No momento há um clima de guerra, com setores da imprensa sentindo-se inspiradores e autores do script. Não há espaço para perguntas, nem para dúvidas. Em todas as guerras, dúvidas e perguntas são confundidas com capitulação ou cumplicidade com o inimigo.
Mas timidamente, como se fossem pauteiros populares, menos suspeitos que a oposição, os leitores de jornal vão fazendo suas perguntas. Uma delas, aparece nas cartas do Globo: se a situação no Complexo do Alemão era essa, por que não foi feita uma operação antes, por que se esperou tanto tempo?
Mas existem outras perguntas que dizem respeito a planejamento que não são feitas pelos jornalistas porque estão, o que acho interessante também, preocupados em mobilizar favoravelmente a opinião pública. Quando mencionei , durante a campanha, que no Alemão estavam concentrado um grande número de homens armados, o próprio governo não gostou. Quando afirmei que as obras do PAC deveriam ser feitas com a presença de forças pacificadoras, a critica também se perdeu.
O fato de desejar uma solução para o problema da ocupação armada no Rio, o fato de torcer por um bom desfecho, não pode embotar a capacidade crítica porque uma coisa é apenas torcer, outra coisa é tentar contribuir para uma solução estável no Rio de Janeiro.
Ao falar da tomada de um ponto elevado da Serra da Misericórdia, a reportagem do Globo afirma, hoje, que isto tornará possível, entre outras coisas, mapear o Complexo do Alemão. Nesse mesmo complexo foram realizadas obras do PAC. Nesse mesmo complexo houve uma importante operação policial em 2007. E ainda não há mapas detalhados?
Concordo com o Secretario Beltrame e com alguns leitores desse blog: é uma área extensa e irregular, o que torna uma operação mais difícil.Uma coisa é a dificuldade da operação; outra coisa, é a dificuldade do planejamento. O planejamento de uma tomada do Alemão deveria existir há muito tempo e ser, quase que mensalmente, renovado, com novas avaliações.
A Globo mostrou os traficantes na Vila Cruzeiro, iniciando o processo. Com apoio da imprensa e da população, com apoio tático das Forças Armadas (de novo um tema levantado na campanha) criou-se uma janela de oportunidade para invadir o Alemão.
Mas as pessoas perguntam: por que não foram tomadas as vias que ligam a Vila Cruzeiro e o Alemão? Por que não foram presos ou mesmo atingidos os traficantes em fuga? A resposta é clara: não havia gente suficiente. Isto só aconteceu com a entrada em cena dos 800 soldados do Exercito e 300 agentes da PF.
Beltrame afirma que o principal é a retomada do território. Considera que a prisão de traficantes torna-se mais fácil quando perdem o terreno onde se refugiam. É uma tese correta. No entanto, o estado é grande, a tendência é de aumentar o nível de insegurança na Baixada e cidades médias, áreas que não têm tanta atenção da imprensa.
Vamos desejar que tudo dê certo no Alemão. Mas os pesquisadores do futuro não poderão deixar de responder à pergunta mais ingênua da leitora do Globo, a qual acrescento apenas isto: como foi possível realizar as obras do PAC no Complexo do Alemão, numa área dominada pelo Comando Vermelho?
13 Comments
[…] This post was mentioned on Twitter by Leandro Cruz, Mario Cesar and Carla Alves, Fernando Gabeira. Fernando Gabeira said: Blog do Gabeira: A difícil tarefa de perguntar http://bit.ly/gVSuIh […]
Gabeira VOTEI m você e VOCÊ SEMPRE falou na campanha que as UPPs eram IMPORTANTES mas havia MUITO mais por fazer do que as UPPs. Você FALOU SOBRE O CAOS DA SAÚDE E A PROPAGANDA DE CABRAL MOSTRAVA O CONTRÁRIO. DEPOIS DA ELEIÇÃO TUDO O QUE VOCÊ DISSE SE CONFIRMOU. VOCÊ FALOU DA EDUCAÇÃO E NÃO FOI OUVIDO.
GABEIRA Ë MUITO DURO NUMA ELEIÇÃO ENFRENTAR UM GAROTINHO PREFERIDO DA PODEROSA REDE GLOBO.
