Como a imprensa é muito focada na capital e no que vai repercutir do estado no conjunto, ela se fixou na queda da prefeita de Campos, Rosinha Garotinha. Mas se esqueceu um pouco do drama de uma cidade importante que teve sete prefeitos em seis anos.
Todos caíram e são processados. Cidade que absorve boa parte dos royalties do petróleo tem índices desapontadores em educação e saúde. Se a cassação de Rosinha for confimada pelo Supremo, a cidade terá de passar por novas eleições. Imaginem o ânimo dos eleitores que viveram esse processo e estão agora desiludidos com a política.
É uma questão de democracia no Estado contribuir para que se ache uma saída que represente uma reconciliação com a sociedade, recupere o mínimo de credibilidade política, sem a qual as pessoas tendem a desprezar a escolha eleitoral. Tornou-se uma tarefa de todos nós buscarmos uma solução política estável para Campos.
Todos os partidos da coligação Rio Esperança em Campos vão se reunir no Rio para iniciarmos um diálogo que possa buscar saída para esta grave situação de Campos. Um ponto de partida que proponho desde a pré-campanha: defender os royalties mas, ao mesmo tempo, a transparência nos gastos.
Assim que tiver analisado a situação com os interlocutores de Campos, viajo para me dirigir à sociedade que deve viver um momento de grande desencanto.
16 Comments
A solução para Campos passa realmente por um trabalho sério que dê credibilidade ao futuro governante do município, como as propostas acima, quer seja a transparências nas despesas, bem como a credibilidade política que precisa ser recuperada e que possa ser colocada em prol da população.
[…] This post was mentioned on Twitter by Congresso em Foco 2. Congresso em Foco 2 said: RT @gabeiracombr – Blog do Gabeira: a tragédia política de Campos http://bit.ly/aZvm2t […]
Meu caro Gabeira. A cassação de Rosinha , não foi por roubo, mau versação de verbas , Abuso de poder economico, pois sei bem pois participei da campanha dela. Essa cassação foi o maior absurdo ja vista na polaitica no mundo inteiro, pois foi pelo simples fato de dar uma aentrevista quando ainda não era candidata. So mesmo o TRE poderia fazer uma covardia dessa., mais isso é para atingir Garotinho que estava incomodando na disputa contra Sergio Cabral. Isso foi uma vergonha Nacional. A cassação foi meramente politica. Campos em um ano progrediu mais que durante 10 anos de governo anteriores. O Presidente Lula esta fazendo o que quer e nada acoanteçe. So uma multinha de vez enquanto, pois o mesmo ele e sua candidata estão fazendo polaitica ha mais de um ano . Esse é o Brasil.
Grande abraço. conte comigo
Caro Ney, se você foi parte da campanha eleitoral, soube por dentro como funciona a logística da corrupção eleitoral , da coptação de aliados , desprovidos de descência e caráter, do aliciamento de candidatos e lideranças(compradores de voto) do lado oposto, com certeza tambem desprovidos de decência e caráter , comprados por alguns poucos dinheiros e deve estar envergonhado de ter presenciado os arranjos , os acordos subterrâneos e as mutretas e falcatruas utilizadas nesta absurda campanha de 2008 em Campos ods Goytacazes, e por todos os lados , sem excessão. Já teve ter feito Mea Culpa, com certeza esta completamente arrependido e pronto a participar do movimento que vai resgatar nossa Campos da Sodoma administrativa, cultural e conceitual a qual sucumbiu por conta dos desgovernos dos últimos vinte anos.
Venha se juntar a nós, será bem vindo , se defender a dignidade e a honradez com a mesma força e veemencia , com que o faz, com a iniquidade e desqualificação do governo atual, será com certeza uma grande soma ao no movimento. Ah , amigo , aqui é pela cidade de Campos e por seu futuro, 0800 !
Sr. Gabeira,
Te sigo no twitter e te fiz uma pergunta com relação à isso: é verdade que o sr. está pensando em uma aliança com Garotinho?
Pergunto isso por ser de São Fidélis, cidade vizinha a Campos, e por ser funcionário público de Campos. A cidade está um caos há bastante tempo e o grande responsável por isso é o Sr. Garotinho e seus companheiros. Todos estes prefeitos cassados pertencem ou pertenceram ao grupo político de Garotinho. A solução para Campos é um prefeito independente da Família Garotinho, que nunca tenha sido do grupo do mesmo.
