graci Antunes, Walter R Neto, Francis Fleming, Luana Clara and others. Luana Clara said: RT @gabeiracombr: Barca para São Gonçalo: uma antiga revindicação http://bit.ly/9JGQnK […]
Olá Gabeira, realmente o setor do modal maritimo está complicado com a “defesa descarada” da empresa Barcas pela Secretaria e pela Agencia …
Contratualmente reza que os horários são de 24 horas, e os noturnos, com uma hora de intervalo foi paralizado e com a desculpa de que essa operação abalaria a administração financeira da empresa … (???).
Vemos uma tremenda contradição na declaração estranhamente aceita pelas reguladoras, pois está no contrato essa operação, e repassar para o modal rodoviario a operação noturna, é descabida, mesmo com a redução de tarifa do rodoviario (R$3,65 no rodoviario para R$2,80 no maritimo depois de 23:30).
Isso não atende ao publico pois está no contrato e isso caracteriza a quebra do mesmo, com beneficio ao modal rodoviario como tudo sendo revertido para as malhas surradas do asfalto, e isso no Brasil a fora.
É um modal muito mais economico e de melhor atendimento ao passageiro e isso é literalmente barrado pelo lobby rodoviario que sujeita o passageiro a engarrafamentos e atrasos na ida e volta do trabalho, sem contar com o aspecto do turismo, que deixa de ser explorado e abrindo novas vagas de trabalho para a população.
É um ponto a ser muito explorado nessa fase de campanha, pois a população de Niteroi e entorno, são prejudicadas e não estão nada satisfeitas com o atual modelo bancado pelo atual (des)Governador “Malandragem” Cabral.
Forte Abç e a disposição
André Gustavo Milward
Gabeira, eu posso falar deste problema com propriedade , uma vez que, utilizo os serviços das barcas para ir ate Niteroi diariamente, uma vez que moro no Rio, mas estudo Historia na UFF em Niteroi.
Pois bem tds os dias perco 2 horas pra ir e duas horas pra voltar da universidade ate a minha casa, somente ai ja foram jogadas fora 4 horas do meu dia, dentro dos transportes publicos.
Para chegar ate as barcas na praça XV, pego ou o metro, ou o onibus.
O metro é o inferno na Terra, desculpe a minha expressao forte, mas é a realidade. Pessoas passam mal quase q diariamente devido ao calor que faz, pois a grande maioria das composiçoes , por falta de manutençao e fiscalizaçao adequadas, circulam sem ar condicionado e superlotadas. Nao tem horario certo para passar nas estaçoes , inumeras vezes o intervalo chega a ser ate de uns dez minutos na linha 2 do metro, para passar outro.é caro, e nao vale o preço que custa. Infelizmente.
Com relaçao ao onibus, tambem e cheio, mas nao chega a ser tao superlotado quanto o metro, e passa em horarios regulares e constantes, pelo menos aqui onde moro, no bairro de Vila da Penha, no Rio.
Falando das barcas, é outro serviço tambem de pessima qualidade. Muitas vezes colocam para funcionar barcas mt antigas, com ferrugem aparecendo, e falta de manutençao adequada.Tambem andam cheias, mas nunca superlotadas, nao q eu tenha percebido.
O fato é que os intervalos de uma barca para outra demora mt tempo, e esses intervalos nao sao respeitados, uma vez que os atrasos nas partidas sao constantes, se nao diarios.
Enfim, o drama no transporte em nosso estado é algo mt serio, e uma das principais preocupaçoes da populaçao em geral.Acho q essa deveria ser uma de suas principais bandeiras de campanha pois o povo facilmente percebe q esses serviços, por maior q seja a maquiagem aplicada pelo desgovernador Cabral, nao vao nada bem mesmo. Vivemos num total caos, sem que o poder publico demonstre ter nenhuma solidariedade conosco, que pagamos tds os nossos impostos em dia, e olha q nao sao poucos.
Esse problema tem q ser enfrentado, desarticular esta mafia que comenda as empresas de onibus do Rio, investir no metro, no tranporte de massa sobre trilho. Tambem é importante a construçao de ciclovias pelo estado, enfim ha mt o q se fazer e consertar. Falta é vergonha na cara e disposiçao.
Isso eu sei q vc tem…
Por amor ao Rio…
Pelo Rio que queremos e podemos ter …
O Rio de Gabeeeeeeeeeeeeeeeeira 43 !!!!!!!!!!!!!!!
Fábio Dias
universitario carioca
Campanha só ganha, quem anda. Infelizmente pouca tempo atrás Cabral 29, garotinho 23 , Gabeira 20.
e agora 56 a 14. carro parado não ganha frete.
Caro Gabeira,
Seria uma boa aparecer no seu programa no horário político o depoimento dos usuários das barcas, do metrô dos trens, dos hospitais públicos, enfim dos serviços prestados pelo péssimo Governo que aí está. Se tiveram essa idéia, excelente! Caso não, fica a dica aí!
Abraçoss!
Qual o seu candidato no Estado do Rio? Entre e vote
http://muriquifm.blogspot.com/
Prezado Gabeira, em 1º lugar quero te dizer que eu e minha família que é numerosa, estamos votando em voce, sei que nada é perfeito, e confesso que não recebemos bem o seu recente apoio do DEM de Cesar Maia que posso com certeza informar não ser boa companhia mais…
Realmente o transporte público no Rio de Janeiro está caótico, e o atual prefeito deseja desarticular diversos pontos da cidade como Av .Rio Branco, porém não apresentou antes qualquer alternativa de transporte público bem sucedido para apoiar tal medida. Eu viajo de Metrô faz muito tempo, e nos ultimos tres anos, justamente neste atual governo só vi piorar a prestação de serviço com atrasos diários, o ar condicionado da maioria das composições não funciona, os trens andam super-lotados e a AGETRANSP e nada é a mesma coisa.