Você e o Serra tinham as MELHORES politicas para o Rio.VENCEU A IMPRENSA VENDIDA E A DEMAGOGIA. DIANTE DO FRACASSO SE UNEM NUM CONLUIO NOJENTO. QUEM GOSTA DO RIO DE VERDADE MOSTRA SUAS MAZELAS. ESSA GENTE NA VERDADE ODEIA O RIO E AMA O POPULISMO “MUDERNO” DE CABRALZINHO.
ME ORGULHO DE TER VOTADO EM VOCÊ.
Vera Lucia.
Gabeira, eu concordo com sua opinião e questionamento. Mas, permita-me com todo respeito, adicionar uma outra pergunta: a população em seu consciente sabe que tem sua parcela de culpa quando não se mobiliza, não corre atrás de saber o que anda fazendo os vereadores, deputados e senadores que elegeu. Pode parecer utopia, pedir que o ‘cidadão médio’, aquele que trabalha ’14 horas’ por dia pra sustentar a sobrevivência de sua família – muitas vezes com muitos filhos – gaste alguns minutos no fim de semana para correr atrás de algo além do futebol, do churrasco e da cerveja?
O que vejo, quando se fala em comodismo, é que esse é um mal generalizado (e eu mesmo me incluo nesse grupo às vezes, hábito que a cada dia me policio mais para evitar) entre as autoridades e população. Não se discute política pois, culturalmente, isso foi colocado como assunto proibido pois gera polêmica. Então, ficamos na cova rasa dos BBB, das novelas que mostram um Rio de Janeiro falso, pois todo mundo já está careca de saber de vai muito além do Leblon e da favela genérica.
A discussão da legalização das drogas sempre volta a tona e é muito comum em todas as vezes que ouço falar disso, citarem o senhor como ‘chincheiro’ ou coisas do tipo. Dizem que a educação e a saúde precisam chegar junto com a polícia, mas ao primeiro tiro de fuzil dispardo por um traficante, ao primeiro carro incendiado, a população berra dizendo que a ‘UPP é burrice, o bandido está migrando’. São mais de TRÊS DECÁDAS de descaso com a situação das favelas. São mais de TRÊS SÉCULOS de uma cultura voltada ao ‘jeitinho’ implementada no país. Todos nós, por omissão, alimentamos um monstro que infelizmente vai precisar ser enfrentado a bala também.
Para terminar, gostaria de dizer que apóio a forma como o PV aborda as questões e isso foi o primeiro passo que me criou em mim a motivação de me associar ao partido, para descobri o que pode ser feito com amparo político, para ter como levar minhas ídeias e ajuda diretamente. Como disse, não quero fazer parte de quem se omite em favor de ter seu carrinho, sua casinha, só pedindo a Deus que nada aconteça de ruim. Tenho consciência de que se eu me limitar a isso, do outro lado da cidade vai ter um cara da mesma idade que eu, querendo as mesmas coisas que eu mas que, por não ter a mesma ‘sorte’ que eu tive (nada demais, busquei minha formação de caráter e educação praticamente sozinho, e não há mérito especial nisso, eu só me neguei a ser mais um na estatística), pode muito bem escolher o caminho ilícito do crime para ter chance de viver alguns anos como ‘rei’.
Não acredito no discurso de igualdade para todos, simplesmente por existirem pessoas de má indole em qualquer classe social. Mas se eu puder fazer alguma coisa para ajudar alguém a alcançar seus objetivos, por meio de seus esforços, é isso o que eu pretendo. É isso o que eu quero. Há muito trabalho pela frente, para todos nós.
Um grande abraço.
O trabalho que vemos aii eh, sem duvida, o melhor que o Rio ja teve em segurança publica.
Infelismente, faltou infra estrutura para impedir que estes marginais desalojados alcançassem outras regioes visinhas ou ate mesmo distantes pelas estradas, como tem ocorrido.
Em relaçao a segurança, somente, o governo tem ido bem apesar das falhas (so erra quem faz)
espero que a prefeitura e o proprio governo respondam com uma ocupaçao habitacional inteligente para evitar essas ratoeiras e trincheiras no futuro; saude e educaçao; e combate aa entrada de armas e drogas no Brasil e a circulaçao ja em territotio nacional.
Gabeira, a policia nao atira quando se esta em fuga, mas eh preciso que haja policiamento para intercepta-los nesta migraçao para que eles nqo encontrem novos redutos.
