Esta manhã foi dedicada a uma viagem às Ilhas Cagarras. Elas foram objetos de um projeto meu que as transformaram em um monumento ecológico. A partir de agora elas terão proteção e um plano de manejo. As Cagarras podem ser uma grande atração turística durante os Jogos Olímpicos, mas não só elas – a baía de Guanabara pode se transformar em uma grande atração até as Olimpíadas.
O que nós queremos aqui nas Cagarras é permitir que haja visita de escolas, para que os alunos possam aprender mais sobre elas, mas também permitir que os turistas possam atracar, mergulhar, e, assim como acontece em Fernando de Noronha, que eles possam documentar seus mergulhos.
Nós também temos a idéia de afundar navios aqui nas redondezas das ilhas, porque eles se tornarão verdadeiros “viveiros” para muitas espécies de peixes, aumentando assim o valor turístico da região.
Nesta nossa viagem encontramos um barco praticando um tipo de pesca proibida, a pesca das sardinhas, que nesta época do ano estão no chamado período de defeso, e, portanto, não poderiam ser alvo destes pescadores. Isso mostrou como a baía de Guanabara está desguarnecida, já que eles atuavam à luz do dia sem o menor problema.
Com a aprovação do meu projeto, está proibida a extração de qualquer recurso natural num raio de dez metros de Cagarras, Palmas, Comprida e Filhote de Cagarras – assim como das ilhas Redonda e Filhote de Redonda, que não fazem parte do arquipélago.
Também pretendemos atuar na Câmara dos Deputados no sentido de cobrar do governo federal uma divisão de responsabilidades no cuidado de nossa costa, já que o mar é um dos maiores tesouros do Rio de Janeiro.
Fotos: Marcus Veras http://www.flickr.com/photos/gabeira-43/
4 Comments
[…] This post was mentioned on Twitter by Bruno Vasconcelos, Vitor Bricio, Patricia, Babilonia, Fernando Gabeira and others. Fernando Gabeira said: GABEIRA 43: Rumo às Cagarras http://bit.ly/cYwzxE […]
Como Carioca, Ipanemense e rata de praia desde que nasci,. Passando pela adolescencia no Pier, Montenegro.,jogando frescobol até o sol se pôr e não conseguir mais enxergar a bola, etc, fico FELIZ e TRANQUILA pelo fato das Cagarras se tornarem um ponto turístiico feito por GABEIRA..
Digo isso, pois sei que haverá um cuidado enorme com relação ao meio ambiente: o tipo de combustivel que será usado nas embarcações, grande atenção e muita orientação ao pessoal que for visitá-la, em não jogar lixo no mar, etc.
Se este projeto fosse implementado por outra pessoa ou empresa, talvez eu fosse contra, pois não sabia se iriam ter o cuidado que Gabeira terá ou se visariam somente o lucro e, em pouco tempo, estaria tudo esmerilhado e poluído. Mas com Gabeiora a frente disso, todos ganharão: Nós cariocas, turistas brasileiros, estrangeiros, as Cagarras, o Rio de Janeiro e o Brasil.
Não estou escrevendo isso por isso por eleitora e voluntária de GABEIRA 43.
Ao cointrário, sou eleitora e voluntária de Gabeira, pela sua postura integra, honesta e preocupado com o meio amniente. Ao fazer um projeto desse natureza, certamente o dinheiro será usado para crescer o “negócio” e melhorar ainda mais a qualidade de nosso meio ambiente.
abraços,
Gilda
Gabeira,a baía de Guanabara está realmente desguarnecida,você percebeu isso em um esporádico passeio de traineira.Infelizmente por não haver uma fiscalização eficiente,vejo que a única maneira de melhorar tal situação seria iniciar uma espécie de campanha de denúncias de irregularidades que ali ocorrem.Aproveito p/ denunciar um absurdo que ocorreu nos últimos dias que foi o lançamento de grande quantidade de entulho no mar,dentro do forte São João.Caso você se interesse ,tenho fotos comprovando a barbárie promovida por um insensível orgão público.Grande abraço.
De fato, td iniciativa que leve a uma melhoria nos fluxos de turistas para o Rio e fantastica e indispensavel …
Esse projeto das Cagarras e fantastico e espero que se concretize o mais rapido possivel …
O Rio tem de aproveitar esse momento de ser sede dos jogos mundiais militares em 2011, ser sede e palco da final da copa de 2014 e os jogos olimpicos de 2016 …
para se firmar de uma vez por tds como um importante destino turistico mundial e nao mais restrito ao turismo interno ou latinoamericano ..
vale ressaltar que essa linha de turismo interno tb deve e precisa ser incentivado, mas deve se dar uma enfase no que diz respeito ao turismo estrangeiro, pois o msm quando realizado d maneira satisfatoria … leva o nome do Rio a cada vez mais lugares …
O rio e o coraçao do brasil e precisa se portar como tal de uma vez por tds …
O Rio de Gabeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeira 43 !!!!!!!!!!!!!!!
Fábio Dias
universitario carioca