Peço, do fundo do meu coração, que o senhor não se alie politicamente ao Garotinho, pois dessa forma me entristeceria muito e garanto que entristeceria uma grande parcela dos eleitores da região Norte / Noroeste Fluminense.
Quero participar da campanha do senhor por acreditar que possa ser uma mudança significativa na forma como nosso estado é gerido. Precisamos da mudança em todo o estado e nos municípios também.
Se o Gabeira apoiar a máfia Garotinho de alguma forma, eu deixo de votar nele e voto em branco.
Caro Alessandro,
sua postura e revolta é bem clara, e tenho certeza que ao tomar conhecimento do boato sobre Gabeira e Garotinho, muitos eleitores que não conhecem, não só o trabalho mas tb o carater de Gabeira, devem ter tido o mesmo sentimento : de revolta, de ter sido traído!
Soube do boato ontem a noite, atraves do telefonema de um amigo e disse a ele:” DUVIDO! VC deve ter entendido errado ou é má fé de Cabral já para enfraquecer Gabeira, junto as demais cidades do Estado do Rio, pois nós cariocas, não caímos mais nas trapaças de Cabral, fazendo o que for preciso para se manter no podre poder.
Hoje cedo, vi no twiter a postagem de Gabeira negando o fato, e por confiar plenamente nele, fiquei tranquila.
Agora ao ler o texto acima, acho que ficou claro para todos, que em nenhum momento Gabeira fala em apoio a Garotinho. O que o preocupa, e deveria ser preocupação de todos os candidatos ao Governo do Rio, é conhecer os problemas não só da cidade, mas da população de Campos que está a deriva.
abraços e vamos fazer de Gabeira o Governador de nosso Estado do Rio de Janeiro,
Saudações Cariocas,
Gilda
Amigo Gabeira,
infelizmente vou concordar com os amigos que já postaram aqui, Rafael Leite e Alessandro Amoé.
Essa possível união de apoio a GAROTINHO é um absurdo político, que deixa-nos eleitores do Sr.,
como eu perplexo!
Caro Junior,
Infelizmente não. FELIZMENTE todos concordam que seria ABSURDA qualquer ligação de Gabeira e Garotinho, e o prImeiro a dizer isso foi o próprio GABEIRA .
Basta ler o texto acima , que está claro que não há nem haverá qquer ligação entre ambos, até porque Gabeira tem seu eleitorado e jamais o apoiariamos tendo algo junto com Garotinho. E mais, q
Prezado Gabeira,
Independemente das nossas opções políticas não podemos negar que o que aconteceu em Campos foi um golpe de Estado, nenhuma pessoa eleita por voto direto, num Estado de Direito deveria ser cassada da forma com que cassaram a Rosinha! Isso é Golpe! Uma entrevista?? O Lula já deveria ter saído há anos do governo então! E o Sérgio Cabral deveria estar preso!! Até nome na placa de obras do governo do estado ele colocou, está lá para todo mundo ver “Governo do Sérgio Cabral”, NA PLACA DE OBRA DO ESTADO!!!!!???? Portanto, saiba que estou contigo, porém não defenda a cassação de um governante eleito democraticamente por causa de uma entrevista na época que ela não era nem candidata!!!
Forte Abraço!
Caro Lédio,
concordo com tudo o que vc disse, apenas em nenhum momento Gabeira disse achr justo ou não o motivo pelo qual Rosinha foi cassada, assim tb como não disse que iria apoiar Garotinho.
É tão claro ver que isso não passa de uma jogada suja de Cabral, para tentar desestabilizar canditatos e eleitores, enquanto ele tem a máquina do estado a seu favor para correr por fora pintando e bordando.
abraços,
Gilda
Gostaria de escrever mais, mas o farei amanhã.
Por hoje queria que ficasse claro, TRANSPARENTE que não há nem haverá ligação de Gabeira com Garotinho.
Como já disseram, deve ser jogada (suja) de Cabral, para tentar enfraquecer ambos e ele continuar em seu podre poder.
O texto e as palavras de Gabeira foram claras: Não há qquer possibilidade de apoio politico a Garotinho.
