O especialista em segurança Paulo Storani declarou, ontem à noite, que a hora é do Alemão. Com 600 homens armados dentro daquelas comunidades, pressionados pela policia, sob uma cobertura ao vivo e cores, o Alemão deve ser invadido hoje.
Pelo menos esta era a suposição. Existe muito entusiasmo e muita torcida. No meu caso, não posso me limitar ao entusiasmo e a torcida, porque algumas perguntas são necessárias.
Apesar da grande motivação da polícia, (nunca estivemos tão animados me confessou um policial que está fazendo o cerco), vejo algumas afirmações contraditórias. O Secretário de Segurança afirma que as ações dos bandidos não vão alterar o planejamento de ocupação territorial.
Ao mesmo tempo, quando se perguntava pelo Complexo do Alemão, dizia-se que ali as coisas eram complicadas, dependiam de plano e preparação adequada.
A entrada no Alemão, desde a experiência de 2007, não foi planejada com a antecedência necessária. Mas ela tem grandes chances de êxito. Os bandidos criaram uma grande comoção, abrindo possibilidades antes inexistentes: cobertura ao vivo pela tevê, blindados da Marinha, apoio popular e, ao que parece ao longo do dia de hoje, presença da Polícia Federal e do Exército.
Os carros continuam ser queimados, mas o centro das atenções se deslocou para a Vila Cruzeiro e Complexo do Alemão. Já não dá mais para recuar mas é necessário lembrar que os problemas estão se repetindo em muitas cidades da Baixada Fluminense.
A ocupação do Complexo do Alemão, centro do PAC, foi um dos temas da campanha. Afirmei naquela época que os traficantes estavam se concentrando lá e que em duas outras comunidades atingidas pelas verbas do governo federal, Manguinhos e Rocinha, também viviam sob domínio.
Houve reação do governo. Mas a idéia inicial sobre a presença policial era , como se fez no Haiti, combiná-la com ações sociais e de infraestrutura. Não importa agora olhar para trás e sim desejar que tudo dê certo e que não se façam vitimas entre os moradores.
27 Comments
SÓ ACHO CARO GABEIRA QUE A POLITIA SUJA DE CABRAL É MAIOR QUE A GUERRA, PORTANTO NÃO MUDARÁ NADA,´O ALEMÃO É TERRITORIO POLITICO DE CABRAL E LULA NÃO SE PODE CHEGAR COM ESSA PRESSÃO TODA.
O NEGOCIO É O ESTADO FINGE QUE ESTÁ PRESENTE, ENQUANDO VAGABUNDOS FINGEM QUE FOGEM!!
FALA SÉRIO ESSA OPERAÇÃO É MAIOR ENGANA TROUXA, O ALEMÃO É FECHADO COM O GOVERNO PRINCIPALMENTE SEUS PRESIDENTES DE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS QUE LÁ EXISTEM!!!!
CABRAL VC SÓ ENGANA TROUXAAAAAAA
Alguem tá vendo muito TROPA DE ELITE 2. O governo está fazendo o que lhe cabe, ele nao pode mudar tudo num piscar de olhos…
Pera lah!!!
Nao votei no Cabral mas nao odeio cara
a policia, pela 1a vez tem trabalhado num combarte efetivo ao trafico
talvez como em muitos anos nao o fez.
Ha porens, sim!
Saude e educaçao por exemplo
o cabral eh o melhor governador q o Rio teve nos ultimos anos e, Gabeira como nosso melhor representante deve cobra atençao a esses assuntos
SAUDE, EDUCAÇAO E COMBATE AA CORRUPÇAO NA POLITICA.
[…] This post was mentioned on Twitter by Caetano Mauro, 阿尔曼多·梅西亚特 -AMF-, Danielle Barreto, Rafael Biscaro, Vital and others. Vital said: A hora do Alemão | Gabeira.com http://ow.ly/3fLCo […]
“Apesar da grande motivação da polícia”.
Gabeira. Gosto muito de você, mas escolhestes uma péssima hora para fazer oposiçao e se autopromover.
Primeira vez que população e poder público se unem e você vem com questionamentos….seja parte da solução, poxa.
Vamos resolver o problema da vez, e depois você questiona o que fazer com o território ocupado e a populaçvão aliviada.
Abraço
Sempre é hora de fazer questionamentos. Talvez pelo seu pensamento esse país seja tão sujo e bagunçado.
Elogiar com poréns ainda é elogiar! Mas só elogiar, sem questionar, sem raciocinar, também não ajuda em nada.
Sou a favor da ocupação, mas tirar o poder e o território da tal facção “who-must-not-be-named” e entregar para outra facção ou para a banda podre da polícia, vulgo milícia, também não é um bom negócio.
Resolver o problema ” de vez” , caro Marcio, só com EDUCAÇÃO, esportes, piscina, ensino integral, familia, ESTADO. Com essa caçada vão matar trezentos bandidos e todos nós estamos apoiando, claro, mas se não fizermos algo, todos para acabar com esta exclusão medonha nascerão mais mil !! A gente leva cachorro pro Pet shop enquanto eles vivem na vala imunda entre montanhas de lixo.