Espero que realmente caso Vossa Exª seja eleito e que apesar de suas companhias como Sr. Cesar Maia que nós do Rio de janeiro repudiamos etomara queeste fato nao seja um motivo de queda na sua preferencia que estava em alta antes desta coligação para mim e muita gente, achamos inoportuna mas….
Se as empresas de ônibus, as concessões como a do Metrô e Trens, e de transportes pluviais forem fiscalilzadas e de fato fizerem bem o seu papel, que é simples, o Rio de Janeiro poderia ser modelo em transportes público dentre diversos outros problemas a serem enfrentados como a máfia da saúde pública n Brasil e outras máfias que não querem que os serviços essenciais públicos funcionem bem.
Nós cariocas estamos cansados de promessas, queremos ver de verdade as autoridades serem nossos representantes, pois são eleitos para isso, legislar em nosso favor, serem a nossa voz com energia, transparencia e com visão de futuro.
Boa sorte e espero que no dia 03 de outubro de 2010 essa coligação com o DEM não atrapalhe sua jornada.
Caro Luciano,
vc não é a primeira, nem será a última pessoal a mostrar descontentamento da coligação com o DEM, não sou politica, apenas voluntária de Gabeira, uma vez que ele não tem cabo eleitoral.
Trabalhamos na Campanha por acreditar e confiar em Gabeira, tanto em seus valores morais : carater, integridade , honestidade, transparência etc, quanto em sua dedicação e competência em tudo que se propoe a fazer.
Queria fazer apenas um comentário construtivo, sobre um ponto colocado em seu texto acima:
A coligação com o DEM. Coligações e Alianças (diferente de conchavos ok?) me parecem que são quase sempre necessárias.
César Maia é do DEM, mas devemos lembrar que INDIO DA COSTA, o Relator do FICHA LIMPA, tb é do DEM , e conseguir fazer com que o FICHA LIMPA se TORNASSE LEI, foi um trabalho gigantesco, no qual INDIO se dedicou de corpo e alma, pois tinha Lula, Dilma, a maioria dos politicos do PT e outros partiidos CONTRA o Ficha Limpa. Foi uma luta enorme, unido com a população e com politicos limpos, INDIO conseguiu fazer uma pressão de tal porte que, no apagar das luzes, nos últimos minutos, Lula finalmente não resistiu a pressão e sancionou o Ficha Limpa, que agora é Lei.
Acho que ao pensarmos no DEM, antes de qquer politico, devemos pensar em INDIO DA COSTA, que com 40 anos tem uma vida politica limpa, integra, competente, atuante, cujo último trabalho que fez foi tornar FICHA LIMPA LEI e hoje é candidato a Vice Presidente de Serra.
Estou a disposição para enviar videos sobre o FICHA LIMPA, que teve tb o apoio e a participação de GABEIRA, bem como os videos de Gabeira, não só na campanha, mas como Deputado Federal do nosso Rio de de janeiro durante tanto tempo, e nos momentos mais dificeis, quando muitos politicos não compareciam para não se comprometer, lá estava Gabeira para Lutar pelo Rio e pelo Brasil.
Não escrevi isso tudo porque soiu Voluntária de Gabeira, ao ciontário: Sou voluntária de Gabeira porque o conheço bem, tanto como cidadão quanto politico.
grande abraço,
Gilda – RJ – RJ
Pelo amor de Deus. Por obséquio. Por favor.
Até quando teremos que aguentar este inferno? Não é exagero, é realidade.
Pegue uma barca numa sexta-feira, ás 18:30, e entenda que eu não estou exagerando.
Recebemos Barack Obama, mas um de nossos meios de transporte mais importantes continua um caos, vergonhoso, superlotado, desconfortável, sem infra-estrutura e espaço adequados, evidenciando que em muitos aspectos ainda vivemos mergulhados na escassez de recursos e excesso de corrupção do terceiro mundo.
Depender desta barca, hoje, do jeito que está, é encarnar o terceiro mundo, a pobreza.
Estações despreparadas, pequenas e mal ventiladas, que por diversas vezes causam mau-estar e transtornos a pessoas já suficientemente infelizes. Até quando seremos obrigados a viver nesta situação lamentável?
É a pergunta que todos fazem. Até quando a barca de São Gonçalo será tratada como não urgente, como não importante, como inviável?
Afinal, porque se mecher? O lucro está aí. E não é para isso que uma empresa existe? Para gerar lucro aos seus administradores? Porque, agora, abraçar um novo problema não é mesmo Senhores Responsáveis?
Porque se importar com o progresso, com o conforto e qualidade de vida dos cidadãos?
Somos o povo, engolimos tudo. Em fevereiro tudo acaba em carnaval, e no resto do ano em cerveja, futebol e bundas. Não temos direito á evolução. Porque esta, já chegou nas casas de quem poderia fazer alguma coisa para nos proporcionar isto. Carros de luxo, condomínios de luxo. Porque se importariam? Nos deixem sofrer por mais 30 anos com essa barca miserável. Só não se assustem quando revoluções acontecerem. Porque o povo é paciente, mas está deixando, aos poucos, de ser burro.