Usaram a preocupação de Gabeira com Campos, para transforma-la em BOATO SUJO e sem qquer fundamento.
abraços,
Gilda – RJ
Tran$parência nos gastos público evitaria o uso do dinheiro público em causa própria. O financiamento público de campanha evitaria o compromisso de superfaturamento com financiadores de campanha. Vamos eleger um governante com compromisso de renovação da política brasileira. Gabeira é o nome certo.
Campos precisa sim de uma tomada de consciência profunda naquilo que refere-se ao seu posicionamento político ao invés de abrir crédito para discursos populistas, rasteiros e oportunistas, em que vale tudo para se conquistar votos, votos e mais votos. É uma mistura de religiosidade, cinismo, informação e deformação numa evidente falta de respeito à população como um todo, quando faz-se nítido o expediente do aproveitamento descarado da boa fé de pessoas mais simples. A postura política do casal Garotinho não respeita nada e ninguém e por isso mesmo não contribui em nada para o melhoramento da consciência política do município e para as comunicações como um todo, posto haver no império Garotinho emissora de rádio e jornal impresso, veículos de qualidade pra lá de discutível.
Cadinho RoCo
Rafael
Garotinho representou uma ruptura em Campos, cuja população mais pobre era mantida à margem de qualquer processo de participação política. Com Garotinho, essa gente passou de objeto a sujeito da historia, as pessoas passaram a ter noção da importância de sua participação no processo político na condição de atores e protagonistas, ao contrário do que ocorria nos governos patrocinados pelas oligarquias locais. Garotinho inaugurou programas sociais de apoio às camadas mais sacrificadas, os pequenos produtores tiveram programas de apoio como o Pequeno Produz, que hoje comercializam seus produtos nas feiras livres da cidade com apoio do governo. Construiu creches para os filhos dos trabalhadores, inúmeras escolas e postos de saúde, reconstruiu o Teatro Trianon, produziu um modelo de administração reconhecido nacionalmente, tanto que chegou a governar o Estado do Rio, onde foi considerado por duas vezes o governador de melhor avaliação no país, segundo pesquisas do Datafolha, a ponto de eleger Rosinha como sua sucessora, EM PRIMEIRO TURNO!. Implantou no governo estadual programas sociais revolucionários depois copiados no país inteiro, como as farmácias, restaurantes populares, os benefícios a R$ 1,00, etc. Através de ações de parceria e um programa de incentivos fiscais trouxe projetos para o Rio se tornar a capital nacional da siderurgia, como a CNS, em Sepetiba/Itaguaí, a volta da indústria automobilistica no Sul Fluminense, a recuperação da industria do vestuário na Região Serrana, hoje grande exportadora do País de peças íntimas, recuperou o então decadente setor naval, que voltou a gerar milhares de empregos.
O Norte/Noroeste Fluminense, então com índicadores comparados aos piores do Nordeste, os portos do Açu e Barra do Furado abriram novos horizontes e enormes perspectivas para aquela região. A Lei Rosinha proporcionou a instalação de novos projetos em cidadades do Noroeste como Itaperuna, que hoje atravessa o mais animador ciclo de desenvolvimento de sua história. Com Garotinho e Rosinha, houve o que poderia se chamar de um avanço na consolidação da fusão. Antes, a capital detinha 38% do PIB do Estado; hoje, esse percentual chega a 60%. São dados de uma instituição insuspeita como a Fundação Getúlio Vargas.
Então, é preciso reconhecer a história deste simples radialita do interior, essta liderança popular que herdou as melhores virtudes de um Getúlio Vargas, um João Goulart ou um Leonel Brizola, na melhor linha do nacionalismo telúrico e um trabalhismo voltado para o reecontro do nosso povo com sua história.
São números e fatos, contra os quais não há argumento. A não ser por pura condição de uma ignorância pueril ou preconceito patológico. Paulo Renato Pinto.
Acho uma pena que todos critiquem o Garotinho sem argumentos.
Todos apenas repetem o que escutaram por aí.. que o Garotinho é um demagogo/pistoleiro, alguém que governa sem principios/ideologia e passa por cima de qualquer coisa pra continuar no poder.
Pois bem, onde estão os argumentos que comprovam estas acusações?
E por que os políticos tem tanto medo do Garotinho se candidatar?
Por que a familia Garotinho é tão aprovada dentre as classes mais pobres?
gostaria de ouvir argumentações e não apenas críticas sem fundamentos.