Perfeito, Gabeira. Outra coisa que me chama a atenção foram autoridades dizendo que essa invasão era uma resposta aos ataques a carros e onibus. Ora, se os criminosos estavam lá, precisávamos de uma justificativa para a invasão? Só agimos em resposta a ações que chamam atenção, o mero fato de que lá existem criminosos entrincheirados não basta para que o local seja tomado?
E será que “limpar” essas comunidades dos criminosos, ainda que dosse possível fazê-lo em todas, a solução? Não continuam sendo regiões onde se vive de forma indigna, insegura, sem considerações por regras de segurança nas construções, em resumo, à margem da lei? Enquanto existirem territórios cuja existência é por definição marginal, não jhá como combater o crime de forma eficiente.
Como foi possível realizar as obras do PAC no Complexo do Alemão, numa área dominada pelo Comando Vermelho?
Não vou correr o risco de responder…mas imagino…
Por que só agora resolveram declarar guerra?
Será por causa da Copa? Das Olimpíadas? Acho provável que a maior pressão seja essa política internacional sim.
Bem… antes tarde do que nunca…
Toda guerra tem interesses políticos e econômicos. Se o interesse real fosse o povo… isso já deveria ter acontecido a muito tempo atrás e jamais autoridade nenhuma de qualquer nível deveria ter deixado chegar a onde chegou. Realmente os interesses são outros… infelizmente! O povo continua sendo apenas a massa de manobra… “vocês que fazem parte dessa massa…”
Estamos assistindo essa guerra, com cenas quase holiwoodianas, vemos a impressa querendo “construir” heróis e fazendo sensacionalismo. Ficamos maravilhados e queremos ver “ação”.
Enquanto, estamos hipnotizados pelas imagens da TV e nos satisfazemos com ” até que enfim resolveram fazer alguma coisa”, em um momento de sobriedade pergunto:
Vão agir também para prender políticos, empresários e outros que direta ou indiretamente colaboram com o tráfico e que estão por trás dos traficantes do morro?
Vão fechar as nossa fronteiras e impedir a entrada de armas e drogas contrabandeadas?
Vão criar programas e políticas públicas para os usuários, dependentes químicos de todas as espécies, que alimentam o narcotráfico consumindo drogas?
É acho que a guerra no RJ é só a ponta do Iceberg… o problema é muito mais complexo… Meu medo é que passando o auge da guerra, tendo-se criado um(s) herói(s) , tendo algumas cabeças para mostrar e fortalecido a imagem política interna e externa… tudo continue como antes… onde o sol é tapado com a peneira. E, dessa vez a peneira será feita com furos de balas de fuzil.
‘Vão agir também para prender políticos, empresários e outros que direta ou indiretamente colaboram com o tráfico e que estão por trás dos traficantes do morro?’
Bandido de colarinho branco quem tem que combater é o povo, que tem poder de voto. Quase ninguém lembra em quem votou, exceto para presidente ou governador. O senhor por acaso acompanha o que os políticos que vc elegeu fizeram com seu cargo? Provavelmente não. Acho o discurso muito bom, e é mesmo, mas é fácil perguntar se a lei vai pegar os políticos enquanto o povo continua votando em qualquer um. Um país que elege Tiririca, Frank Aguiar e qualquer outro sem ao menos um plano de governo, tem direito de cobrar oq?
Voto de protesto?! Tiririca vai passar 4 anos torrando dinheiro da máquina pública (nosso dinheiro) com mais um monte de laranjas que o partido dele levou na cola. Isso é voto de protesto ou demonstração de o quão burra a sociedade brasileira está se tornando? É fácil bradar ‘está errado’. Mais fácil ainda fazer isso sem meter a mão na massa pra fazer alguma coisa. Se você ensina um menino que furar a fila na hora do recreio não faz dele mais esperto e que isso é errado pode parecer bobo, mas começa a formar caráter.
Porém, qual é nossa maior preocupação hoje em dia? O consumo… ter, ter e ter e dane-se o resto. Não que ter as coisas fosse ruim, pelo contrário é um direito, mas com o passar do tempo, valores familiares estão se perdendo pq pais largam filhos na mãos de terceiros e esquecem do básico da educação moral que a criança precisa ter em casa. Aí vai na escola cobrar dos professores… entende o que eu digo? É um número de problemas imenso e cada um puxa o outro. Mas alguém precisa começar a fazer alguma coisa, e a polícia, aparentemente, seja por conta da Copa ou não, começou. Com as UPPs e com a retomada de territórios.