Luis.
Concordo com Vc. Esta operação logo termina e depois?
Qual a ocupação que terão para estes meninos levarem comida para casa?
Os corruptos que estão roubando destes jovens as oportunidades, que nos temos o privilegio de ter,
não são também criminosos?
A guerra urbana que se instalou no Rio de Janeiro por conta dos muitos anos de ausência do poder público nos remete a uma reflexão mais profunda quanto à sua origem e aos seus facilitadores. Quem são eles ? Onde estão ? Nas forças armadas ? Nas polícias federal e estadual ? No poder legislativo ? Executivo ? Judiciário ? Nas organizações não governamentais ? Nas entidades de classe ? Onde diabos eles estão ? Serão seres fantasmagóricos ? Serão onipotentes, onipresentes e onicientes ? Digam-me: como as armas de grosso calibre vão parar nas mãos dos traficantes das comunidades carentes cariocas ? São armas importadas da Rússia, Israel, Estados Unidos. Será que esses traficantes são poliglotas e estão blefando, passando-se por semi analfabetos ? Essas armas passam pelas nossas fronteiras por terra, ar ou mar. E quem guarda as nossas fronteiras ? Em diversas ocasiões foram apreendidas com bandidos armas de uso exclusivo do nosso exército. Mas como essas armas vão parar nas mãos dos traficantes ? A apreensão de toneladas de cocaína são ações corriqueiras das polícias. Mas no Brasil não há plantação de coca !
Não me recordo de nenhuma investigação séria que levasse essa estirpe de criminosos à punição na forma da lei. Nesse país onde a impunidade é a metástase do câncer social da corrupção, atacam-se os efeitos e varrem a causa pra debaixo daquela cúpula maravilhosa projetada pelo Oscar Niemayer.
Toda essa esculhambação motivada pelo tráfico de drogas se dá unica e exclusivamente por uma lei básica de mercado: a da oferta e da procura. Como resolver a questão ? Reavaliando o nosso ensino público que é ineficiente; reestruturando a nossa sáude pública que é inexistente e promovendo mais qualidade em habitabilidade que é indecente.
Quanto à base dessa pirâmide do mal que são os usuários de drogas ilícitas, muitos deles tidos como intelectóides que se vestem de branco e acendem velas na praia de Copacabana pedindo paz, sinceramnete eu quero que eles se fodam.
Concordo em gênero, número e grau..DEZ……….
A invasão do alemão agora se torno uma necessidade absoluta. Não pode o governo deixar os caras fortemente armados que vimos pelo TV sair do Villa Cruzeiro se espalhar pelas outras favelas do Rio. A policia também não deve esperar por muito tempo para que eles podem se organizar.
A pergunta é !!!
Porque uma ação “tão efetiva” não tinha sido elaborada até hoje…..Qual é o verdadeiro interesse hoje?
Também me fiz a mesma pergunta, aqui do sul, lembrei dos anos 60, quando Carlos Lacerda “limpou” as ruas do Rio de Janeiro para a visita da Rainha Elizabeth… Agora estamos nos preparando para uma copa do mundo. Isso tudo me dá calafrios, os políticos brasileiros conseguem ser perversos às vezes, e estamos todos a ‘mercê” deles. Acabamos sempre acreditando no que eles querem que acreditemos, e depois esperamos os livros, os filmes, etc. para saber a verdade dos fatos. Faça perguntas amigo.
Caro Gabeira,
assim como voce, estamos todos na torcida para que essa operação termine com um saldo positivo.
Mas tb lamentamos que esteja sendo feita sem uma visão inteligente, sem um plano estratégico muito bem pensado, organizado, com mapas do terreno, com detecção de pontos de fuga Da Vila Cruzeiro para o Alemão, etc. Não podemos voltar atras e torço, mas torço mesmo, para que consigamos dar o primeiro e grande passo.
Quanto ao MARCIO BERNARDES, acho que ele não deve ter tido a oportunidade de conhecer seu projeto de governo, por isso interpretou sua matéria como autopromoção.
Mesmo Cabral tendo rabo preso, telhado de vidro, forte ligação com milicianos, e conseguiui (Deus ou o diabo sabem como) ser reeleito governador do Rio de Janeiro, temos a certeza de que vc nunca nos abandonará, nem com politico nem como cidadão.
grande abraço,
Prezados ( as ) ,
A situação é muito triste .Sou assistente social e trabalho com as comunidades nesse local e é importante frisar que o trabalho social é fundamental para evitar a expansão do terror . Além disso a educação é importante , pois há um grupo de jovens e crianças que se inspiram nos bandidos e desejam viver assim. Muitos pais choram pelos seus filhos e netos e por isso não podemos achar que a população local é a favor dos bandidos , mas estão sob pressão e não vão fazer confrontos temendo represálias.
A ação nas comunidades dominadas por bandidos deve ser conjugada com políticas públicas contínuas e sutentavéis . O clientelismo político e o assistencialismo não ajudam em nada , só fortalecem o medo e a expansão do banditismo e por favor , não se esqueçãm de incluir os milicianos que são tão nefastos quantos os traficantes.
