A vitória do brasileiro José Graciano para a FAO, órgão da ONU, sediado em Roma, que cuida do problema dos alimentos, aumenta a responsabilidade do país na busca de solução para este grande problema mundial.
José Graziano foi o mentor do programa Fome Zero, no primeiro governo Lula. O cargo vai exigir mais do que experiência nos temas assistenciais.
Como se viu no documento do Grupo dos 20 há uma tentativa internacional de atacar o problema e com medidas bem variadas.

Até as bananas são problema no comércio internacional.(foto FG)
Uma delas é construção de um sistema de informações mundial sobre alimentos.A outra é o estímulo ao aumento da produtividade.
O Brasil, nesta reunião, em que o ministro da agricultura francês previu a possibilidade de um século de fome, foi um grande protagonista.
Agora, alem de responder às necessidades de aumentar a produção para alimentar 85 milhões de novas bocas por ano, o Brasil estará, através de Graziano, à frente da implementação das políticas da ONU para o setor.
Um nova visão urbana poderá utilizar novos espaços, como o alto dos prédios, para hortas; uma campanha por moderação nos países ricos, talvez possa ajudar a combater a obesidade, cujas causas não são apenas excesso de alimentos.
Dentro de novo espírito, os estudos sobre longevidade, ligando-a ao consumo mais discreto de calorias, também podem impulsionar uma resposta cultural .
Nada disso substitui a produtividade , o esforço científico e ampliação de áreas de plantio, inclusive em regiões já devastadas.É sempre bom lembrar o caráter secundário das propostas culturais
Dentro desse arsenal de medidas coadjuvantes, incluo ainda a educação para aproveitar melhor os alimentos.
Uma vez no Paraná, comemos uma refeição só de partes aparentemente descartáveis dos legumes. E era boa. Talos, algumas cascas, tudo isso, em alguns casos, pode ser reaproveitado.
Não subestimo a primazia da produção. Mas se a informação será um dado vital para o conjunto dos países, por que não estendê-la ao comportamento individual?


Leave a reply