Mas a segunda fase disso tudo não depende só da polícia. Depende do governo e, principalmente, depende da sociedade, do povo. Que é quem sustenta esse país com impostos, que é quem faz o Brasil andar com a produção. Chegar em casa e esperar que as boas ações caiam das boas mãos do governo é uma solidão muito cômoda… e sei que não é a sua, ou pelo menos espero que não. Posso garantir que a minha não é.
Um abraço.
Ola Gabeira,
(antes estavamos interligados somente no/pelo FaceBook, e agora AQUI tambem!).
Ainda ontem, quando vi as imagens da fuga dos Traficantes no Morro do Ale_MAO, eu -silenciosamente- me perguntei e mesma coisa: “Por que eles estao fugindo?” Ou melhor; “porque eles estao fugindo, em PAZ?”.
…
Tem “coisa-estranha” nessas imagens (ja que conhecemos muito bem a “estoria”), nao?
Entao a imprensa estava filmando dos seus respectivos helicopteros…
(mas, nos helicopteros dos “RE_pressores” nao estavam dotados de “atira_DORES” de “(des)Elite” -nao?
…NAO!
…e, “porque”?
é isto, COM>Panheiro… (é “isto”!).
Abracos,
JORGE MORENO
http://www.facebook.com/jorgemorenoart
…………
P.S.: Enquanto “isto” (companheiro) da uma lida na noticia deste link (abaixo), e veras que, nao se TRATA (so)Mente “disto”; e sim “daquilo” tambem!
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/11/27/tensao-com-informacoes-sobre-reacao-de-traficantes-deixa-vielas-da-rocinha-quase-desertas-923126798.asp
Estou acompanhando os notíciários na tv e o comando militar anunciou que eles , os traficantes , se entreguem para evitar novos ataques . Meu Deus , concordo com o comentário a respeito das obras do PAC na Vila Cruzeiro e adjacências.Por favor , o que mudou nesse percursso pos – eleição ? Antes , tudo fluia … , mas agora a história é outra ! ? Será que vão se entregar ? Não havendo rendição o que vai acontecer ?
Gabeira até concordo. Mas ontem passei pelo teleférico, e vi eles preste a inaugurar. Me lembro de um documentario, Zeitgest, onde diz os principais lideres das nações, sempre, para jsutificar uma invasão, uma guerra, e conseguir apoio da população e direitos humanos não se meter, atearam fogo em seu próprio território. Acredito q seja o estado q está por trás dessa onda de ataques, para justificar a invasão das favelas q uma hora iria acontecer, visto q os ataques são sim criminosos, mas não terroristas, há um numero mínimo de vítimas e não houve quase ataques contra policiais. Mas se isso for verdade, considero uma estratégia bem sucedida pelo governo, e tb eles não fizeram td aquilo para deixar nas mãos de bandidos. E até estranho a resposta rápida da justiça e das forças armadas, e tb do fato q a inauguração vai se coincidir com a ocuapação. Bom tomara q tudo dê certo. Acredito no poder da policia
Gabeira, ótima matéria. Concordo com o que você disse.
Se não prender os bandidos, do mesmo modo que eles migararam para o Complexo do Alemão, eles irã se alocar em outras áreas da cidade como Baixada e Zona Oeste e, novas operações deverão ser feitas.
Me orgulho de ter votado em vc!
Sabe qual é o grande problema Gabeira? A oposição, por muitas vezes, se porta de forma inadequada apenas criticando e quando o senhor fez oposição já não foi ouvido, apesar de todas as acusações serem plausíveis e bastante lúcidas, o povo já tem na cabeça essa idéia de que oposição só quer criticar e ponto.
Os bandidos fugiram e só Deus sabe onde estão e quantas operações mais deste porte serão necessárias. O Governo diz que tem planejamento, isso é uma coisa que pra mim não existe.
Inicialmente é estranho que a policia deixou fugir tantas homens da Vila Cruzeiro, mas a geografia do local faz com que taticamente não foi possível cercar o morro. O morro entre Cruzeiro e Alemão é cercado por favelas. Deixar homens lá para fechar o cerco é algo de alto risco pois poderiam se encontrar cercado e sob ataque por todos os lados.