O confronto armado é inevitavél , porém sem uma revolução cultural que inclua mudanças sociais e a valorização da educação como instrumento de transformação , nada mudará ; não quero ver o derramamento de sangue e depois a ascenção de outro grupo, igual ou pior desses que estão fugindo , por outros que mantém o mesmo esquema. Estou vendo o banddismo se reestrturando e ganhando características de narco terrorismo e não consigo visualizar que a batalha está ganha , Há muito a ser feito e os inimigos , aqueles que lucram com o tráfico, não moram específicamente nas comunidades de baixa renda no Rio .
1 – Por que só agora? Por que não há seis meses? Ou um ano?
2 – A próxima ocupação do BOPE poderia ser Brasília. Fica a sugestão.
Gostaria de ver o “caveirão” invadindo o Plenário do Congresso Nacional e passando por cima de todos os bandidos que ali estivessem, isto é, de terça à quinta, fora dos dias de recesso, férias de 90 dias ou feriados. Esqueci algum detalhe ?
A pergunta que não quer calarrrrrr….
_ Porque as autoridades policiais permitiram que a bandidagem escapasse “à volonté”?
Se alguém puder me responder, com CLAREZA e CONVICÇÃO, eu ficarei agradecida e ALIVIADA, pois mais me parece ARMAÇÂO pra “inglês ver”…..
GABEIRA, faço um apelo: O que fortalecera’ o Brasil, e’ a ficha limpa. Ela nos proporcionara’ saúde, educação e resolvera’ todo o resto.. Foque nisto!!!!!
Declarei antes que estamos vivendo o Estado de Defesa previsto na Constituição, mas à margem dela. Dificil entender como a “inteligência” da polícia foi pega de surpresa por ações que já se anunciavam e cujo “bonde”, em São Conrado, há dias …das eleições, já antecipava. Parecia uma trégua tácita, embora não combinada.O correto programa das UPPs, que aperfeiçoou programas anteriores, não é um programa de segurança pública para todo o Estado.O apoio às medidas que estão sendo tomadas, não deve negligenciar do respeito à CF e a cobrança de um efetivo programa estadual. É o que penso. Marcelo Cerqueira (não existem “balas perdidas”, mas vidas perdidas: Gabeira)
Gabeira,apesar de não ter o conhecimento que você tem sobre o caso imagino ser muito,muito dificil tomar dois locais imensos como Cruzeiro e Alemão e manter um policiamento por lá que dê conta de livrar a população da angustia do tráfico. Faço voto para que tudo dê certo mas em 2008 houve bandeira tremulando no topo e hoje está, ao que parece, pior. Rezo para que tudo dê certo e possamos ir e vir sem assaltos.
Abraço.
Li seu texto e concordo com vc, sou da baixada e estou vendo q mtos deles estão vindo pra cá e nada esta sendo feito, eles estão concentrando somente no Complexo do Alemão e as outras áreas como fica?
O governo só tomou providencias por que a impressa ficou em cima espero que essa onda de violência acabe ou ao menos diminua.
Meu caro, prá mim essa ação espetaculosa é orquestrada pelo próprio governo com sentido de ampliar a repressão e quebrar os direitos civis ( mandados coletivos ), além de eliminar os seus comparsas mais perigosos.
Os traficantes optaram por viver fora da lei, barbarizando e aterrorizando pessoas de bem que não podem viver em outro local que não as comunidades.
Agora que os traficantes estão encurralados não é hora de falar de “direitos humanos” – TODO APOIO À POLÍCIA – pau neles!
E parabens aos militares, policiais (civis e militares), BOPE, etc., que engoliram as vaidades e orgulhos e estão trabalhando em conjunto pelo povo do Rio!
Parabéns pelos seus posts. Terá sempre meu voto. Apesar da torcido e do momento ser de pacificação, também tenho perguntas a fazer que muito me incomodam em tudo o que está acontecendo: o que acontecerá a quem faz a negociação internacional e habilmente planeja o fornecimento de drogas e armas para o Rio? Onde irão atuar essas pessoas depois de controlados os morros? Quem vai suprir o mercado de drogas, que não vai deixar de existir amanhã? Não é hora de se discutir a legalização?
Gostaria muito de ouvir suas opiniões sobre o tema. Obrigada
Acredito que essa guerra está apenas começando e ao contrário do que todos pensamos o interesse princiipal não é o bem estar da população pobre, estes nunca estiveram nos planos dos políticos muito menos dos militares. Infelizmente se a intenção fosse melhorar a vida dessas pessoas a educação, os hospitais, e a própria polícia seriam os principais pontos de interesse destes que estão bancando os preocupados com os pobres e favelados, abandonados no meio do lixo a muito tempo. Os pobres criaram uma economia alternativa, e muitos deles não estão nem aí para o produto que garante a sustentação dessa economia, apenas o que lhes basta saber é que é deste produto que os ricos gostam, é a droga que o ‘burguês” compra, e são eles que sustentam o tráfico. A droga é como o couro dos animais, enquanto houver procura haverá oferta.